• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fazendo minha primeira cerveja:

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bergami

Well-Known Member
Reaction score
1
Bem, como prometido vou deixar aqui exatamente passo a passo todo processo que pretendo executar e os materiais que vou usar pra fazer minha primeira cerveja.

Por favor, critiquem qualquer besteira que eu disser e mandem sugestões.

Vou usar e seguir a receita do "Kit American Pale Ale - APA do Italiano 5L" vendido no Lamas Brew Shop.

Vamos começar então:

1- Etapa: Mostura e fervura.

-Vou sanitizar uma panela de pressão de volume total 7L e uma coher que plastico que vou usar para a mostura.
-Vou adicionar a panela 5L de agua mineral e aquecer até 68ºC.
-Vou adicionar um saco de pano (metodo "brew in a bag") e adicionar os maltes.
-Vou ficar controlando a temperatura entre 66 e 70ºC, mexendo sempre que o fogo estiver ligado, durante 75 minutos (porque não tenho densimetro).
-Passado esse tempo vou adicionar 1L de agua sobre o saco de grãos para fazer a "lavagem dos grãos" e deixar o liquido escorrer do saco.
-Vou iniciar a fervura, quando começar a borbulhar, vou contar 75 minutos (por segurança) e adicionar o primeiro lupulo e vou adicionar o outro lupulo conforme diz na receita.
-Vou tentar retirar a toda espuma que for crianda em cima.
-Quando der o tempo, vou desligar o fogo, esperar o liquido acalmar e fazer o whirlpool.
-Feito isso vou botar a panela na pia da cozinha e resfriar a penale com agua.

2- Etapa: Fermentação

-Vou sanitizar uma garrafa mineral de 6L e usando um funil vou transferir o liquido da panela pra essa garrafa.
-Vou botar essa garrafa numa geladeira de isopor de 13L de volume e vou encher de agua e controlar a temperatura para 20ºC.
-Vou completar de agua até dar 5L na garrafa.
-Vou adicionar um pouco mais da metade de um pacote do fermento Seco US-05 (o site lamas diz pra ser metade, mas só por garantia vou botar um pouco mais).
-Vou tampar a garrafa deixando a tampa um pouco frouxa.
-Vou tentar manter a temperatura sempre que possivel entre 15 e 18ºC, durante 9 dias. Se eu for capaz de manter essa temperatura, se não serão 18 dias.
-Depois desse tempo, eu vou deixar a garrafa em temperatura ambiente, só mergulhada em agua por mais 9 dias.
-Vou despejar a cerveja em outra garrafa também de 6L e sanitizada tentando separar a bebida do resto.

3- Etapa: Envasamento

-Vou diluir alguma quantidade de açucar refinado (não tenho a menor ideia de quanto, não tenho balança, então queria saber quantas colheres de açucar para 5L de cerveja) em 500ml de agua fervendo por 3 minutos.
-Vou adicionar essa solução na garrafa contendo a cerveja.
-Com a ajuda de um funil vou transferir a cerveja para garrafas de agua com gás de 500ml cada deixando 2 dedos de sobra no topo e fechando completamente a tampa.
-Vou deixar as garrafas (em pé) na geladeira (não sei a temperatura) durante 14 dias.
-Beber !

Exemplo da garrafinha:

http://www.samsclub.com.br/portal/r...min-schin-c-gas-500ml-472063-789605260072.jpg

Exemplo da garrafa de fermentação (vou tentar comprar aquelas de leve 6L pague 5L):

http://www.paodeacucar.com.br/img/uploads/1/321/473321.jpg

Kit Lamas:

http://loja.lamasbrewshop.com.br/ki...kit-american-pale-ale-apa-do-italiano-5l.html

Termometro:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-590639655-termmetro-culinario-digital-modelo-tp-3001-_JM

Devo ter deixado de dizer algo importante, mesmo assim obrigado pela ajuda.

Oi Bergami,

Apesar da pouca experiência vou fazer minhas considerações, baseado na minha experiência limitada, leituras e relatos aqui do fórum. Espero que consiga ser útil!

