• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentação sob Pressão - Lager e Ales

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
É a temperatura do mosto. Meus fermentadores tem poço termométrico e ficam em contato direto com o mosto. Infelizmente só consigo medir uma cerveja por vez, mas mantenho a cerveja em fermentação com o poço termométrico ativo no controlador da geladeira e as outras cervejas se ajustam pela temperatura da câmara, normalmente em descanso de diacetil ou final de fermentação.
Valew mesmo pelas informações e resposta... 👍

(...) Fermento em Barril de 50l (...)
(...) faço dry hopping também (uso no sifão um pedaço de copo plastico com um voil por cima para pegar a cerveja acima da lama e também não entrar lupulo do dry hopping no sifão) (...).

Boa tarde, amigo!!
Fiz duas fermentações no post mix, mas acabei tirando o pescador de inox e fazendo uma gambiarra com mangueira de silicone + bóia de filtro de barro.
Até funcionou, mas deu trabalho..

Entendi sua ideia do copo (grande sacada), mas não entendi como funcionou o voal entre o sifão e o copo..
Pode explicar melhor como fez para prendê-lo? se possível, mandar foto..

e como fez o DH no barril?
despressurizou, tirou a válvula e jogou o lúpulo? (se foi esse procedimento, não deu gramíneo depois de uns 5 dias?? (já que vc mencionou que usou o próprio barril para servir)
ou fez DH dinâmico com um filtro externo?

Como não tenho equipamento para DH dinâmico, eu não quis despressurizar o post mix duas vezes, fazendo DH com hop bag..
não quis jogar o lúpulo direto no líquido diretamente no líquido com medo de gramíneo depois de alguns dias..
ainda não encontrei uma solução para DH fermentando no post mix.

Caso quiser me chamar no zap posso trocar figurinhas 62 9 8176-8155.

eu teria interesse de participar de um grupo no zap/telegram (pessoalmente, para grupos, até prefiro telegram) para assuntos sobre fermentação pressurizada.. se alguém tiver participando de algum grupo sobre o assunto, ou tomar a iniciativa de criar, postem aqui no tópico. (se isso não violar as regras do fórum, claro)

eu teria interesse de participar de um grupo no zap/telegram (pessoalmente, para grupos, até prefiro telegram) para assuntos sobre fermentação pressurizada.. se alguém tiver participando de algum grupo sobre o assunto, ou tomar a iniciativa de criar, postem aqui no tópico. (se isso não violar as regras do fórum, claro)
Boa
Fermentação Pressurizada Homebrew
https://t.me/sobpressaohomebrew

Boa tarde, amigo!!
Fiz duas fermentações no post mix, mas acabei tirando o pescador de inox e fazendo uma gambiarra com mangueira de silicone + bóia de filtro de barro.
Até funcionou, mas deu trabalho..

Entendi sua ideia do copo (grande sacada), mas não entendi como funcionou o voal entre o sifão e o copo..
Pode explicar melhor como fez para prendê-lo? se possível, mandar foto..

e como fez o DH no barril?
despressurizou, tirou a válvula e jogou o lúpulo? (se foi esse procedimento, não deu gramíneo depois de uns 5 dias?? (já que vc mencionou que usou o próprio barril para servir)
ou fez DH dinâmico com um filtro externo?

Como não tenho equipamento para DH dinâmico, eu não quis despressurizar o post mix duas vezes, fazendo DH com hop bag..
não quis jogar o lúpulo direto no líquido diretamente no líquido com medo de gramíneo depois de alguns dias..
ainda não encontrei uma solução para DH fermentando no post mix.
Qndo faço DH eu jogo lupulo no bag ou hop spider. Despressurizo e jogo. Depois de alguns dias, despressurizo, tiro o bag e pressurizo de novo.

