• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentação Lager

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Danielscheus

Member
Reaction score
3
Tudo bom pessoal,

Primeiro gostaria de agradecê-los, pois graças a este fórum e as indicações de literatura daqui retiradas, que aprendi muito e evoluí bastante nesta arte, e em consequência tenho feito algumas levas bastante satisfatórias!

Bom.... Acabei de fazer uma Lager e tenho uma dúvida de como proceder.

Inoculei o fermento dia 27 (domingo) a oito graus (temperatura controlada com poço termométrico) e hoje dia 29 na medição com densímetro já atenuou de uma OG de 1046 para 1042.
O air-lock não borbulhou, e pelos testes que fiz, acredito que foi devido ao clássico problema de vedação do balde, porém hoje subi a temperatura para 10º.

Até aqui tudo Ok.

Só que devido a um imprevisto terei que viajar no próximo sábado (dia 02) e ficarei fora por duas semanas.

Como devo proceder?

- Mantenho a temperatura nos 10º da fermentação primária e deixo para subir a temperatura (até alcançar a recomendada para o descanso de diacetil) somente quando retornar?
Ou
- Vou subindo a temperatura até os 15º/16º nos próximos dias e deixo nessa faixa até retornar daqui a duas semanas? Existe algum inconveniente em fazer o descanso de diacetil de 15 dias e só quando retornar fazer o cold crash, para depois embarrilar e partir para o 'lagering'?

O que é melhor (ou menos pior neste caso)? O que vocês fariam?
Deixar na temperatura da fermentação primaria (10º) ou na da secundária (15/16º) por 15 dias?

E se existe alguma outra indicação para este caso, sou todo ouvidos...

Valeu pessoal!!!

Tudo bom pessoal,

Primeiro gostaria de agradecê-los, pois graças a este fórum e as indicações de literatura daqui retiradas, que aprendi muito e evoluí bastante nesta arte, e em consequência tenho feito algumas levas bastante satisfatórias!

Bom.... Acabei de fazer uma Lager e tenho uma dúvida de como proceder.

Inoculei o fermento dia 27 (domingo) a oito graus (temperatura controlada com poço termométrico) e hoje dia 29 na medição com densímetro já atenuou de uma OG de 1046 para 1042.
O air-lock não borbulhou, e pelos testes que fiz, acredito que foi devido ao clássico problema de vedação do balde, porém hoje subi a temperatura para 10º.

Até aqui tudo Ok.

Só que devido a um imprevisto terei que viajar no próximo sábado (dia 02) e ficarei fora por duas semanas.

Como devo proceder?

- Mantenho a temperatura nos 10º da fermentação primária e deixo para subir a temperatura (até alcançar a recomendada para o descanso de diacetil) somente quando retornar?
Ou
- Vou subindo a temperatura até os 15º/16º nos próximos dias e deixo nessa faixa até retornar daqui a duas semanas? Existe algum inconveniente em fazer o descanso de diacetil de 15 dias e só quando retornar fazer o cold crash, para depois embarrilar e partir para o 'lagering'?

O que é melhor (ou menos pior neste caso)? O que vocês fariam?
Deixar na temperatura da fermentação primaria (10º) ou na da secundária (15/16º) por 15 dias?

E se existe alguma outra indicação para este caso, sou todo ouvidos...

Valeu pessoal!!!

mantenha em 10

abraço

Valeu juanchristian,

E poderia haver algum prejuízo para a cerveja adotando essa conduta?

Lagers tem um tempo de fermentação maior geralmente, e também é bom fazer o "descanso diacetil " que se acelera com a elevação da temperatura, mas como você vai viajar não acelere, deixe na temperatura mínima da levedura, vai consumir o diacetil e outros compostos do mesmo jeito, só vai ser mais lento.

Abraço.

Lagers tem um tempo de fermentação maior geralmente, e também é bom fazer o "descanso diacetil " que se acelera com a elevação da temperatura, mas como você vai viajar não acelere, deixe na temperatura mínima da levedura, vai consumir o diacetil e outros compostos do mesmo jeito, só vai ser mais lento.

Abraço.

Valeu,

Muito Obrigado!

Só para dar um feedback...