Mosturação:
  • Você não precisa sanitizar tudo, porque vai ferver depois. Não vai fazer mal nenhum, mas com o tempo você vai encher o saco e parar de fazer isso.
  • Controlar a temperatura com o fogo é a mesma coisa: um saco. O pessoal relata ótimos resultados sem corrigir a temperatura, ou corrigindo no máximo uma vez. Eu faço assim: aqueço até 75C (ou outro valor calculado com a ferramenta abaixo) e jogo o grão, deve ficar nos 68C, 69C... Aí fecho a panela e cubro com um cobertor. Deixo 90 min. Não vejo porque ter pressa. Mesmo que a temperatura caia bastante, meça em outros pontos -- a temperatura varia bastante de um ponto pra outro.
Fervura:

• Se a lupulagem foi calculada para 60min, não coloque o primeiro lúpulo assim que ferver se você pretende ferver por 75min -- isso vai aumentar o amargor. O lúpulo de 60 minutos deve ferver por 60 minutos para dar o amargor calculado.
  • Outra coisa, o volume e densidade no início da fervura também vão influenciar o amargor, então seria bom calcular isso. Não se preocupe muito com isso agora, pode deixar pro futuro quando você conhecer melhor o equipamento.
  • A diluição ao fim da fervura vai baixar o amargor e alterar a cor. Por isso, conhecendo o equipamento você vai saber quantos litros vai perder com evaporação e trub, aí já começa com o volume certo e não corrige no final. O resultado final vai ser mais fiel ao calculado na receita. Mas fazendo do jeito que você planejou não vai ficar nada ruim, só menos fiel ao estilo.
  • Tenha em mente que com os dados que você passou (chutando 2Kg de malte) você deve iniciar a fervura com uns 4L de mosto e (dependendo da intensidade da fervura) terminar com 2L a 3L, aí se cuidar pra não pegar muito trub é capaz de acabar com 1L a 2L no fermentador, vai ter que diluir muito pra chegar nos 5L, pode baixar bastante seu amargor, o que pode ser decepcionante pra uma APA. Eu iniciaria a fervura com uns 6L a 7L (usa mais água na lavagem).

Fermentação:
  • Sugiro usar o pacote de fermento inteiro. Você não sabe a densidade, e nem sabe se o fermento vai estar legal quando foi utilizar o restante. "Errar pra mais (fermento) é melhor do que errar pra menos."
  • Vai hidratar o fermento? Seria recomendado, e nesse caso muito cuidado com a sanitização. Mas se for usar o pacote inteiro pra 5L pode arriscar jogar direto no mosto (sem hidratar teria que usar "o dobro").
  • As temperatura e tempos estão legais pra começar, ainda mais sem densímetro/refratômetro: faça sem pressa.

Envasamento:
  • Sanitize tudo muito bem!
  • Use 7g/L de açúcar. Não sei te dizer em colheres, tenta descobrir isso, se não conseguir eu posso pesar e te passar a informação.
  • Dilua no mínimo necessário de água, 500ml pra 5L vai dar 100ml por litro, ou seja, você vai diluir mais ainda sua cerveja...
  • Pingue uma gota de limão na água pra não caramelizar o açúcar.
  • Certifique-se de homogenizar bem o "xarope de açúcar" no mosto, senão ele vai todo pro fundo e você vai ficar sem carbonatação.
  • Deixe as garrafas fora da geladeira, senão o fermento não vai trabalhar o açucar do priming ou vai trabalhar muito lentamente (bem mais que 14 dias).
  • Se você não tem manômetro, procure deixar as garrafas em um local seguro. Se você calcular o açúcar certinho o risco de estourar a garrafa é "quase nulo", mas não custa previnir.

Acho que é "só" isso!

Abraço!!

Muito obrigado pela ajuda, vamos lá:

Mosturação:

Sobre sanitizar, é porque eu vi um video tutorial de um americano e ele era bem rigoroso nesse sentido, sanitizava absolutamente tudo.
A temperatura no fogão eu vo tenta seguir certo porque a qualidade da panela já não ajuda, pelo menos nisso eu tenho que ser exigente. Vou estar com uns 3 amigos ajudando tambem, vai ser mais facil.