Pessoal, boa tarde. Há um tempo venho fazendo fermentação sob pressão e sempre encontrei muita dificuldade em encontrar informações de qualidade ou livros sobre o assunto. Estou em alguns grupos de facebook de fermentação sob pressão mas são poucos membros, mesmo internacional e o compartilhamento de informações é pequeno. Encontrei algumas coisas no Youtube também, porém são informações superficiais ou de um ponto de vista específico.
Em sua grande parte a informação é de que a fermentação sob pressão suprimi ésteres, permite fermentação em temperaturas mais elevadas sem detrimento da qualidade da cerveja e consequentemente maior velocidade de fermentação. E no final da fermentação você tem uma cerveja já carbonatada.
Porém nenhum deles menciona os tipos de levedura utilizadas e os perfis sensoriais obtidos.
Decidi então abrir esse tópico para tentar buscar mais trocas de informações.
Por experiência própria, acabo por discordar de algumas coisas ...
Existem algumas maneiras diferentes de fazer essa fermentação e experimentei algumas delas, porém sem muita repetição oque pode comprometer a qualidade das informações.
Todos os meus experimentos utilizei a quantidade de levedura indicada para uma fermentação normal, assim como as temperaturas de fermentação indicada para cada levedura.
1 - Ao inocular a levedura, pressurizar o fermentador e deixar nessa pressão até o fim da fermentação
1.1 - Pressão de fermentação entre 5 psi e 12 psi
1.2 - Pressão de fermentação em 20 psi

2 - Ao inocular a levedura, deixa a spunding valve regulada para a pressão desejada e deixar que a própria fermentação faça a pressão subir naturalmente, sendo controlada pela spunding valve.
2.1 - Pressão de fermentação entre 5 psi e 12 psi
2.2 - Pressão de fermentação em 20 psi

3 - Ao inocular a levedura, deixar a fermentação ocorrer sem nenhuma pressurização e monitorar a fermentação diariamente. Ao atingir uns 70% da fermentação (ou faltar uns 2 BRIX/platos fechar a saida com uma spunding valve
3.1 - Deixar a pressão subir até 10 psi e manter assim
3.2 - Deixar a pressão subir até 20 psi e manter assim

4 - Ao inocular a levedura, pressurizar o fermentador em uma pressão baixa (normalmente 5 psi) e monitorar o andamento da fermentação, faltando 2 brix para a conclusão, subir a pressão para 20 a 25 psi e deixar finalizar nessa pressão.

Após a cerveja estar pronta, em qualquer cenário acima, baixo a temperatura de fermentação para fazer o cold crash. Apos 3 a 5 dias em temperaturas proximo de zero, a levedura ja está bem decantada e transfiro minha cerveja já limpida, sob pressão para um Postmix expurgado aonde a cerveja ira maturar mais alguns dias

Leveduras que utilizei até o momento:
Fermentação Lager
-Experimentei com Safale S-189, W-34/70 e Teckbrew German Lager
- Resultados encontrados:
a) Ao realizar fermentação nos modelos 1.2 ou 2.2, identifiquei um alto teor de sulfúrico na cerveja, sendo necessário um longo período de maturação, com expurgas de co2 e recarbonatando com cilindro para que a cerveja ficasse neutra novamente. Geralmente mais de 1 mes para arredondar.
b) Ao realizar a fermentação nos modelos 1.1 , 2.1, 3.1 , 3.2 ou 4 a cerveja ficou muito boa, apresentando um perfil neutro com alguns levíssimos florais. O problema dos cenários onde a pressão final fica em 10 psi é que uma carbonatação forçada ainda se faz necessária.

Fermentação Ale
- Experimentei com Nottingham (Lallemand), US-05, S-04
- Resultados encontrados:
a) Nas Ales, com essas leveduras acima, nao encontrei nenhuma diferença entre todas as variações de cenários acima. Todas terminaram a fermentação com o perfil desejado, sem defeitos, independente da pressão aplicada durante sua fermentação. No entanto, eu particularmente gosto de cervejas com a carbonatação média/alta, então mesmo terminando com a pressão em 20 PSI, ainda é necessário recarbonatar a cerveja um pouco mais pra chegar na minha carbonatação desejada. Por isso, no cenário 4, com 25PSI de pressão final tem se mostrado minha opção preferida para Ales.

E vocês ? Oque podem contribuir nessa rica discussão sobre fermentação sob pressão ? Quais suas experiências ?

