• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentação muito demorada

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lucasdamota2

Member
Reaction score
0
Boa tarde galera! Tô iniciando meu caminho como cervejeiro caseiro e resolvi abrir meu primeiro tópico aqui no forum para tirar uma dúvida sobre fermentação. Realizei no dia 06/01 a minha segunda brassagem. Tudo deu relativamente certo, tirando termos utilizado o sanitizante errado - tintura de iodo, ao invés de iodofor. Também terminamos a brassagem com uma densidade acima do esperado, 1080. Mas tirando esses contratempos o processo saiu mais organizado do que o de nossa primeira brassagem.

No dia seguinte (07/01), adicionei a levedura US-05. Como a densidade estava muito alta decidimos por colocar um pouco mais de um pacote de fermento para garantir que a fermentação rolasse de forma segura. Esperava que a fermentação inicial durasse uma semana, mas acontece que ela vem se prolongando. Hoje (17/01), antes de medir a densidade para ver se estabilizou, resolvi dar uma olhada no líquido que está no fermentador.Há ainda muita espuma cobrindo o líquido. Gostaria de saber da opinião de vocês sobre essa fermentação tão prolongada. Foi excesso de levedura? Será que devo me preocupar com contaminação? É possível a densidade ter estabilizado mesmo com a espuma no estado que tá?

Boa tarde galera! Tô iniciando meu caminho como cervejeiro caseiro e resolvi abrir meu primeiro tópico aqui no forum para tirar uma dúvida sobre fermentação. Realizei no dia 06/01 a minha segunda brassagem. Tudo deu relativamente certo, tirando termos utilizado o sanitizante errado - tintura de iodo, ao invés de iodofor. Também terminamos a brassagem com uma densidade acima do esperado, 1080. Mas tirando esses contratempos o processo saiu mais organizado do que o de nossa primeira brassagem.

No dia seguinte (07/01), adicionei a levedura US-05. Como a densidade estava muito alta decidimos por colocar um pouco mais de um pacote de fermento para garantir que a fermentação rolasse de forma segura. Esperava que a fermentação inicial durasse uma semana, mas acontece que ela vem se prolongando. Hoje (17/01), antes de medir a densidade para ver se estabilizou, resolvi dar uma olhada no líquido que está no fermentador.Há ainda muita espuma cobrindo o líquido. Gostaria de saber da opinião de vocês sobre essa fermentação tão prolongada. Foi excesso de levedura? Será que devo me preocupar com contaminação? É possível a densidade ter estabilizado mesmo com a espuma no estado que tá?

Olá Jarbas!

Já utilizei o us-05 em 4 brassagens e a fermentação demorou em média 5 a 7 dias. Não é uma lei, pois tem vários fatores que irão influenciar neste tempo.
Para o pessoal poder te ajudar com as respostas, tens que dizer qual o volume da tua leva (para saber a quantidade de fermento), e também as temperaturas de fermentação. Para não ter dúvidas em relação a quantidade de fermento, é legal utilizar uma calculadora para tal. Dá uma pesquisada no fórum que tem tópico específico sobre este assunto.
Em relação a densidade, para saber se está estabilizado ou não, tem que fazer a medição. Já tive estas dúvidas também, e não tem jeito, tem que medir.

Abraços,

Fábio

Jarbas,

Acabo de fazer a minha primeira APA também e assustei com o OG de 1076. São 18 litros e fermentei com 1 envelope de US-05 em temperatura controlada no meu frigobar. Depois de uma semana, a densidade estacionou em 1038, que também me pareceu alta, mas já coloquei para maturar. Vou comprar um manômetro para monitorar a carbonatação porque estou com medo de estourarem minhas garrafas.

Abraços e boa sorte

Foi mal galera, meu texto inicial tinha poucas informações. A nossa meta durante a brassagem era levar 20 litros para fermentação, mas ao final da fervura estávamos entre 18 e 19 litros. Adicionamos mais 1,5 litros de água ao mosto, e levamos para a fermentação com a densidade em 1080. Deixamos então fermentando dentro de um freezer com a temperatura controlada entre 18 e 20 graus. Medi a densidade sábado (16/01), encontrando a densidade em 1014. Hoje, medi novamente e parece ter estabilizado em 1014. Porém ainda há bastante espuma sobre o líquido dentro do fermentador. Será que já posso baixar a temperatura para iniciar o cold crash? Será que devo me preocupar com essa espuma?

Jarbas,

Acabo de fazer a minha primeira APA também e assustei com o OG de 1076. São 18 litros e fermentei com 1 envelope de US-05 em temperatura controlada no meu frigobar. Depois de uma semana, a densidade estacionou em 1038, que também me pareceu alta, mas já coloquei para maturar. Vou comprar um manômetro para monitorar a carbonatação porque estou com medo de estourarem minhas garrafas.

Abraços e boa sorte
Algo está MUITO errado pra estacionar numa densidade tão alta.

Mediu com densimetro, ou fez o erro clássico de medir com refratômetro sem converter?

Abraço,

Guenther, obrigado. Realmente, achei estranho. Apesar de ser iniciante na cerveja, já tenho alguma experiência com vinho. Eu medi com refratômetro (ATC e calibrado), porém calculei o SG equivalente na calculadora do BS, que faz as correções.
De qualquer forma, vou tirar a prova dos 9 com o densímetro. Se confirmar, o que eu tinha pensado em fazer: 1) Deixar a cerveja maturando na geladeira; 2) Colocar uma garrafa carbonatando a 20º com manômetro; 3) Se eu não provocar nenhum atentado terrorista em casa, colocar o resto para carbonatar.
Você acha que eu deveria tentar levantar a fermentação de novo? Caso sim, poderia me recomendar a melhor forma?
Abraços

Back