Fervura:

A panela é de 7L quase transbordando só de agua, se eu começar com 6L acho que com malte tambem transborda.
Agora usar mais agua na lavagem é uma boa!

Fermentação:

Será que o pacotinho inteiro de fermento não é muito pra 5L?
Não vou hidratar, nem sei como faz isso. Nos tutoriais eu só vejo o pessoal botando inteiro.

Envasamento:

É... não tenho balança, se você puder me passar essa informação seria muito grato!
O limão é pra pingar uma gota dentro de cada garrafa ou dentro do garrafão de 5L?
Quando que eu posso botar as garrafas na geladeira pra servir ou transportar elas num carro?

Muito obrigado pela ajuda !!!

Sanitizar nunca é demais, então vai fundo! Controlar a temperatura também, depois se você achar que não vale a pena, já sabe uma alternativa.

A mosturação você faz com 2L a 3L por Kg de malte, eu uso 2.5, pra 2Kg de malte o volume na panela vai dar 5L mais o malte, deve ficar no limite da sua panela. Aí lava até chegar em uns 6L a 7L novamente, pois vai ser absorvido quase 1L de líquido por Kg de malte. Acho que é isso mesmo que você falou. Mas só pra confirmar, quantos Kg de malte são?

O fermento é controverso. O Guenther já repetiu cálculos em diversos tópicos demonstrando matematicamente a recomendação de 1g/L, houveram discussões a respeito, mas pessoalmente adoto esse valor. Isso é pra fermento hidratado em inoculado em mosto até 1.050. Já li no fórum e em outras fontes que sem hidratar pode perder até 50% da viabilidade, aí você usa 2g/L, ou seja, o pacote inteiro. Ainda mais que a APA pode ficar acima de 1.050. Minha recomendação é pra você garantir a taxa de inoculação mínima, se errar pra cima não tem problema, desde que não seja muito acima. Não quer dizer que se colocar metade do pacote vai dar errado, só tem risco de gerar mais off-flavors ou ter problemas na fermentação, mas com certeza vai sair cerveja ;)

O açúcar: uma busca rápida na internet revelou consistência na informação de que 1 colher de sopa pesa 12g e 1 colher de chá 5g. Como a informação se repete em muitos sites acho que pode usar isso como referência. O limão você pinga uma gota ou duas na água com açúcar antes de ferver, pra não caramelizar na fervura.

Depois de envasar você já pode transportar. Depois de atingir a carbonatação (14 dias deve ser suficiente, mas pode demorar mais) você já pode gelar. Deixa gelar de um dia pra outro pra decantar bem o fermento e serve com cuidado pra não ir fermento pro copo, você quer tomar cerveja, e não Yakult ;)

Depois conta o resultado!

Valeu mesmo pela ajuda.

Não sei quantos kg de malte são, o site do Lamas não disponibiliza as quantidades do kit, só diz que é pra 5L de cerveja.

O açúcar: uma busca rápida na internet revelou consistência na informação de que 1 colher de sopa pesa 12g e 1 colher de chá 5g. Como a informação se repete em muitos sites acho que pode usar isso como referência.

Bom, "uma colher" pode variar muito (pouco cheia, muito cheia, mais ou menos), e como a quantidade de cerveja é pequena, pode influenciar bastante o resultado.

Melhor usar aqueles pacotinhos (sachê) de açúcar. Creio que variam entre 4 e 6 gramas por sachê, confere o peso na embalagem e adiciona a quantidade exata.

7501049221.jpg

É uma boa ideia, então para 5L seriam 35g de açucar?

Boa ideia AntonioMartins!!

Bergami, isso mesmo, se você conseguir tirar 5L do fermentador você usa 35g. Lembre-se que quando você passar do fermentador pro "balde" de envase, onde vai aplicar o priming, vai ficar parte do volume junto com a lama no fundo do fermentador. Então você usa o volume nesse novo balde pra calcular o priming. Você pode querer marcar o volume no balde antes de usar ele pra isso.

Tudo bom Bergami?

Cara,

1 - fermento seco, não precisa de hidratação. Pode inocular direto. Eu geralmente só "acordo" ele em uns 50ml de agua antes pra ver sua viabilidade.. se não fizer uma "bolha" de fermentação é porque foi mal armazenado e podem ter morrido.

