Fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Thiagocavalera

New Member
Joined
Apr 27, 2016
Messages
1
Reaction score
0
Opa, alguém pode me auxiliar , fiz uma pale ale em uma leva de 50l e aparentemente ainda não deu muito sinal de fermentação em torno de 24 horas usei dois sachês de bry-97 , estou achando pouco mas foi o indicado do cervejeiro que comprei , estou com vontade de colocar mais um sachê do mesmo, o que me dizem ? Valeu
 
Opa, alguém pode me auxiliar , fiz uma pale ale em uma leva de 50l e aparentemente ainda não deu muito sinal de fermentação em torno de 24 horas usei dois sachês de bry-97 , estou achando pouco mas foi o indicado do cervejeiro que comprei , estou com vontade de colocar mais um sachê do mesmo, o que me dizem ? Valeu

Thaigocavalera

Dias atras fiz os mesmos questionamentos, portanto vou tentar contribuir com o que os membros do fórum me passaram...

Como você está controlando a fermentação? Airlock? Densimetro? Pergunto, pois, eu estava controlando pelo Airlock, o que não é adequado, pois o balde fermentador pode não estar bem vedado. Era o meu caso! Se você está acompanhando pelo densímetro, a Gravidade está baixando? está ocorrendo atenuação? Foi assim que identifiquei a falha de vedação do meu fermentador, pois a densidade baixou absurdamente em 3 dias e nada de borbulhas no Airlock....

Veja estas questões antes de colocar mais fermento.

Não saberia te orientar sobre mais fermento, mas acredito que você poderia nos passar mais informações... Este fermento é seco, correto? você hidratou ele ou apenas jogou no mosto?

Existem outros tópicos que vão discorrer sobre o problema de vedação dos fermentadores e também sobre hidratação do fermento. Vale a pena dar uma olhadinha.

No mais, um forte abraço... :mug:
 
Olá,
Primeiro o que o Sidney passou está correto. Não sei como é seu balde de fermentação, mas se não tiver atividade do airlook pode ser vedação!..
Por isso é com dar uma olhada com o desimetro ou refratometro.

Outra questão, achei que foi pouco fermento!

Não sei qual foi sua OG, mas isso vai definir a quantidade de fermento, se fosse 1,050 podemos calcular 1g de fermento por litro.

Você pode pegar as explicações e calculos aqui:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424

Mas funciona com menos fermento? sim!...
A temperatura tbém é muito importante neste processo. Qual é a temperatura que está fermentando?

Se vc colocar mais informações podemos ajudar melhor!...
 
Boa noite, estou fermentando uma IPA desde quinta feira passada e teve atividade no airlocker até no domingo, mas na segunda feira a temperatura aqui caiu bastante e chegou a 2 graus e eu não pude subir até hj, hj cheguei em casa e fui ver o FG e estava em 1,029 já corrigido e meu OG foi de 1,057 tbm já corrigido. Se eu elevar a temperatura hoje será que vai voltar a fermentar? pq queria chegar a uma FG de 1,010 pelo menos.

Obrigado
 
Na teoria quando a temperatura baixa muito a tendencia é que a levedura entre em estágio de "hibernação" sendo assim respeitando um limite que por exemplo nao venha a congelar e matar ela possivelmente elevando a temperatura ela volte a funcionar sim.

Unica questão nesse caso é que bem provável que essa variação de temperatura ai esteja digamos stressando a levedura e pode prejudicar tua cerveja.

Ainda com relação a sugestão do cervejeiro ali de 2 pacotes para 50L, realmente recomendo a leitura do topico fixo sobre taxa de inoculação. Olhando de longe é 99% que essa conta ai nao esteja certa e que seja um valor bem abaixo do ideal. é provavel que ela fermente tua cerveja porem como disse antes vai gerar bastante stress e componeste nao desejaveis.
 
Na teoria quando a temperatura baixa muito a tendencia é que a levedura entre em estágio de "hibernação" sendo assim respeitando um limite que por exemplo nao venha a congelar e matar ela possivelmente elevando a temperatura ela volte a funcionar sim.

