• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentação extremamente rápida! 1 dia...

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ivansaab

New Member
Reaction score
0
Olá pessoal. Estou pela primeira vez utilizando um equipamento menor, e botei pra fermentar 5 litros de robust porter. Em três horas já notei atividade. Após seis horas o airlock estava borbulhando como louco, no dia seguinte já havia menos atividade e com vinte horas cessou completamente. Foi mantido a 20 graus o tempo todo com o tic17. O cheiro que vem quando abro o freezer é de fermento mesmo.
Como não tenho balança de precisão, estimei meio pacote, assim errei para mais.
Algum bioquímico de plantão pra me ajudar? Será que deu m? O que pode acontecer?
OG = 1.045
FERMENTO S-33
Valeu... Um abraço a todos.

Inatividade no airlock não significa fim da fermentação!

Meça a densidade, veja se atingiu a FG pretendida.
Se atingiu (o que acho improvável em um dia) continue medindo uma vez por dia por mais alguns dias.
Normalmente o processo de fermentação chega ao fim em torno de 7 dias, pode levar mais, pode levar menos, mas não sei se em levas tão pequenas como de 5 litros isso se altera de forma considerável.

Tu só vai saber que a fermentação chegou ao fim se a FG se mantém sem alteração, por uns 2 dias seguidos.

Aproveitando, dá uma lida nesses tópicos:

http://www.homebrewtalk.com.br/f163...cao-primaria-secundaria-maturacao-etc-403851/

http://www.homebrewtalk.com.br/f39/...leia-isso-e-se-nao-e-leia-e-contribua-404054/

Olá pessoal. Estou pela primeira vez utilizando um equipamento menor, e botei pra fermentar 5 litros de robust porter. Em três horas já notei atividade. Após seis horas o airlock estava borbulhando como louco, no dia seguinte já havia menos atividade e com vinte horas cessou completamente. Foi mantido a 20 graus o tempo todo com o tic17. O cheiro que vem quando abro o freezer é de fermento mesmo.
Como não tenho balança de precisão, estimei meio pacote, assim errei para mais.
Algum bioquímico de plantão pra me ajudar? Será que deu m? O que pode acontecer?
OG = 1.045
FERMENTO S-33
Valeu... Um abraço a todos.

Eu não sou bioquimico mas a melhor dica que eu tenho pra te dar é ter paciencia. Vc nem te certeza que vc está com algum problema...

Abra o fermentador e veja se tem espuma em cima da cerveja, meça a FG da cerveja e analise sensorialmente (prove) assim vai ser possivel determinar se ela fermentou direito/está fermentando ou não.

É muito dificil dizer a causa disso pq a gente não conhece seu equipamento, como vc controla a temperatura da fermentação, quanto de fermento de vc colocou...

Fermento demais não deve ter sido...

Vc usa balde e abriu ele entre essas 24h em que havia atividade?

Abç

Eu não sou bioquimico mas a melhor dica que eu tenho pra te dar é ter paciencia. Vc nem te certeza que vc está com algum problema...

Abra o fermentador e veja se tem espuma em cima da cerveja, meça a FG da cerveja e analise sensorialmente (prove) assim vai ser possivel determinar se ela fermentou direito/está fermentando ou não.

É muito dificil dizer a causa disso pq a gente não conhece seu equipamento, como vc controla a temperatura da fermentação, quanto de fermento de vc colocou...

Fermento demais não deve ter sido...

Vc usa balde e abriu ele entre essas 24h em que havia atividade?

Abç

Oi Tiago/correa. Obrigado pela resposta. Não abri o balde não. Estou fora de casa e volto em três dias. Aí vou medir a gravidade. Esqueci de mencionar que eu hidratei o fermento com 100ml de água mineral fervida, e resfriada à temperatura de 20 graus (ambiente). Quanto aos links, obrigado. Já tinha lido e não encontrei referência a uma atividade tão rápida. Depois posto is dados da gravidade. Abs...

Che, nem esquente a cabeça, eu e uns amigos estamos com uma Oatmeal Stout fermentando.
A atividade no airlock ocorreu nos dois primeiros dias (no primeiro jorrava ceva pelo airlock, haha)!
Após o terceiro dia, já não havia mais atividade no airlock, mas acompanhando a densidade diariamente se verifica que ainda continua a atenuação.

Então, como o Tiago falou, o negócio é ter paciência e ir medindo a FG pra ver se parou realmente de atenuar.

Quanto aos links, engano meu, na minha cabeça tinha visto naqueles tópicos alguma referência de que a falta de atividade no airlock não significa que não há atenuação. Devo ter lido isso em algum outro tópico.