2 - Como é sua primeira leva, não te recomendo fazer o controle de temperatura. a faixa de atuação das enzimas é de 55 a 74 graus... Aquece a agua, add os grãos, e deixa lá, como já foi te recomendado acima.
Tentar ficar ligando e desligando o fogo aumenta a chance de vc errar na temperatura e estragar tudo.

3 - Eu acredito que Apas (e ipas) são mais secas.. a temperatura acima de 67 graus vai dar mais corpo a cerveja e gerar pouco açúcar fermentável. baixando o ABV.
Eu aqueceria até 72graus, adicionaria os grãos pra cair a 67, apagaria o fogo e deixaria assim por 90min.. só religaria o fogo pra ferver.

5 - Pode adicionar o pacote inteiro se estiver preocupado com errar pra baixo.. 2g por Litro não vai afetar em nada a cerveja.. acho que nem 4g/L estragaria. o único problema ai seria que vc ia gastar 4x mais sem necessidade (com 4g/l) e geraria muita lama no fundo do balde. Mas 2g/ litro, não mata ngm.

Abs

Já tens bastante dicas aí, e eu só posso concordar com elas. Vou dar uns poucos pitacos a mais.
- Aquece mais a água antes de colocar o malte - deixa em 72ºC
- cobre a panela com algum isolante (eu uso isolante térmico tipo espuma, ajuda bastante), mas o mais fácil é com toalha, cobertor, que todo mundo tem em casa.
- Conforme o Lucas falou, não precisa ser tão rigoroso com o controle de temperatura. Inicialmente deve ficar em 67 ºC, 68ºC (se usar água a 72ºC). tampa a panela, cobre ela e dê uma checada na temperatura tipo a cada 30 minutos. Se não baixar muito, não precisa ligar o fogo. IMPORTANTÍSSIMO!!! - Se não conseguir se conter e acabar ligando o fogo, mecha o malte para não caramelizar, e desligue o fogo ANTES de atingir 66ºC, pois o malte retém muito calor, e o termômetro pode não estar medindo a temperatura exata. Se subir a temperatura demais, daí dá merda... quando eu elevo a temperatura, eu sempre paro ali por 65ºC, e verifico uns 5 minutos depois, e o termômetro está medindo uns 67ºC, 68ºC.
- deixe o malte 90 minutos em infusão na água. Vai ser mais garantido que converta o máximo de açucar.
- como tens pouco volume na panela, após a infusão do malte, tire o saco e comece a lavagem. Não vá com uma quantidade fixa de água, pois se vc colocar apenas mais 1 L na lavagem, com certeza vai levar menos de 5 litros pra fervura (cada kg de malte retém cerca de 1 L). Lave com quantidade suficiente para levar a fervura cerca de 6,5 L. Pode espremer levemente o saco de grãos para retirar mais mosto. Água para lavagem a 75º ~ 76ºC
- temperatura inicial da água para a fermentação dentro do isopor, o ideal é que seja em torno de 15ºC (dentro do fermentador, com a reação exotérmica, deve ficar alguns poucos graus acima, perto de 17ºC, 18º, não tem como precisar)
- as fermentações não precisam ser tão longas. Acho que 3 dias mantendo a água do isopor a 15ºC, depois mais uns 3 a 4 dias mantendo a água a 18ºC 20ºC, depois, pos segurança mais uns 4 dias com água a 22ºC, tá legal.
- leva para a geladeira e deixa uns 5 ~7 dias para clarificar

Obrigado pelas dicas e criticas, são muito importantes!

Quanto a mostura e fervura beleza!
Quanto a fermentação essa é uma area que eu estou totalmente inseguro, ja li varios topicos do assunto, procurei videos, mas as opiniões são muito divergentes.

Primeiro, eu não tenho controle de temperatura eu nem sei se consigo manter entre 15-18ºC a agua. Todo meu "controle" é baseado em agua e garrafinhas de gelo dentro de 15L de isopor. Durante o dia da pra ficar olhando direto, mas durante a noite vai ser bem complicado saber o quanto vai ficar la, se ela consegue se manter estavel, por isso eu queria uma margem de segurança maior.

