Guenther
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- Apr 23, 2013
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Não esperem encontrar aqui informações completas e definitivas sobre espuma.
Infelizmente, literatura especializada sobre espuma é algo bem raro, então dos poucos livros e artigos que falam sobre isso, aqui vai um resumo.
O básico que deve entender sobre espuma é que todo o líquido carbonatado gera espuma, mas poucos a retém. Por exemplo, espumantes e refrigerantes geram bastante espuma quando você serve no copo, mas rapidamente essa espuma se extingue completamente, justamente o contrário do que queremos.
Então por que, na cerveja, a espuma perdura?
Porque a cerveja contem algumas substâncias, normalmente hidrofóbicas (como proteínas, ácidos de lúpulo, etc), que tendem a "fugir" do liquido indo pra cima, em direção à espuma, e aderem na superfície das bolhas mantendo-as juntas, formando sua estrutura. Esse "reforço" na estrutura retarda o processo de escorrimento/drenagem do líquido/cerveja que compõe essas bolhas.
Eventualmente, se a cerveja for tomada suficientemente devagar, essas substâncias quase que se solidificam e aderem às paredes do copo, formando o famoso Belgian Lace.
Coisas que ajudam na espuma:
- Proteínas Médias
- Proteínas grandes causam Haze na cerveja (turbidez).
- Proteínas Médias ajudam na formação e retenção de espuma, além de um mouthfeel agradável, ou seja, melhoram o corpo.
- Proteínas pequenas são necessárias para geração de FAN (free-amino-nitrogen), nutriente essencial para uma boa fermentação.
Dito isso, o que se deve lembrar?
O que hoje em dia é defendido em praticamente todas as literaturas mais contemporâneas e artigos: os maltes atuais praticamente são todos BEM modificados durante a malteação. Isso quer dizer que durante a malteação grande parte das proteínas grandes são quebradas em médias e pequenas resultando numa proporção adequeada que resulta em boa espuma, e quantidade mais que suficiente de FAN para a fermentação.
Por que estou dizendo isso? Pelo grande problema do excesso de rampas que é indiscriminadamente recomendado em receitas aqui no Brasil.
Ocorre que no Brasil muitas receitas disseminadas vieram de onde? De receitas antigas, muitas vezes originais de cervejarias, conseguidas por algum mestre cervejeiro, e em cervejarias, essas receitas podem vir de décadas atrás, e décadas atrás os maltes não eram tão bem malteados/modificados como são hoje, então se fazia necessário fazer várias rampas para quebrar beta glucans, corrigir pH, quebrar proteínas, gerar FAN, etc. Hoje? Hoje esses casos são raríssimos. Pouquíssimos maltes base europeus se beneficiam de rampas, e sabidamente, a quase totalidade de maltes base americanos e ingleses são super bem modificados. Resumindo, hoje em dia, com cervejas feitas com 100% malte (grãos malteados), não é NECESSÁRIO fazer rampas (salvas raríssimas exceções).
E se eu fizer uma parada protéica (50 a 55 graus) numa cerveja com 100% malte, o que ocorre?
Na maioria dos casos, estará quebrando proteínas médias em pequenas, e isso acarreta em diminuição de corpo e diminuição da retenção de espuma. Pode ser benéfico "caso eu pegue um malte europeu não tão modificado assim"? Até pode, mas isso precisa ser muito bem testado, e depende totalmente do malte que estiver utilizando. Resumindo, precisaria fazer várias levas iguais (receitas iguais) com e sem rampa para averiguar as diferenças. Via de regra, não precisa.
E se eu usar aveia, centeio, trigo NÃO malteados, ou ainda flocos de cevada?
Aveia, trigo, centeio, flocos de cevada, todos possuem bastante proteína, e isso melhora a espuma, mas lembre-se, elas precisam ser predominantemente médias, então é benéfico uma parada. No How to Brew, Palmer recomenda fazer uma parada protéica se usar 25% ou mais de cereais não maltados (http://howtobrew.com/book/section-3/how-the-mash-works/the-protein-rest-and-modification), mas no Livro (versão impressa, em edições mais recentes) ele também recomenda não ter medo de experimentar pequenas rampas protéicas com trigo maltado também.
- Melanoidinas - resumidamente, são resultado de uma espécie de "caramelização" (reações de Maillard) entre açúcares e amino ácidos, caracterizado por deixar as coisas marrons (vá ler um pouco sobre isso em: https://en.wikipedia.org/wiki/Maillard_reaction) - Ou seja, maltes especiais no geral melhoram a formação e retenção.