Unica questão nesse caso é que bem provável que essa variação de temperatura ai esteja digamos stressando a levedura e pode prejudicar tua cerveja.

Ainda com relação a sugestão do cervejeiro ali de 2 pacotes para 50L, realmente recomendo a leitura do topico fixo sobre taxa de inoculação. Olhando de longe é 99% que essa conta ai nao esteja certa e que seja um valor bem abaixo do ideal. é provavel que ela fermente tua cerveja porem como disse antes vai gerar bastante stress e componeste nao desejaveis.


Boa Tarde,

Já fazem duas semanas que estou fermentando minha cerveja e a gravidade ainda esta em 1,025 e esta bastante doce ainda, estou conseguindo manter uma temperatura em torno dos 20 graus, e tem dias que a atividade do airlocker esta quase parada e tem dias como hj que esta bem ativo. Isso é normal?? Devo esperar mais alguns dias para colocar para maturar? Estou lendo um monte na internet mas não acho nada sobre a cerveja estar muito doce...
 
Boa Tarde,

Já fazem duas semanas que estou fermentando minha cerveja e a gravidade ainda esta em 1,025 e esta bastante doce ainda, estou conseguindo manter uma temperatura em torno dos 20 graus, e tem dias que a atividade do airlocker esta quase parada e tem dias como hj que esta bem ativo. Isso é normal?? Devo esperar mais alguns dias para colocar para maturar? Estou lendo um monte na internet mas não acho nada sobre a cerveja estar muito doce...

Qual foi a OG?
Qual foi a temperatura de mostura?

Duas semanas é muita coisa...tente levantar o balde e dar uma mexida leve para suspender as leveduras que decantaram (sem agitar muito para não oxigenar)...se isso não resolver, o ideal é inocular mais fermento.
 
Boa Tarde,

Já fazem duas semanas que estou fermentando minha cerveja e a gravidade ainda esta em 1,025 e esta bastante doce ainda, estou conseguindo manter uma temperatura em torno dos 20 graus, e tem dias que a atividade do airlocker esta quase parada e tem dias como hj que esta bem ativo. Isso é normal?? Devo esperar mais alguns dias para colocar para maturar? Estou lendo um monte na internet mas não acho nada sobre a cerveja estar muito doce...

Como você controla a temperatura?
 
Qual foi a OG?
Qual foi a temperatura de mostura?

Duas semanas é muita coisa...tente levantar o balde e dar uma mexida leve para suspender as leveduras que decantaram (sem agitar muito para não oxigenar)...se isso não resolver, o ideal é inocular mais fermento.

a OG foi de 1057 e agora esta 1025.
Eu comprei O kit IPA de extrato de malte já lupulado da Artebrew
 
Como você controla a temperatura?

Eu não consigo controlar totalmente a temperatura ambiente, tem uma variação entre 18 e 22 graus mais ou menos. Aqui ta fazendo bastante frio e o borraio (fogão a lenha) ta sempre com fogo e a temperatura fica nessa faixa.
Eu tive um problema uma noite que o fogo apagou por completo e eu não estava em casa e a temperatura durante a noite foi provavelmente para uns 8 graus, mas depois disso voltou a fermentar e nunca mais parou, hehe
 
Eu não consigo controlar totalmente a temperatura ambiente, tem uma variação entre 18 e 22 graus mais ou menos. Aqui ta fazendo bastante frio e o borraio (fogão a lenha) ta sempre com fogo e a temperatura fica nessa faixa.
Eu tive um problema uma noite que o fogo apagou por completo e eu não estava em casa e a temperatura durante a noite foi provavelmente para uns 8 graus, mas depois disso voltou a fermentar e nunca mais parou, hehe

O fermento veio junto com o Kit?
Pq pode ser que a viabilidade dele não seja adequada...
Eu colocaria um outro sachê sem dúvidas
 
Back
Top