Minha principal preucupação é da cerveja ficar boa quando for consumida.

O ideal é mesmo investir em controle de temperatura mas, mete ficha e tenta manter a temperatura estável. Mesmo não conseguindo fermentar em condições ideais, vais ter cerveja no fim e provavelmente vai dar para beber e certamente vai te dar orgulho de ser o autor.

a grande questão é a seguinte:
- a água tem um alto calor específico. Sendo assim, grosseiramente, precisa de muita energia para modificar um pouco a temperatura. Por isso que, mesmo no verão, quando a temperatura ambiente pode estar em 36º, a água, se mantida à sombra, dificilmente vai chegar aos 30 ºC (a não ser que passe muuuuuito tempo com a temperatura do ar muito alta).
Se vc manter a água dentro de um recipiente isolante térmico (isopor), mantê-lo fechado, e controlar com adições de gelo, tranquilamente conseguirá manter a água com variação de 4, 5º C durante a noite (deixe o isopor em algum lugar com piso e parede de cerâmica... cozinha, banheiro, etc.). Então o que podes fazer... vai dormir e coloca gelo até chegar a uns 11º, 12ºC. Quando acordar, deve estar em 15º, 16ºC (depende do quanto sua caixa isola, quantidade de água e temperatura externa.)
Na minha "caixa térmica" (armário adaptado) eu nem consigo encher de água. coloco ela numa bacia, e o fermentador dentro desta bacia. então, pro volume da caixa, devo preencher menos de 1/4 com água. Ontem, fui dormir com a água a 12ºC, e hoje acordei e ela estava em 18ºC. Ou seja, um volume pequeno de água, que nem estava muito bem isolado, variou 6ºC. Se for um volume maior e mais bem isolado, deve variar menos.

Faz isso e vai na fé. Sanitiza tudo MUITO BEM, na dúvida, sanitize de novo. Duvida? sanitiza mais uma vez. Usa um sanitizante que não precise de enxágue. Se não contaminar a tua cerveja, garanto que com esse controle a cerveja vai ficar boa! só, com certeza, tu nunca mais vai conseguir fazer outra exatamente igual.

Minha geladeira de isopor é bem larga e baixa, então não da tampar ela completamente, vou tampar ela parcialmente e cobrir o outro lado com um pano.

Tudo, caixa, tampa, pano, tampa da garrafa, etc vai ser sanitizado.
Não sei se vou achar algum que não precise de enxague, se não achar vou deixar tudo mergulhado por 5 min e depois enxaguar.

Duas duvidas agora, quanto tempo então eu deixo fermentando na garrafa de 5L e nas garrafinhas de 500ml?
E o quanto de açucar equivalem 35g? Só achei os saches sendo vendidos em larga escala.

Então preciso de uma estimativa do peso, tirei foto usando sal:

Colher tamanho normal, completamente cheia, limite para transbordar. Acho que a densidade do sal deve ser a mesma do açucar então, tem como alguem pesar isso pra mim?

Obrigado

não te preocupa tanto com o açucar agora... tu só vai usar para envasar, e isso vai ser só em uns 15 dias...

mas pode deixar, vou envasar um lote hoje, e peso pra ti quanto que uma colher de sopa (rasa) tem de açucar.

uma dica. Vou pesar, e tu deve te basear, em uma colher rasa, entendendo rasa por: - colocar açucar na colher, passar o dedo rente ao topo da colher deixando apenas a parte côncava com açucar. Ou seja, o açucar deve tangenciar a parte superior da colher. Usando sempre a mesma colher, isso te dará muito mais precisão que enchendo ela como as tuas fotos...

http://www.dogsnet.com.br/img_sistemas/ecommerce/img_geral/980//Est-cheia-w.jpg

Minha geladeira de isopor é bem larga e baixa, então não da tampar ela completamente, vou tampar ela parcialmente e cobrir o outro lado com um pano.

Não sei se vou achar algum que não precise de enxague, se não achar vou deixar tudo mergulhado por 5 min e depois enxaguar.

Duas duvidas agora, quanto tempo então eu deixo fermentando na garrafa de 5L e nas garrafinhas de 500ml?
E o quanto de açucar equivalem 35g? Só achei os saches sendo vendidos em larga escala.

