• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentação sob Pressão - Lager e Ales

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Galera, minha primeira cerva Blonde Ale em um fermentador pressurizado de 300 litros. Enchemos com 250 litros. Segui a receita, 7 dias de fermentação, liberei o CO2 no início, mas mantive a pressão em 1,5. Na fermentação com a diminuição da temperatura a pressão caiu, segui os 10 dias de maturação injetando CO2 em 1,5, no outro dia zerado de novo, deixei uns dias umas 6 horas conectado, e a pressão caia um pouco no outro dia. Envazei umas garrafas e o gás me pareceu ótimo, mas o manômetro agora está no zero pressão novamente. A dúvida é, quando a cerveja está carbonatada o manômetro v deveria ficar na pressão 1 ou 1,5? Ou não, ela pode estar carbonatada com a pressão marcada em zero? Já gastei um cilindro de 6kg
Certamente há um vazamento aí amigo.
Salvo algum problema no seu manômetro, a cerveja não estará carbonatada marcando zero de pressão.

Tenho um Fermzilla, que quando há algum vazamento nos carbonators, acontece exatamente isso que vc relata.
Com uma esponja e sabão, da pra vc ir rastreando o possível vazamento.
Boa sorte ai!

Está parecendo ser vazamento sim.
Mas essa quantidade de 250Litros de cerveja também pode estar absorvendo ainda todo o gás, até chegar os 1,5Bar.
Por isso sua cerveja pode estar um pouco carbonatada, mas NÃO a 1.5 bar.
Só vai carbonatar a 1.5 Bar quando toda a cerveja estiver em contado com o CO2. Por isso as pessoas ficam balançando o postmix pra carbonatar mais rápido.

Faz um teste.
Pega uma garrafa PET de 2 Litros e joga 1.5 Bar de CO2 até a garrafa estufar. Depois, tire o carbonator e balança a garrafa. Vai ver que a garrafa vai ficar sem pressão as primeiras vezes. Quando colocar o Carbonator novamente a garrafa vai inflar novamente.
Isso só acaba quando toda a cerveja carbonatar a 1.5Bar, ou se ficar um tempo conectado ao CO2, porque vai entrando gás por um tempo.

Como você fez 250 Litros, é muita coisa. Deve demorar muito mais e levar muito mais gás.
Dependendo da grana, seria bom tacar prime e esperar uns 12 dias, claro com a Spundind Valve regulada aos 1.5bar que você usa.
Deverá gastar pouco com o prime e nesse tempo a cerveja também vai maturando.
Mas se o problema não for grana, acho que vai precisar de bastante CO2 mesmo.

Mas minha opinião é que está tendo vazamento sim.
Verique as mangueiras e os encaixes do fermentador.

Galera, minha primeira cerva Blonde Ale em um fermentador pressurizado de 300 litros. Enchemos com 250 litros. Segui a receita, 7 dias de fermentação, liberei o CO2 no início, mas mantive a pressão em 1,5. Na fermentação com a diminuição da temperatura a pressão caiu, segui os 10 dias de maturação injetando CO2 em 1,5, no outro dia zerado de novo, deixei uns dias umas 6 horas conectado, e a pressão caia um pouco no outro dia. Envazei umas garrafas e o gás me pareceu ótimo, mas o manômetro agora está no zero pressão novamente. A dúvida é, quando a cerveja está carbonatada o manômetro v deveria ficar na pressão 1 ou 1,5? Ou não, ela pode estar carbonatada com a pressão marcada em zero? Já gastei um cilindro de 6kg

Pelo seu relato, há vazamento aí. Quanto a pressão que ela deveria estar, aí depende da temperatura que está. Por ex: se ela estiver em 2° o ideal é 0.8kg no manômetro pra conseguir uma carbonatação de 2.5vol que vai bem pra blonde.

Back