Minha opinião, com base em minha experiência e pesquisa que fiz por aí quando usei esse fermento:

Esse comportamento é típico desse fermento S-33. Ele começa bem, tem um pico de atividade e depois sossega. Tudo isso em 1 ou 2 dias. Isso, porém, apresenta um lado ruim: ele pode produzir uma quantidade grande de ésteres e não atenuar como desejado.
Essa temperatura de início de fermentação (20ºC) está na margem alta para o fermento, o que pode ter ajudado com a atividade frenética inicial.

No mais, não se preocupe: sua cerveja provavelmente está saudável, só dê um tempo pra que a levedura limpe a sujeira que fez nesse tumulto. Particularmente, eu deixaria essa cerveja quieta por umas 2 semanas após a FG estabilizar. E se por acaso sua cerveja não sair cristalina, relaxe: esse fermento não possui floculação muito alta mesmo...

Inatividade no airlock não significa fim da fermentação!

Meça a densidade, veja se atingiu a FG pretendida.
Se atingiu (o que acho improvável em um dia) continue medindo uma vez por dia por mais alguns dias.
Normalmente o processo de fermentação chega ao fim em torno de 7 dias, pode levar mais, pode levar menos, mas não sei se em levas tão pequenas como de 5 litros isso se altera de forma considerável.

Tu só vai saber que a fermentação chegou ao fim se a FG se mantém sem alteração, por uns 2 dias seguidos.

Aproveitando, dá uma lida nesses tópicos:

http://www.homebrewtalk.com.br/f163...cao-primaria-secundaria-maturacao-etc-403851/

http://www.homebrewtalk.com.br/f39/...leia-isso-e-se-nao-e-leia-e-contribua-404054/
Thiago, como assim a inatividade não significa fim? Só se estiver com vazamento, de outra forma, é um grande indicativo de fim pois se o fermento ainda está comendo açúcar, está gerando CO², e o CO² tem que ir pra algum lugar.

Abraço,

Ivan, primeiro de tudo... a cerveja tem OG de 1045, é bem fraca, então só por isso já é natural fermentar mais rápido.

Segundo, tu falou que foi mantido a 20 graus com TIC 17. Eu pergunto................... onde estava o sensor de temperatura? Dentro de uma garrafa? Solto na geladeira?

Thiago, como assim a inatividade não significa fim? Só se estiver com vazamento, de outra forma, é um grande indicativo de fim pois se o fermento ainda está comendo açúcar, está gerando CO², e o CO² tem que ir pra algum lugar.

Abraço,

Então Guenther, quem falou foi eu, não o Tiago.

Com relação ao que tu disseste, realmente, faz sentido. É que como eu citei acima, temos uma stout fermentando e ta acontecendo isso de não borbulhar mais, mas de um dia pro outro se constatar a baixa um ou dois pontos da FG. Deve ser pq olho o airlock com pressa e não fico esperando ele borbulhar, o que de fato deve acontecer em intervalos maiores :) Mas na real eu disse bobagem, na intenção de colaborar.
Abraço!

Ivan, primeiro de tudo... a cerveja tem OG de 1045, é bem fraca, então só por isso já é natural fermentar mais rápido.

Segundo, tu falou que foi mantido a 20 graus com TIC 17. Eu pergunto................... onde estava o sensor de temperatura? Dentro de uma garrafa? Solto na geladeira?

Oi Guenther.
O sensor está pendurado logo acima do balde, sem tocá-lo. Mas a temperatura ambiente aqui em Nova Odessa tem sido 19 a 20 graus, então o fato é que nem ligou a geladeira.
A gravidade está agora em 1.026. E o gosto está bom.

Oi Guenther.
O sensor está pendurado logo acima do balde, sem tocá-lo. Mas a temperatura ambiente aqui em Nova Odessa tem sido 19 a 20 graus, então o fato é que nem ligou a geladeira.
A gravidade está agora em 1.026. E o gosto está bom.
A cerveja fermenta 3, 4, 6, as vezes 10 graus acima da temperatura ambiente. Ou seja, não adianta ficar com o sensor solto na geladeira!

Se a temperatura medida era de 19, 20, a cerveja fermentou a 23, 24, 25.

Cara...... vou fazer um post fixo sobre isso. Acabei de responder dois tópicos na sequência com a MESMA coisa... :)

Abraço,

Fiz 2 levas de 5L, ambas fermentaram bem rápido, coisa de 2 dias. Porém sempre deixei por 5 a 6 dias quietas, comecei em 18 e fui subindo até os 20.

Boa noite,pra mim aconteceu a mesma coisa com a lama de um US04 no primeiro dia borbulhou como um louco depois parou.
Obs:15 litros um pote de lama .

Back