Então preciso de uma estimativa do peso, tirei foto usando sal:

Colher tamanho normal, completamente cheia, limite para transbordar. Acho que a densidade do sal deve ser a mesma do açucar então, tem como alguem pesar isso pra mim?

Obrigado

Uma colher de chá rasa tem de 3 a 4g de açucar (segundo minha medida).

Se vc puder compre uma balança e vá procurando equipamentos... é divertido medir as coisas...

abraço

Concordo com o Thiago. A balança é bem baratinha (a minha, paguei R$ 36,00, mas se consegue até por menos) e pesa até 10 kg, com precisão de 1 grama.
Sem contar que quando quiseres fugir dos kits prontos, vai ter que ter balança. E os kits prontos restringem um pouco as escolhas...

Cara se eu puder dar um conselho: NUNCA faça o primming estimando a quantidade de açucar. É perigoso de verdade, já vi garrafas explodindo e não é brincadeira.

Caso possivel, consiga alguma balança emprestada.

O que o RobsonCalefi disse é muito certo, leve isso na mais alta consideração.

Mais fácil ir em uma lanchonete, beber um café ou suco e pedir uns 2 ou 3 sachês.

Fazendo isso duas ou três vezes já vai conseguir os 6 ou 7 sachês que vai precisar.

Não precisa tanto. Só precisa sanitizar o fermentador, onde o mosto vai ficar.

Caixa, pano, tampa da caixa, nada disso vai entrar em contato com a cerveja, então não precisa sanitizar.

Só lavar e limpar bem já é suficiente.

Concordo com todos. É muito mais seguro pesar, sem contar que podes daí adicionar a quantidade que julgas ideal de açucar. Se quiser mais precisão ainda, sem medo de falta de uniformidade na mistura, adicione com seringa a quantidade certa em cada garrafa.

MAAAAAS, se por qualquer razão (não ter como pesar, estragar a balança à meia noite, não conseguir sachê de açucar, etc.) não conseguir pesar, é mais seguro adicionar um pouco menos de açucar/L (1 ou 2 gramas). A cerveja vai ficar menos carbonatada, mas a garrafa não vai explodir...

Acho muito dificil a garrafa explodir, afinal elas vão ser de plastico, maximo que deve acontecer é ela ficar muito dura ou deformar um pouco, essa pra ser exato:

http://i111.twenga.com/alimentos-be...-schin-agua-schin-tp_762077541054943560vb.jpg

Fui num 1,99 aqui perto de casa e achei esse copo graduado fantastico:

Não sei se pode confiar muito, vou testar aqui agora com sal baseado em cada colher rasa tendo 4g.

Quanto a compras... eu tenho que provar pra familia e amigos primeiro que da pra fazer cerveja melhor do que as duas marcas que todos conhecem, ai sim eu posso investir num kit basico tranquilo. Agora, só o termometro mesmo.

copo ótimo mesmo. ia te sugerir usar a densidade do açucar (1,61, se não me engano) e pegar algo graduado para água. O problema é que vc vai fazer só 5 L (talvez engarrafar até menos, por causa da borra que fica embaixo do fermentador). isso vai dar uma calda com 25 ~30 g (p/ 6g/L). o problema disto é que o açucar vai ter que ficar bem niveladinho no 25 do seu copo, porque 1 colher a mais (4 ~5 gramas) já vai aumentar em 1g/L.

Já que vai usar garrafa de água, aconselho a engarrafar uns 400 ~450 mL por garrafa e apertar a garrafa na lateral, deixando 2 dedos de folga em cima. Aí tua garrafa vai ter um bom volume para se expandir e tu vai ter certeza que tá carbonatando quando ela começar a expandir. Ah, e usar garrafa de água mineral COM GÁS

Testando aqui a graduação para agua o valor está exato, ela não tem graduação pra sal, só açucar e o valor deu bem fora.

Mais tarde vou no mercado e compro açucar refinado e testo.

Vi aqui agora, densidade do sal é 2,165 enquanto o do açucar é 1,61, por isso pode estár tão diferente.