Fermentei uma Munich Helles a 16°C com a levedura Diamond da Lallemand, iniciando a 0bar e subindo sozinha conforme a fermentação ia rolando. Achei que tinha regulado a válvula de escape pra 1bar, mas quando cheguei do serviço, no primeiro dia de fermentação já estava em 1,6bar. Ajustei pra 1 bar e continuei a 16°C. OG: 1,048; FG: 1,012; 42LITROS.
Quando fiz novamente a medição e estabilizou a densidade (15/12/2020), comecei a provar e achei que, por ter demorado a inocular a levedura, tinha contaminado, porque a torneira de saída estava azeda/acética, mas era só na torneira. Sentia um aroma um pouco sulfuroso que foi saíndo com o tempo. Mantive no fermentador até agora com temperatura de 3,5 a 4,5°C, mas não clarificou, mas está bem melhor que que no começo. Pensei em baixar pra 0°c e mandar pro envase, mas acho que vou deixar no fermentador e ir provando pra ver como se dá a evolução da cerveja naquelas condições (mas o motivo maior é preguiça mesmo).

Fermentei uma Munich Helles a 16°C com a levedura Diamond da Lallemand, iniciando a 0bar e subindo sozinha conforme a fermentação ia rolando. Achei que tinha regulado a válvula de escape pra 1bar, mas quando cheguei do serviço, no primeiro dia de fermentação já estava em 1,6bar. Ajustei pra 1 bar e continuei a 16°C. OG: 1,048; FG: 1,012; 42LITROS.
Quando fiz novamente a medição e estabilizou a densidade (15/12/2020), comecei a provar e achei que, por ter demorado a inocular a levedura, tinha contaminado, porque a torneira de saída estava azeda/acética, mas era só na torneira. Sentia um aroma um pouco sulfuroso que foi saíndo com o tempo. Mantive no fermentador até agora com temperatura de 3,5 a 4,5°C, mas não clarificou, mas está bem melhor que que no começo. Pensei em baixar pra 0°c e mandar pro envase, mas acho que vou deixar no fermentador e ir provando pra ver como se dá a evolução da cerveja naquelas condições (mas o motivo maior é preguiça mesmo).
Em 4 ou 5 dias já tinha fermentado tudo...mas acho que a clarificação não muda muito o tempo... O bom é que já carbonata de boa.... só coloco mais CO2 a medida que vou tomando e vai baixando a pressão.

Oi, mal a demora!

Sim, uso 2 izzibeer e 1 fermentasaurus (tem uma tread sobre isso). Já fiz em barril de 50lts, funciona perfeitamente bem, só é um trambolhão. Tenha em mente que no momento em que você for extrair, vai puxar muita lamado fundo. Vale a pena ter uma válvula com o pescador reduzido em uns 3 a 5cm ou usar alguma maneira de filtrar a cerveja finalizada. (O Jamal tem um vídeo ótimo sobre a filtragem de uma fruitbeer).

amigo voce extrai a cerveja do izzibeer pelo extrator colocado no furo central?

comprei um recentemente mas o meu esta com vazamento na conexao do ball lock, nao consegui resolver de jeito nenhum, comprei outra conexao pra testar

amigo voce extrai a cerveja do izzibeer pelo extrator colocado no furo central?

comprei um recentemente mas o meu esta com vazamento na conexao do ball lock, nao consegui resolver de jeito nenhum, comprei outra conexao pra testar
O, sim, uso o furo central. Ele vem com a vedação e um tubo pescador "móvel". Como ele é naturalmente aberto, coloquei uma valvula esfera DM Fit de 1/4, que encaixa perfeitamente no tubo pescador. Na hora de mandar para o barril vcê tem duas opções de set up:
1) DM Fit + ball/pin lock: você usa um tubo DM fit conetado no ball/pin lock em uma ponta e conectado na valvula esfera do fermentador. Só abrir e fazer transferencia por diferença de pressão entre o fermentador e o barril;
2) Qualquer tipo de extratora +mangueira de silicone de 1/4 + conector espigão barbatana/dmfit 1/4: mesmo processo que acima, só que você só teria de comprar o espigão + valvula.