- Dextrinas - açúcares de cadeia longa gerado principalmente quando se mostura em temperatura mais alta (ativando mais a Alfa Amilase) que é bem pouco ou nada doce, e que aumenta o corpo da cerveja (https://en.wikipedia.org/wiki/Dextrin). Também ajudam na formação de espuma, e inclusive, existem especialmente feitos para ter alto conteúdo de dextrinas sem necessariamente serem escuros, como o CaraPils e assemelhados. Em resumo, cervejas mosturadas em temperaturas mais altas tendem a ter melhor retenção de espuma.
- Lúpulo - alguns dos alfa ácidos são hidrofóbicos e ajudam a espuma a se manter unida - ou seja, cervejas com grande lupulagem, especialmente pra amargor, tendem a ter uma formação e retenção melhor.
- Carbonatação Correta - Carbonatação correta é essencial. Pouca carbonatação gera poucas bolhas, e não "renova" o colarinho gerando bolhas constantemente. Muita carbonatação gera excesso de colarinho e normalmente uma espuma muito grossa. Carbonatação adequada, seguindo as tabelas clássicas de carbonatação por estilo, asseguram um colarinho adequado para cada cerveja.
- Copo feito para colarinho - Existem copos feitos para gerar espuma. Basicamente eles possuem micro-ranhuras no fundo que fazem o processo de nucleação ocorrer (quando a bolha se forma no meio do líquido, e nesse caso, no fundo do copo). É possível "criar" isso em qualquer copo fazendo um pequeno arranhão no fundo dele, mas eu não me responsabilizo.
- Temperatura - A cerveja mais gelada fica mais viscosa, e o CO2 fica mais denso, menos volumoso, gerando bolhas menores. Se as bolhas são menores, na mesma altura de colarinho são geradas muito mais camadas de bolhas, e isso gera mais retenção de espuma, já que o líquido das bolhas que estouram na camada mais de cima do colarinho tem um caminho mais difícil para percorrer até "caírem" de volta no líquido.
Coisas PREJUDICAM a espuma:
- Paradas protéicas desnecessárias - Quebram proteínas médias em pequenas, e isso tende a diminuir corpo e retenção de espuma (já que nessas proteínas médias é que estão as principais proteínas hidrofóbicas que se fixam na superfície das bolhas, ajudando-as a ficarem inteiras).
- Cervejas com pouco conteúdo protéico (muitas vezes pelo uso de adjuntos como milho, arroz, etc)
- GORDURA - seja durante o processo de fabricação, ou no copo, gordura "mata" a espuma. A gordura por si só até atua de forma parecida como as proteínas na formação de espuma, tanto que alguns sabões ou detergentes que contem gordura fazem espuma (e muita), porém os dois juntos "competem" na superfície da bolha para gerar espuma cada um do seu jeito, e nessa briga, eles se anulam e destroem a bolha (livro Foam, do Charles Bamforth).
- Carbonatação baixa demais ou alta demais
- Alto teor alcoólico - sim, álcool tende a destruir a espuma. Basta borrifar álcool puro em qualquer coisa com espuma, ou mesmo tentar criar bolhas em álcool puro. Ocorre que em cervejas fortes muitas vezes isso não é notado porque elas também contem um altíssimo teor de dextrinas e proteínas, que balanceiam esse fator e muitas vezes deixam a espuma até mais cremosa, como em uma Imperial Stout ou uma Barleywine, mas em certos casos, essa espuma legal só aparece se a carbonatação estiver um pouquinho acima do recomendado. É preciso experimentar.
Outras observações
- Algumas coisas NÃO tem uma explicação perfeita - Pois é, por isso que coloquei o título como "informações básicas e rápidas", pois algumas coisas que vemos por aí são difíceis de entender. Isso quer dizer que eventualmente você vai se deparar com uma leva onde a espuma está linda, e outra não, e a explicação, por vezes, não aparece nunca. Já tive problemas onde depois de quase um ano descobri que o problema era a torneira onde eu servia a cerveja, mas já tive outros problemas onde o motivo pelo qual uma leva ficou com espuma fininha e bonita, e a outra não, nunca apareceu.
- Bolhas fininhas no centro, e grandes nas laterais do copo, junto ao vidro - Aqui levanto uma bandeira: OPINIÃO PESSOAL - Para esse problema específico eu nunca achei texto/artigo/livro que defina perfeitamente as causas, mas minhas conclusões por observação são que, pela lógica, esse efeito nada mais quer dizer que as bolhas nas laterais do copo estão estourando e se tornando, juntas, bolhas maiores. Todas as vezes que vi isso acontecer, era 1 dentre 3 motivos: 1) cerveja carbonatada demais; 2) copo sujo; 3) copo quente / cerveja quente.