Uma duvida aqui agora:

O que eu faço sobre a fermentação, deixo 9 dias primaria + 9 dias secundaria + 14 de envase? ou sigo a sugestão do colega em deixar menos tempo?

Em resumo, primaria e secundária dão no mesmo..
Como vc não tem como medir a atenuação sem densímetro, deixa no "fermentador" por no mínimo duas semanas, e depois envasa.

A maturação começa assim que a fermentação termina. Independente de você tirar o o slurry do fermento ou não isso ja vai ta ocorrendo.. Nessa quantidade (5L) não há necessidade de tirar o slury entre os processos, então deixa o tempo correr direto sem mexer na cerveja.

Abs

pesei pra ti, e atestei o que tínhamos mencionado antes. Medição com colher, sem balança, complica a vida.
Em 3 colheradas rasas de sopa, tirei 8, 11 e 9 g, sucessivamente. Ou seja, é difícil acertar sempre a mesma medida. Se insistir sem pesar, tenta ver se 2 colheres e meia de sopa rasas não fecham com os 25 do teu medidor...

Tem a questão da repetibilidade da medição da balança também. Se você medir 3x a mesma amostra, ele da resultados diferentes.. Acho difícil uma colherada rasa visualmente igual dar 3g de diferença.

Arrumei uma balança emprestada, o copo não era nada confiavel e troquei.

Tudo certo agora, só falta comprar os ingredientes, termometro e sanitizador.

Por check up vou deixar fotos dos exemplos de como tudo vai ser feito e do que pretendo comprar.

http://loja.lamasbrewshop.com.br/limpeza-sanitizacao/pac-200-peracetico-sanitizante.html

http://loja.lamasbrewshop.com.br/termometro-cervejeiro-incoterm.html

http://loja.lamasbrewshop.com.br/kit-american-pale-ale-apa-do-italiano-5l.html

Aqui vão as fotos:

Uma duvida:

É má ideia trocar o kit da APA por esse:

http://loja.lamasbrewshop.com.br/ki...rvejas/kit-para-5-litros-1/kit-trigo-5-l.html

Eu adoro cervejas de trigo, mas seria má ideia ?

Obrigado

A malha deste teu saco é meio grosso, e pelo visto, ele é de algodão. Não é o ideal. Melhor se for de material sintético e com malha mais fina (tem gente que usa aqueles de cortina). Vai funcionar, só vai filtrar menos e ser mais difícil de lavar. Como tua panela não tem válvula, tu não vai conseguir recircular também. A tendência é que tua cerveja fique mais turva.

O saco de grãos tem que ir até o fundo da panela, pra pegar no máximo de água possível. Quanto maior o volume de água tocar nos grãos, maior será a eficiência do processo.
Faz da seguinte forma:
1. esquenta a água até 72ºC
2. Coloca o saco e empurra bem pro fundo com a pá cervejeira / escumadeira (não sei o que tu vai usar), pra que o máximo de água entre em contato com teu malte
3. acrescenta o malte, lentamente e misturando

com material sintético, o saco não queima no fundo da panela. Com algodão, não posso te garantir.

Tu vai levantar assim o saco quando for fazer a lavagem. Como o volume é pequeno, sugiro colocar o saco dentro de um escorredor de macarrão.

Quanto a troca de receita, não aconselho. A weiss é mais chatinha de ser feita, pelo que dizem (eu nunca fiz). APA é bom porque a etapa mais fácil e garantida da brassagem é a fervura, e a adição dos lúpulos nos momentos certos é bem garantida. Sendo a característica principal de uma APA forte presença de lúpulo, ela vai mascarar possíveis erros na brassagem.

Sim, com certeza...
só, ali na foto ele não está próximo às superfícies lateriais da panela.

Faça como eu falei antes, empurre o saco para os cantos, com uma colher, escumadeira, etc.
Comece a largar o malte pelos cantos, em movimentos circulares, para que o malte pese bastante nos cantos e faça com que o saco cole nas paredes da panela. quanto menos água ficar entre parede da panela/saco de grãos, melhor vai ser teu processo (pelo menos, nisso que eu acredito, tem gente que só joga o saco, inclusive fechado, pra dentro da panela)

Back