Os meus ainda são da primeira versão, que não possui o ball lock de liquido. O vazamento é entre o conector e a tampa ou no conector em sí? Em ambos os caso, da pra arrumar com um pouco de aperto e usando orings novos.

O, sim, uso o furo central. Ele vem com a vedação e um tubo pescador "móvel". Como ele é naturalmente aberto, coloquei uma valvula esfera DM Fit de 1/4, que encaixa perfeitamente no tubo pescador. Na hora de mandar para o barril vcê tem duas opções de set up:
1) DM Fit + ball/pin lock: você usa um tubo DM fit conetado no ball/pin lock em uma ponta e conectado na valvula esfera do fermentador. Só abrir e fazer transferencia por diferença de pressão entre o fermentador e o barril;
2) Qualquer tipo de extratora +mangueira de silicone de 1/4 + conector espigão barbatana/dmfit 1/4: mesmo processo que acima, só que você só teria de comprar o espigão + valvula.

Os meus ainda são da primeira versão, que não possui o ball lock de liquido. O vazamento é entre o conector e a tampa ou no conector em sí? Em ambos os caso, da pra arrumar com um pouco de aperto e usando orings novos.

Nem cheguei usar o meu ainda, o vazamento não é entre a tampa e a conexão, acredito que seja no tubo pescador, por ser de alumínio, quando aperto o terminal ball lock, a mola do puppet amassa a borda do tubo pescador.
O meu não veio com o tubo de extração, como tenho outro terminal ball lock de liquido parado, estava pensando em retirar a válvula de segurança, e instalar o ball lock de liquido no lugar dela com uma mangueira ligada em um flutuador, assim ficaria bem parecida com o fermzilla. Daria para instalar o terminal ball lock no furo da outra conexão, mas ai eu perderia o termostato que vai dentro do liquido.

Nem cheguei usar o meu ainda, o vazamento não é entre a tampa e a conexão, acredito que seja no tubo pescador, por ser de alumínio, quando aperto o terminal ball lock, a mola do puppet amassa a borda do tubo pescador.
O meu não veio com o tubo de extração, como tenho outro terminal ball lock de liquido parado, estava pensando em retirar a válvula de segurança, e instalar o ball lock de liquido no lugar dela com uma mangueira ligada em um flutuador, assim ficaria bem parecida com o fermzilla. Daria para instalar o terminal ball lock no furo da outra conexão, mas ai eu perderia o termostato que vai dentro do liquido.
Eu ja havia pensado em fazer isso, tirando a valvula de segurança. Pra isso você vai precisar de uma broca mais larga pra aumentar esse buraco, inutilizando ele para a valvula de segurança dai pra frente.
Só não fiz porque vira e mexe minhas spunding valves travam, ai o que salva é a valvula de segurança.

Eu ja havia pensado em fazer isso, tirando a valvula de segurança. Pra isso você vai precisar de uma broca mais larga pra aumentar esse buraco, inutilizando ele para a valvula de segurança dai pra frente.
Só não fiz porque vira e mexe minhas spunding valves travam, ai o que salva é a valvula de segurança.

esse é meu medo, vou fazer mais uns testes mantendo a valvula de segurança, e utilizando um termostato externo

@johnsonbio @jgpc

vcs já utilizam a Spunding Valve da Kegland v1? Estou tentando usar, mas após a fermentação, sempre noto perda de pressão ao longo dos dias. Fiz um teste pressurizando a válvula isoladamente com 2bar, no dia seguinte estava praticamente com 1bar... como nunca usei e desde a primeira vez teve esse comportamento, estou tentando entender se é um comportamento esperado, se estou fazendo algo de errado ou se pode ser um micro furo, algo do tipo.

fiz a montagem da válvula seguindo o sentido da seta para a saída do gás
fecho a válvula e depois abro até atingir a pressão desejada
uso ball lock para a conexão junto com os engates dmfits
testei todas as peças mergulhando em água, nenhuma mostrou qualquer sinal de borbulhamento

