• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentação no Postmix

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GS2012

Well-Known Member
Reaction score
11
Bom dia pessoal,

Como eu tenho pouco espaço e só tenho uma bombona (fermentador), um balde para priming e uma geladeira (que agora está ocupada com o fermentador) e estou planejando outra leva, pensei em fazer a fermentação primária e secundária de uma Saison num Postmix.

Explico melhor: jogar mosto + fermento no postmix sanitizado sem os dip tubes (porém com as conexões de gás e liquido), tampar, engatar no conector de gás uma mangueira com blow off e colocar o postmix num cooler estilo "latão" com água e gelo artificial que seria trocado 2 ou 3x nos 3 primeiros dias (depois deixaria subir até temperatura ambiente, +- 27 graus). Também colocaria um termômetro com o sensor nessa água do cooler (que poderia ser uma solução de iodofor...).

Depois de terminada a secundária, tentaria baixar o máximo possível a temperatura com mais gelo no cooler. Por último, abrir o postmix (verificando antes se há alguma pressão) e trasfegar com auto sifão do postmix para o balde de priming e depois embarrilar ou engarrafar normalmente.

Minha dúvida: há problema em usar o postmix para a fermentação como narrei acima (com uso do alívio de pressão, obviamente)? Alguém já fez?

Att.
Guilherme

Até onde sei a Picobrew é assim a diferença é que fizeram uma tampa que encaixa o airlock.

Tenho dois post mix, onde já fermentei uma sweet stout e estou fermentando agora uma dunkelweizen. Quando fermentei a sweet, tinha dois problemas: 1) Só tinha como medir a temperatura em 1 post mix apenas, pois não tinha dois termostatos (e nem sei se daria, pois como iria acionar o motor da geladeira?) e 2) Só tinha mangueiras para a trasfega do post para a panela onde iria fazer o priming, sendo que acabou ficando uma quantidade de cerveja maior do que eu pensei no post mix. Fora isso, não tinha como medir a densidade no para saber se já havia parado de fermentar (meu medo de contaminação, nesse caso específico, era grande), sendo que, como medida de segurança (se é que isso é possível) adotei 12 dias de fermentação primária.

Esse segundo problema eu vou resolver, em partes, já que o meu auto sifão só chegou agora depois de possivelmente fermentada a cerveja (vou tirar uma amostra de cada pra ver se deu diferença). Já o primeiro continua.

Com relação ao alívio de pressão, só conectei a saída de gás numa mangueira que terminava numa garrafa com água, para evitar a entrada de oxigênio e só sair o CO2.

Como estou precisando de meu fermentador, que está acabando de fermentar uma Bitter, estava pensando em trasfegar após a primária para o post mix para que ocorra a reabsorção dos off-flavors e a maturação. Pretendo já servir neste post mix, acredito que não fique muito fermento no fundo já que a maioria ficará no fermentador.
Alguém tem alguma contra indicação quanto a isso? Devo pressurizar ligeiramente para manter a tampa no lugar?

Abs

Victor

Como estou precisando de meu fermentador, que está acabando de fermentar uma Bitter, estava pensando em trasfegar após a primária para o post mix para que ocorra a reabsorção dos off-flavors e a maturação. Pretendo já servir neste post mix, acredito que não fique muito fermento no fundo já que a maioria ficará no fermentador.
Alguém tem alguma contra indicação quanto a isso? Devo pressurizar ligeiramente para manter a tampa no lugar?

Abs

Victor

Vai ficar sim com bastante fermento no fundo. O que realmente faz o fermento decantar é a etapa de clarificação, feita a baixas temperaturas. Na secundária, tu tem bastante fermento em suspensão ainda.
Pela minha experiência, o único fermento que decantou legal antes de esfriar foi o bio4 london ESB, talvez com ele eu arriscaria...

Vai ficar sim com bastante fermento no fundo. O que realmente faz o fermento decantar é a etapa de clarificação, feita a baixas temperaturas. Na secundária, tu tem bastante fermento em suspensão ainda.
Pela minha experiência, o único fermento que decantou legal antes de esfriar foi o bio4 london ESB, talvez com ele eu arriscaria...

Valeu Tiefensee, verei se consigo esperar pelo menos o cold crash então, mais uns 3 dias acho que já dá para acabar o descanso de diacetil. Se bem que está quase sem off, talvez role até antes.

Abs

Victor

Back