• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Estudando a primeira brassagem

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kadrianno

Member
Reaction score
0
Olá pessoal, estou muito motivado a fazer parte deste seleto grupo.
:mug:
Não tenho experiência com as cervejas artesanais, mas quero produzir/experimentar diferentes sabores, cores, etc. :D:D
Estou pensando em começar pela Cream Ale e reduzir um pouco o IBU dela.
Será que vai dar certo?
Usarei o sistema BIAB para produzir 10 litros.

Attachments

• cream ale.bsmx
    16.2 KB
Também estou iniciando com BIAB. Fiz uma Irish Red Ale. Na minha primeira brassagem a OG ficou abaixo do estimado. Acredito que a moagem ficou muito "grossa". No BIAB, recomenda-se moer mais fino que o normal.

Moagem fina, quase farinha, usando todo o volume da água para atingir o necessário após a fervura. Se achar turva demais pro teu gosto, clarifica com gelatina. =D

Quanto receita, não irei opinar pois não tenho o beersmith instalado.

Boas brassagens.

Olá pessoal, estou muito motivado a fazer parte deste seleto grupo.
:mug:
Não tenho experiência com as cervejas artesanais, mas quero produzir/experimentar diferentes sabores, cores, etc. :D:D
Estou pensando em começar pela Cream Ale e reduzir um pouco o IBU dela.
Será que vai dar certo?
Usarei o sistema BIAB para produzir 10 litros.

Pelo que vi da receita, tu tá tentando fazer uma cerveja bem neutra, similar às comerciais, só de mais qualidade, certo? Se for este o caso, eu utilizaria o US-05, que é um fermento neutro. E fermentaria a 15 ou 16ºC durante uns 3 dias, daí começaria a aumentar a temperatura.
O S-04 é um fermento típico inglês, que mesmo a temperaturas mais baixas, dá um sabor e um aroma mais esterificado. Principalmente no aroma, ele domina bastante. Na minha opinião, ele combina mais com receitas que tenham pelo menos um pouco de malte caramelo ou torrado, o que é bem típico das cervejas inglesas.
Acho também que poderia aumentar pelo menos um pouco o IBU, levar pra uns 15. Eu considero 10 IBU como o mínimo dos mínimos.

A intenção inicial é mesmo esta. Quero iniciar com cervejas mais simples, neutras, de paladar mais suave. Depois vou avançando...
Ainda não fiz a primeira brassagem , pois estou a espera da chegada dos equipamentos/ingredientes. Mais já estou pensando na segunda (provavelmente kolsch e na terceira, uma witbier bem aromática)
Vou seguir suas recomendações a respeito do fermento da temperatura. Quanto ao IBU ainda tenho dúvida...

Se quer neutra, troca o fermento pra US-05 e fermenta a temperatura mais baixa (15 ~ 16 ºC)
Wit não é a melhor cerveja para iniciantes, pois usa muito cereal não maltado. Tem que fazer parada proteica. Se quiser fazer, sem problemas. Mas estude rampas, e o que uma rampa mal feita pode fazer com tua cerveja...

No mais, boas cervejas!

Back