@johnsonbio @jgpc

vcs já utilizam a Spunding Valve da Kegland v1? Estou tentando usar, mas após a fermentação, sempre noto perda de pressão ao longo dos dias. Fiz um teste pressurizando a válvula isoladamente com 2bar, no dia seguinte estava praticamente com 1bar... como nunca usei e desde a primeira vez teve esse comportamento, estou tentando entender se é um comportamento esperado, se estou fazendo algo de errado ou se pode ser um micro furo, algo do tipo.

fiz a montagem da válvula seguindo o sentido da seta para a saída do gás
fecho a válvula e depois abro até atingir a pressão desejada
uso ball lock para a conexão junto com os engates dmfits
testei todas as peças mergulhando em água, nenhuma mostrou qualquer sinal de borbulhamento

Brunoh, vc fez o teste com o líquido dentro?
Caso sim, sempre vai ter absorção do gás no líquido.
Outra coisa, temperatura tb é um fator de oscilação de pressão.
Faço os meus testes no meu Fermzilla com sanitizante dentro, pressurizo e deixo um tempo, coloco de ponta cabeça tb e vejo se não tem vazamento.
Normalmente pego vazamento nos conectores carbonators, aí só aperto mais um pouco e não mexo mais, na tampa ou no pote coletor ainda não tive problema

Brunoh, vc fez o teste com o líquido dentro?
Caso sim, sempre vai ter absorção do gás no líquido.
Outra coisa, temperatura tb é um fator de oscilação de pressão.
Faço os meus testes no meu Fermzilla com sanitizante dentro, pressurizo e deixo um tempo, coloco de ponta cabeça tb e vejo se não tem vazamento.
Normalmente pego vazamento nos conectores carbonators, aí só aperto mais um pouco e não mexo mais, na tampa ou no pote coletor ainda não tive problema

Fiz testes sem líquido, quando desconecto do postmix a spunding valve fica pressurizada, mas aos poucos vai perdendo pressão, até zerar em alguns dias. Coloquei a spunding valve pressurizada dentro da água para tentar ver vazamento, nada, não tem borbulhamento... testando no cilindro de CO2, pressurizo, fecho o registro do regulador para isolar a spunding valve e no outro dia a pressão do manômetro da spunding valve está menor que o do regulador de pressão do cilindro de CO2...

Anexei uma foto do setup para ficar mais fácil o entendimento, pressurizo, regulando pressão que ficará em ambos os manômetros, com regulagem da spunding valve próxima desta, porém ligeiramente maior, fecho o registro amarelo do regulador de pressão do cilindro e acompanho a evolução ... que não se manem...

Já testou deixar a válvula pressurizada ao retirar do postmix? A pressão se manteve? (Lógico, considerando que não tenha vazamento no conector ball lock)

Attachments

• IMG_0526.jpg
    IMG_0526.jpg
    54.5 KB
Last edited:
Olá a todos,

Irei em breve fermentar sob pressão pela primeira vez.
A fermentação será no keg.
No entanto, há uma dúvida que tenho que não encontrei informação nenhuma.
Talvez me possam ajudar:

É necessário deixar um "headspace" idêntico ao da fermentação tradicional?

Grato pelas respostas! 👍

Olá a todos,

Irei em breve fermentar sob pressão pela primeira vez.
A fermentação será no keg.
No entanto, há uma dúvida que tenho que não encontrei informação nenhuma.
Talvez me possam ajudar:

É necessário deixar um "headspace" idêntico ao da fermentação tradicional?

Grato pelas respostas! 👍
Na teoria, a pressao diminui o krausen. Na pratica ja tive problemas e amigos qvtambem tiveram problemas. O krausen subiu, entupiu a spunding valve e por pouco nao causou o estouro da valvula de segurança. De amigos chegou a estourar a valvula.
Eu sugiro manter o headspace. Nao seja guloso eheh

Fiz testes sem líquido, quando desconecto do postmix a spunding valve fica pressurizada, mas aos poucos vai perdendo pressão, até zerar em alguns dias. Coloquei a spunding valve pressurizada dentro da água para tentar ver vazamento, nada, não tem borbulhamento... testando no cilindro de CO2, pressurizo, fecho o registro do regulador para isolar a spunding valve e no outro dia a pressão do manômetro da spunding valve está menor que o do regulador de pressão do cilindro de CO2...

