• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentação nos dias Frios

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu uso uma lâmpada incandescente de 15W (aquelas próprias de geladeira), no frigobar. Fiz a instalação usando o bocal próprio e instalei de forma que o bojo não encoste em nada, conforme àquelas que já vem com lampada.
Funciona perfeitamente, esse problema de derretimento por excesso de calor ou incêndio é devido a instalação incorreta, certo?
Afinal, tem muita geladeira por ai com lâmpada incandescente, e por mais que fique ligado por pouco tempo (só quando abre), sempre vai ter quer alguém pra esquecer a porta aberta. O INMETRO não pensou nisso? Acho difícil.

Eu uso uma lâmpada incandescente de 15W (aquelas próprias de geladeira), no frigobar. Fiz a instalação usando o bocal próprio e instalei de forma que o bojo não encoste em nada, conforme àquelas que já vem com lampada.
Funciona perfeitamente, esse problema de derretimento por excesso de calor ou incêndio é devido a instalação incorreta, certo?
Afinal, tem muita geladeira por ai com lâmpada incandescente, e por mais que fique ligado por pouco tempo (só quando abre), sempre vai ter quer alguém pra esquecer a porta aberta. O INMETRO não pensou nisso? Acho difícil.

O problema da lâmpada incandescente é o calor gerado por ela que é muito mais alto se comparar com uma lâmpada econômica. No seu caso, creio que vc tomou todo o cuidado para proteger a lâmpada e com isso deu uma "isolada" na irradiação de calor!
Quanto ao INMETRO, certamente ele não pensou nisso! Testes do INMETRO são de consumo (o que estará com a geladeira em funcionamento e com a porta fechada) e teste de segurança elétrica (se não haverá riscos de choque ou algo do tipo).

Opa,
Sobre a lâmpada, eu uso uma halógena, que produz calor e pode ser usada com um dimmer e daí dá pra regular a quantidade de calor de acordo com a época do ano. Ainda não uso o dimmer porque uso ela no termostato apenas pra elevar a temperatura depois da atenuação.

Outra pergunta que vou aproveitar: depois que engarrafo, não controlo mais a temperatura, deixo as garrafas em local isolado, longe da claridade e sem controle nenhum de temperatura, sem mexer nelas por uns 15 dias. Este final de semana abri uma Pale Ale que fiz e engarrafei há 15 dias e notei que ainda tem um "Q" de açúcar e falta um pouco de fermentação. Aqui, no Sul de Minas, nesses últimos 15 dias, fez bastante frio, e tivemos temperaturas abaixo de 20 graus em alguns dias. Será que isto pode ter influenciado para a demora na carbonatação adequada na garrafa?

Valeu
Vitor R.

Eu acho que pode ser pelo fio mesmo...fiz uma Wee Heavy e ficou umas 3 semanas para ficar legal. No verão em 7 dias estão ótimas normalmente.

Back