- Espuma demais - carbonatação demasiada (pseudo-gushing), ou o famoso "Gushing" - Gushing pode ser causado por uma série de fatores. Muitas vezes, é simplesmente confundido com excesso de carbonatação, e as vezes pode ser um pouco dos dois, mas Gushing mesmo, sozinho, é aquele onde abrimos a garrafa e não notamos uma pressão absurda, porém, a cerveja começa a espumar e não para mais, e quando para, ao tomarmos ela, o a sensação é de líquido pouco carbonatado. Bom, Gushing, resumindo BEM, mas BEM MESMO, pode ser causado por uma série de fatores, mas na maioria dos casos, é por contaminação. Essa contaminação pode ser prévia e ter ocorrido no malte por mal acondicionamento (coisa que, hoje em dia, praticamente só ocorre se você fez algo de errado em casa, pois nas maltarias e lojas é algo quase impossível) e consequente geração de fungos do gênero Fusarium, e que os faz gerar pequenas proteínas chamadas de Hidrophobins, e esses caras, em RESUMO, fazem o CO2 se desprender do líquido. Sabem aquela reação de colocar Mentos em Coca-cola? Pois bem, é algo parecido. Também poderíamos falar aqui sobre oxalato de cálcio, gushing por contaminação de ions de Ferro advindos de terra diatomácea, mas aí a brincadeira ia longe.
- Nitrogênio e o efeito Guiness - Nitrogenio tem uma solubilidade absurdamente menor que o CO2, porem, ele gera bolhas muito menores, e isso gera mais retenção de espuma. Fora isso, é importante dizer que nitrogênio afeta o aroma da cerveja e basicamente diminui o aroma, seja de malte, lúpulo, etc (Foam, BAMFORTH).
- Cor da espuma - Normalmente, quanto mais maltes caramelos/cristais/melano, mais a espuma tende a ter a cor da cerveja (escurecida), mas isso também vem acompanhado do corpo da cerveja. Ou seja, cervejas com muito malte especial, muito encorpadas, etc, tendem a ter a espuma com mais "cor" da própria cerveja (às vezes, escurecendo a espuma). Já cervejas leves e secas, mesmo escuras como uma Dry Stout, se estiverem bem clarificadas (sem micro resíduos dos maltes escuros), podem ter uma espuma bem branca.
Resumindo, como evitar todos os tipos de Gushing? Carbonate direito sua cerveja, mas SOBRETUDO, limpe e sanitize bem suas coisas, ESPECIALMENTE AS GARRAFAS! É comum ver cervejeiros juntando garrafas velhas e sujas que ficaram no tempo, pegando sujeira, chuva, etc, ou arrecadando "garrafas doadas" de amigos que tomaram e as deixaram sujas. Pois bem, algumas dessas garrafas tem algumas encrustrações que iriam demandar uma limpeza mecânica e sanitização muito mais fortes do que você vai fazer. Normalmente você vai, no máximo, passar uma escovinha, sanitizar, e pronto, só que algumas sujeiras mais grossas que escaparem ao seu olho podem ficar ali, e sanitizantes normais que usamos não conseguem facilmente penetrar nessas sujeiras e matar esses micróbios, e então eles fazem a festa na sua cerveja.
Então, por experiência, eu particularmente recomendo você utilize garrafas "novas", e siga reutilizando-as depois disso. Como reutilizar? Enxaguar imediatamente depois de tomar a cerveja, e deixá-las guardadas de cabeça pra baixo. Eu, particularmente, ainda borrifo sanitizante dentro delas antes de guardar. Quando falo em garrafas "novas", quero dizer efetivamente novas, ou de cervejas que você tenha comprado no mercado e acabou de tomar.
Usar garrafas que seu amigo ficou juntando no quintal? Eu não uso, mas se você quiser arriscar perder garrafas depois de tanto esforço, semanas ou meses de espera, tudo bem.
Abraço!
Algumas fontes:
- Livro Foam - Bamforth
- Kunze
- How to Brew
- http://www.homebrewersassociation.o...Informz&utm_medium=Email&utm_campaign=Default
- http://www.craftbeer.com/craft-beer-muses/the-science-behind-beer-foam
- http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=The_Theory_of_Mashing
- http://byo.com/mead/item/2966-dextrin-malts-mr-wizard
- http://byo.com/malt/item/621-fabulous-foam
- Method for the treatment of the phenomenon gushing in ... - http://www.erbsloeh.com/downloads/e...omenon gushing in beer and malt beverages.pdf
Infelizmente, literatura especializada sobre espuma é algo bem raro, então dos poucos livros e artigos que falam sobre isso, aqui vai um resumo.
O básico que deve entender sobre espuma é que todo o líquido carbonatado gera espuma, mas poucos a retém. Por exemplo, espumantes e refrigerantes geram bastante espuma quando você serve no copo, mas rapidamente essa espuma se extingue completamente, justamente o contrário do que queremos.
Então por que, na cerveja, a espuma perdura?