Anexei uma foto do setup para ficar mais fácil o entendimento, pressurizo, regulando pressão que ficará em ambos os manômetros, com regulagem da spunding valve próxima desta, porém ligeiramente maior, fecho o registro amarelo do regulador de pressão do cilindro e acompanho a evolução ... que não se manem...

Já testou deixar a válvula pressurizada ao retirar do postmix? A pressão se manteve? (Lógico, considerando que não tenha vazamento no conector ball lock)
A minha tb vaza e não consegui resolver. Oq faço, como o vazamento é lento é monitorar. Acabou a fermentação, tiro a valve. Começou a cair, vejo se a fermentação ja acabou e tiro a valve.

A minha tb vaza e não consegui resolver. Oq faço, como o vazamento é lento é monitorar. Acabou a fermentação, tiro a valve. Começou a cair, vejo se a fermentação ja acabou e tiro a valve.

É o que tenho feito também ... obrigado por compartilhar! cheers!

Bom dia pessoal, alguns de voces fizeram os testes em cervejas belgas como Dubbel, Tripel, Quadruppel em fermentação sob pressão? Devido a necessidade da produção de esteres para ceverjas belgas voces acham que a pressão pode atrapalhar? Pelo que eu sei meio por cima na Belgica tem alguns fementadores que são "deitados" para não gerar pressão, mas n me aprofundei sobre...

Bom dia pessoal, alguns de voces fizeram os testes em cervejas belgas como Dubbel, Tripel, Quadruppel em fermentação sob pressão? Devido a necessidade da produção de esteres para ceverjas belgas voces acham que a pressão pode atrapalhar? Pelo que eu sei meio por cima na Belgica tem alguns fementadores que são "deitados" para não gerar pressão, mas n me aprofundei sobre...
Atrapalha sim, justamente em razão da inibição da multiplicação celular e consequente redução da produção de ésteres. Uma saída é iniciar a fermentação com a válvula aberta (ou usar airlock/blowoff) e só fechar no finalzinho, quando os compostos aromáticos já estiverem formados.

Sera que da certo forçar uma temperatura alta tipo uns 25 a 30 graus pra forçar a produção de esteres e compensar a perda sob pressão? Problema de colocar priming é o contato com o oxigênio só, que é uma das vantagens de um fermentador pressurizado.

Fermento sob pressão e não volto mais para a bombona. Fermento em Barril de 50l, na maioria das vezes fermento com airlock e coloco no 3o dia faço spunding de 15 a 20psi. Já sirvo do barril mesmo, faço dry hopping também (uso no sifão um pedaço de copo plastico com um voil por cima para pegar a cerveja acima da lama e também não entrar lupulo do dry hopping no sifão). A vantagem que vejo, é que não oxida mais a cerveja na trasfega e consigo beber ALEs com 7 a 10 dias (apesar de que la pelo 15do costumam estarem melhor) e da menos trabalho de fermentar, trasfegar, carbonatar, etc.... Para limbar o Barril uso soda caustica e esquento o barril no fogão, se estou sem muito saco, so lavo o barril com agua e faço no chill. Jogo o mosto quente pro barril a 90oC e deixo de um dia pro outro resfriando fora da geladeira (fecho com o sifão para fechar fermeticamente e não contaminar) . Realmente há pouco informaçõe sobre o assunto. Existe alguns podcast e experimentos:
https://beersmith.com/blog/2018/01/...s-white-john-blichmann-beersmith-podcast-163/
http://brulosophy.com/2018/08/30/im...ion-on-a-lager-beer-the-bru-club-xbmt-series/
http://brulosophy.com/2016/06/13/un...ed-fermentation-on-lager-exbeeriment-results/
http://brulosophy.com/2015/04/27/un...gher-psi-fermentations-exbeeriment-results-2/
http://brulosophy.com/2018/02/26/ca...-carbonation-vs-spunding-exbeeriment-results/
mas como fica o tempo de consumo ja q a lama e possivelmente o DH ficam até o fim no fermentador??