Retornei hoje de viagem e a Lager atenuou de uma OG de 1046 para 1013.
Durante esse período mantive fermentando a 10º (controle com poço termométrico).

Até agora Bateu exatamente com o previsto pelo BeerSmith.

Não sei se ainda é recomendado subir a temperatura até 16º para um descanso de diacetil, ou se após esta fermentação prolongada a 10º esta reabsorção de compostos indesejados já ocorreu satisfatoriamente?

Em princípio vou fazer, principalmente por não ter encontrado nada até agora que contra-indique isto.

É isso....

Essa semana cold crash, clarifico com gelatina e embarrilo.

Valeu.

Abraço.

Durante esse período mantive fermentando a 10º (controle com poço termométrico).

Não sei se ainda é recomendado subir a temperatura até 16º para um descanso de diacetil, ou se após esta fermentação prolongada a 10º esta reabsorção de compostos indesejados já ocorreu satisfatoriamente?

Em princípio vou fazer, principalmente por não ter encontrado nada até agora que contra-indique isto.

É isso....

Valeu.

Abraço.
Olá @Danielscheus, tudo bem?

Também estou com um lager fermentando desde o dia 03/06.
O procedimento em relação à Temperatura que adotei foi seguindo a dica de Temperatura de Fermentação do @guenther no tópico fixo da página de iniciantes, então já está em 16 °C.

Pois então, usei 3 envelopes do W34/70 da Fermentis para 20 litros e no último dia 10, fui medir a densidade e aproveitei para sentir a cerveja.
Notei um aroma de fermento semelhante ao cheiro de massa crua de pão, nada muito absurdo mas está lá.
Você reparou algo parecido com isso na sua?

Você ou alguém sabe se isso é normal?

Abraços!

É isso....

Valeu.

Abraço.

Bom, a FG do BS não significa necessariamente que a SUA fermentação chegou ao fim. Conforme o post fixo do Guenther sobre fermentação primária, secundária e etc, você deve acompanhar o airlock, tirar a medida em um dia aguardar um ou dois (mais recomendável dois principalmente para Lager) e verificar se parou de atenuar. Se sim faz o descanso de diacetil e segue conforme você planejou.

A FG do BS é uma das raras coisas que eu desconsidero, pois nunca bateu na minha com a prática. Ou eu estou com os cadastros de leveduras completamente errados ou o cálculo não é confiável. Como se tratam de microorganismos, fico com a segunda opção...

Bom, a FG do BS não significa necessariamente que a SUA fermentação chegou ao fim. Conforme o post fixo do Guenther sobre fermentação primária, secundária e etc, você deve acompanhar o airlock, tirar a medida em um dia aguardar um ou dois (mais recomendável dois principalmente para Lager) e verificar se parou de atenuar. Se sim faz o descanso de diacetil e segue conforme você planejou.

A FG do BS é uma das raras coisas que eu desconsidero, pois nunca bateu na minha com a prática. Ou eu estou com os cadastros de leveduras completamente errados ou o cálculo não é confiável. Como se tratam de microorganismos, fico com a segunda opção...

Pior que isso acho que é a diferença entre os calculos do Beersmith e do Brewers Friend. No primeiro a FG da minha Pilsner seria 1.014, no segundo 1.009!

Pior que isso acho que é a diferença entre os calculos do Beersmith e do Brewers Friend. No primeiro a FG da minha Pilsner seria 1.014, no segundo 1.009!
Pessoal, essas previsões de softwares são para vcs terem uma IDÉIA de onde vai parar.

Eu, por exemplo, nunca dou a mínima pra isso..... pois cada equipamento é diferente do outro, e cada cervejeiro também, então, por exemplo, se vou fazer uma Red e quero que ela comece em 1064 e termine em 1014, eu simplesmente faço ela com uma temperatura de mosturação que penso ser a correta (como 68 graus) e analiso o resultado. Se bateu em 1014 e ficou com o corpo final que eu queria, ótimo........ se bateu em 1014, mas NÃO ficou com o resultado que eu queria... eu mudo a temperatura de acordo com o resultado final. Ou seja, pra mim, o importante é a cerveja pronta.... o resultado.... e não os dados que ela apresenta necessariamente.

Abraço,

Back