fermentação em pequena câmara fria: pode causar morte?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

smania

Member
Joined
Feb 19, 2015
Messages
15
Reaction score
2
Estou pensando em investir em uma pequena câmara fria para fermentar a minha cerveja. Me preocupo com a questão do CO2 emitido. Se este preencher o ambiente quem entrar na câmara fria pode morrer por asfixia? O que pode ser feito para evitar isso? Conto com a ajuda de todos. Obrigado
 
Pera lá!

Que tamanho é essa câmara fria?! Qual tamanho da leva? Ela é selada hermeticamente?

Rlx jovem. Voce nao tera nenhum problema. O CO2 que produz é pouco e vai dissipando no ar.
 
na alemanha nos fermentadores abertos diversas pessoas já morreram. tanto que criaram um teste chamado teste da vela, onde o cervejeiro colocava uma vela acesa em uma grande haste e empurrava para dentro da sala. Se a vela apagasse era sinal de perigo devido ao CO2.

não existe possibilidade disso acontecer em uma câmara fria pequena lotada de fermentadores?
 
Pode ocorrer sim, mas como vais abrir a porta da câmara, o CO² "cai", fazendo ar entrar.

No entanto, tem certeza que vais usar uma câmara fria pra fermentar? Pergunto porque não dá pra ter controle preciso de fermentação numa câmara fria caso pense em fermentar mais de uma cerveja ao mesmo tempo. Controle de fermentação preciso é bom fazer em geladeira, onde mede-se a temperatura do líquido, e não do ambiente.

Se ficar medindo a temperatura do líquido, numa câmara fria, basicamente todo o resto que estiver lá vai estar em temperaturas diversas, ou seja, no fim das contas, não vai conseguir fazer nada direito.

Eu tenho uma câmara fria na minha garagem, mas uso só pra estocar e maturar cerveja. Fermentação, faço em geladeiras, onde controlo de forma precisa a fermentação de cada cerveja.

Abraço,
 
Fala Guenther. Cara, tenho um cilindroconico que fermento em um freezer com poço termométrico, mas da muito trabalho fazer a transferência pra ele, fora toda a manipulação com aquele troço desajeitado. Já perdi muita cerveja nele simplesmente por não conseguir manusear.. algumas vezes tive que usar cifão e sempre foi um desastre.

Resolvi por fim fermentar em bombonas de 30L tudo na mesma temperatura, por isso vou comprar uma câmara fria, mas já quero saber dos problemas que podem ser apresentados.

Abraço
 
É isso que eu estava tentando explicar.... não vais fermentar "na mesma temperatura"........ o ambiente está numa temperatura X dentro da câmara.... a cerveja que fermenta dentro do fermentador gera calor, e pode fermentar 3, 4, 6 graus acima... ou seja, isso não será controle de temperatura. Tem um texto meu fixo "Controle de temperatura de fermentação - e os erros clássicos..." que explica em detalhes isso.
 
Back
Top