• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentação aparentemente lenta em blonde ale

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lukas1

Active Member
Reaction score
2
Boa tarde pessoal , gostaria de ouvir a opinião de vocês...
Sabado coloquei uma blonde ale com us05 para fermentar no meu fermentador improvisado em galao d'água kkkk e so percebi que começou a borbulhar no domingo de manha, e como essa foi minha primeira brassagem dei um mole na mostura, adicionei os grãos com a temperatura alta (73 graus) e a mostura demorou pra abaixar de temperatura , e percebi que as bolhas de gas estavam bem lentas ...
Ontem coloquei uma weiss para fermentar tbm, e comparando a velocidade das bolhas , ficou claro qie a blonde realmente está mais lenta , e hoje , terceiro dia , ela quase nao borbulha mais, isso pode significar algo?
Nao tenho densimentro pra medir densidade

Boa tarde pessoal , gostaria de ouvir a opinião de vocês...
Sabado coloquei uma blonde ale com us05 para fermentar no meu fermentador improvisado em galao d'água kkkk e so percebi que começou a borbulhar no domingo de manha, e como essa foi minha primeira brassagem dei um mole na mostura, adicionei os grãos com a temperatura alta (73 graus) e a mostura demorou pra abaixar de temperatura , e percebi que as bolhas de gas estavam bem lentas ...
Ontem coloquei uma weiss para fermentar tbm, e comparando a velocidade das bolhas , ficou claro qie a blonde realmente está mais lenta , e hoje , terceiro dia , ela quase nao borbulha mais, isso pode significar algo?
Nao tenho densimentro pra medir densidade

Bolhas não são definitivas para nada, não tem como se basear só nelas. É algo que pode ajudar mas não define nada. Se a temperatura ficou em 73 pode ter muitos açúcares não fermentáveis, se ela caiu logo pra baixo de 70 não deve ter muito problema.

Como descobrir se realmente tem algum problema? Só com densímetro ou refratômetro, sem isso não tem o que fazer além de esperar.

Ela ficou na media de 15 minutos a uma temperatura de 70 , 71 graus , depois abaixou , e começoi fermentando normalmente , lento , mas fermentou , e hoje no terceiro dia não tem mais atividade de bolhas direito...
Levando em conta que gerou nao fermentaveis, qual o resultado disso? E quanto tempo em media demora para parar ou diminuir a atividade do airlock?

Ela ficou na media de 15 minutos a uma temperatura de 70 , 71 graus , depois abaixou , e começoi fermentando normalmente , lento , mas fermentou , e hoje no terceiro dia não tem mais atividade de bolhas direito...
Levando em conta que gerou nao fermentaveis, qual o resultado disso? E quanto tempo em media demora para parar ou diminuir a atividade do airlock?

Tu adicionou os grãos a 73ºC durante a mosturação ou tu inoculou o fermento nesta temperatura? Essa resposta muda tudo.
Se tu adicionou o fermento a esta temperatura certamente tu matou o fermento.
Quanto a atividade do airlock, isso é relativo, tens que ver se está atenuando a tua cerveja. Chegou a medir alguma vez a densidade?

Eu adicionei os grãos a 73 graus (beersmith me recomendou) , e demorou uns 15 minutos ate abaixar a menos de 70...
Eu inoculei o fermento em temperatura de 30 graus , e levei a geladeira a 16 graus , e agr esta a 20

Eu adicionei os grãos a 73 graus (beersmith me recomendou) , e demorou uns 15 minutos ate abaixar a menos de 70...
Eu inoculei o fermento em temperatura de 30 graus , e levei a geladeira a 16 graus , e agr esta a 20

Então eu acho difícil de tu ter inativado as enzimas ou ter matado o fermento. Chegou a medir a OG antes de colocar o fermento? Quanto fermento tu usou? Hidratou? Quantos litros de cerveja tu fez? A cerveja está atenuando? Nos dê mais detalhes do teu processo! Hehe :p

Entao, nao fiz nenhuma mediçao pois nao tenho os equipamentos necessários.
Eu fiz 10 litros , usei 1 pacote de us05 hidratado em agua fervida , na temperatura ambiente , e misturei ao mosto em uma temperatura de 28 a 30 graus .
Eu acho que nao foi inativaçao de enzimas ou morte das leveduras, pois esta fermentando, nos primeiros dias o airlock teve atividade, formou aquela espuma por cima do mosto como dizem ser o padrão, o que me causou preocupação foi que em comparação com a segunda leve que fiz ontem , a atividade do airlock esta bem mais lenta, e hoje (terceiro dia) ja esta quase parado

Entao, nao fiz nenhuma mediçao pois nao tenho os equipamentos necessários.
Eu fiz 10 litros , usei 1 pacote de us05 hidratado em agua fervida , na temperatura ambiente , e misturei ao mosto em uma temperatura de 28 a 30 graus .
Eu acho que nao foi inativaçao de enzimas ou morte das leveduras, pois esta fermentando, nos primeiros dias o airlock teve atividade, formou aquela espuma por cima do mosto como dizem ser o padrão, o que me causou preocupação foi que em comparação com a segunda leve que fiz ontem , a atividade do airlock esta bem mais lenta, e hoje (terceiro dia) ja esta quase parado

Bom, neste caso não tens como saber quando a fermentação vai terminar com certeza, nem o quanto tua cerveja atenuou :(
Vais ter que ir na sorte mesmo. Depois que a atividade parar, dá mais alguns dias e dá continuidade no processo, mas eu te recomendo fortemente comprar um densímetro para tuas futuras levas.
Abração.

Certamente irei comprar o densimetro .
O que gostaria de saber é, o que pode acontecer com minha breja , se realmente a atenuação for baixa e tiver gerado alguns nao fermentaveis devido ao tempo qie permaneceu em temperatura elevada?
Obrigado

esta fermentando a temperatura ambiente? se estiver e como você não tem equipamento adequado esquece airlock e deixa por 7 dias. Depois segue com procedimento mais ou menos padrão, deixa de 10 a 14 dias na geladeira e depois faz o priming.

Elas estão fermentando na geladeira, estou conseguindo manter em media de 18 a 21 graus de temperatura

Eu, no seu caso, deixaria de 10 a 14 dias nessa temperatura que vc esta fermentando e depois botava pra maturar na geladeira.

Latest posts

Back