Sera que da certo forçar uma temperatura alta tipo uns 25 a 30 graus pra forçar a produção de esteres e compensar a perda sob pressão? Problema de colocar priming é o contato com o oxigênio só, que é uma das vantagens de um fermentador pressurizado.
Já estou na quinta leva de 50l no fermizilla, fiz todas com pressão do começo ao fim a 25º e 1,8bar, com o S-04 fermentou em 3 dias. Já fiz Cream Ale, IPA e Amber Ale, todas perfeitas como se tivesse a 17º.

Já estou na quinta leva de 50l no fermizilla, fiz todas com pressão do começo ao fim a 25º e 1,8bar, com o S-04 fermentou em 3 dias. Já fiz Cream Ale, IPA e Amber Ale, todas perfeitas como se tivesse a 17º.
Fiz 20L de ipa a 28° e 0.7bar porém foi com Kveik.
Ficou boa! Atenuou quase tudo em 2 dias.

Atrapalha sim, justamente em razão da inibição da multiplicação celular e consequente redução da produção de ésteres. Uma saída é iniciar a fermentação com a válvula aberta (ou usar airlock/blowoff) e só fechar no finalzinho, quando os compostos aromáticos já estiverem formados.
O certo é iniciar com a spunding valve aberta porque a maioria dos compostos indesejados são produzidos no início da fermentação, "fecha" ao final da primária ou para a secundária.

O certo é iniciar com a spunding valve aberta porque a maioria dos compostos indesejados são produzidos no início da fermentação, "fecha" ao final da primária ou para a secundária.
Na minha opinião, não existe "o certo".
Já fiz algumas fechadas desde o início (na verdade faço todas fechado desde o inicio. Algumas pressurizo logo que inoculo e outras deixo subir naturalmente a pressao) as lagers quando pressurizo desde o inicio ficaram até melhores do que quando nao pressurizo.
Eu nao entendo muito essa teoria de que no inicio os compostos indesejaveis sao gerados e vai pra breja...Sim eles sao gerados, mas mesmo sob pressao eles irao sair. A fermentação gera muuuuuuito co2 e nada do que foi gerado no inicio ira ficar no fermentador pois sera liberado. Lembrando que o fechado nao é simplesmente fechado, é limitado em determinada pressao, ou seja, sempre tem gas saindo.

Galera, minha primeira cerva Blonde Ale em um fermentador pressurizado de 300 litros. Enchemos com 250 litros. Segui a receita, 7 dias de fermentação, liberei o CO2 no início, mas mantive a pressão em 1,5. Na fermentação com a diminuição da temperatura a pressão caiu, segui os 10 dias de maturação injetando CO2 em 1,5, no outro dia zerado de novo, deixei uns dias umas 6 horas conectado, e a pressão caia um pouco no outro dia. Envazei umas garrafas e o gás me pareceu ótimo, mas o manômetro agora está no zero pressão novamente. A dúvida é, quando a cerveja está carbonatada o manômetro v deveria ficar na pressão 1 ou 1,5? Ou não, ela pode estar carbonatada com a pressão marcada em zero? Já gastei um cilindro de 6kg

Galera, minha primeira cerva Blonde Ale em um fermentador pressurizado de 300 litros. Enchemos com 250 litros. Segui a receita, 7 dias de fermentação, liberei o CO2 no início, mas mantive a pressão em 1,5. Na fermentação com a diminuição da temperatura a pressão caiu, segui os 10 dias de maturação injetando CO2 em 1,5, no outro dia zerado de novo, deixei uns dias umas 6 horas conectado, e a pressão caia um pouco no outro dia. Envazei umas garrafas e o gás me pareceu ótimo, mas o manômetro agora está no zero pressão novamente. A dúvida é, quando a cerveja está carbonatada o manômetro v deveria ficar na pressão 1 ou 1,5? Ou não, ela pode estar carbonatada com a pressão marcada em zero? Já gastei um cilindro de 6kg
O CO2 dissolve na cerveja e a pressão cai mesmo, tem que tomar cuidado pra não carbonatar demais. Segue a tabela de carbonatação forçada.

Back