Porque a cerveja contem algumas substâncias, normalmente hidrofóbicas (como proteínas, ácidos de lúpulo, etc), que tendem a "fugir" do liquido indo pra cima, em direção à espuma, e aderem na superfície das bolhas mantendo-as juntas, formando sua estrutura. Esse "reforço" na estrutura retarda o processo de escorrimento/drenagem do líquido/cerveja que compõe essas bolhas.
Eventualmente, se a cerveja for tomada suficientemente devagar, essas substâncias quase que se solidificam e aderem às paredes do copo, formando o famoso Belgian Lace.
Coisas que ajudam na espuma:
- Proteínas Médias
- Proteínas grandes causam Haze na cerveja (turbidez).
- Proteínas Médias ajudam na formação e retenção de espuma, além de um mouthfeel agradável, ou seja, melhoram o corpo.
- Proteínas pequenas são necessárias para geração de FAN (free-amino-nitrogen), nutriente essencial para uma boa fermentação.
Dito isso, o que se deve lembrar?
O que hoje em dia é defendido em praticamente todas as literaturas mais contemporâneas e artigos: os maltes atuais praticamente são todos BEM modificados durante a malteação. Isso quer dizer que durante a malteação grande parte das proteínas grandes são quebradas em médias e pequenas resultando numa proporção adequeada que resulta em boa espuma, e quantidade mais que suficiente de FAN para a fermentação.
Por que estou dizendo isso? Pelo grande problema do excesso de rampas que é indiscriminadamente recomendado em receitas aqui no Brasil.
Ocorre que no Brasil muitas receitas disseminadas vieram de onde? De receitas antigas, muitas vezes originais de cervejarias, conseguidas por algum mestre cervejeiro, e em cervejarias, essas receitas podem vir de décadas atrás, e décadas atrás os maltes não eram tão bem malteados/modificados como são hoje, então se fazia necessário fazer várias rampas para quebrar beta glucans, corrigir pH, quebrar proteínas, gerar FAN, etc. Hoje? Hoje esses casos são raríssimos. Pouquíssimos maltes base europeus se beneficiam de rampas, e sabidamente, a quase totalidade de maltes base americanos e ingleses são super bem modificados. Resumindo, hoje em dia, com cervejas feitas com 100% malte (grãos malteados), não é NECESSÁRIO fazer rampas (salvas raríssimas exceções).
E se eu fizer uma parada protéica (50 a 55 graus) numa cerveja com 100% malte, o que ocorre?
Na maioria dos casos, estará quebrando proteínas médias em pequenas, e isso acarreta em diminuição de corpo e diminuição da retenção de espuma. Pode ser benéfico "caso eu pegue um malte europeu não tão modificado assim"? Até pode, mas isso precisa ser muito bem testado, e depende totalmente do malte que estiver utilizando. Resumindo, precisaria fazer várias levas iguais (receitas iguais) com e sem rampa para averiguar as diferenças. Via de regra, não precisa.
E se eu usar aveia, centeio, trigo NÃO malteados, ou ainda flocos de cevada?
Aveia, trigo, centeio, flocos de cevada, todos possuem bastante proteína, e isso melhora a espuma, mas lembre-se, elas precisam ser predominantemente médias, então é benéfico uma parada. No How to Brew, Palmer recomenda fazer uma parada protéica se usar 25% ou mais de cereais não maltados (http://howtobrew.com/book/section-3/how-the-mash-works/the-protein-rest-and-modification), mas no Livro (versão impressa, em edições mais recentes) ele também recomenda não ter medo de experimentar pequenas rampas protéicas com trigo maltado também.
- Melanoidinas - resumidamente, são resultado de uma espécie de "caramelização" (reações de Maillard) entre açúcares e amino ácidos, caracterizado por deixar as coisas marrons (vá ler um pouco sobre isso em: https://en.wikipedia.org/wiki/Maillard_reaction) - Ou seja, maltes especiais no geral melhoram a formação e retenção.
- Dextrinas - açúcares de cadeia longa gerado principalmente quando se mostura em temperatura mais alta (ativando mais a Alfa Amilase) que é bem pouco ou nada doce, e que aumenta o corpo da cerveja (https://en.wikipedia.org/wiki/Dextrin). Também ajudam na formação de espuma, e inclusive, existem especialmente feitos para ter alto conteúdo de dextrinas sem necessariamente serem escuros, como o CaraPils e assemelhados. Em resumo, cervejas mosturadas em temperaturas mais altas tendem a ter melhor retenção de espuma.
- Lúpulo - alguns dos alfa ácidos são hidrofóbicos e ajudam a espuma a se manter unida - ou seja, cervejas com grande lupulagem, especialmente pra amargor, tendem a ter uma formação e retenção melhor.
- Carbonatação Correta - Carbonatação correta é essencial. Pouca carbonatação gera poucas bolhas, e não "renova" o colarinho gerando bolhas constantemente. Muita carbonatação gera excesso de colarinho e normalmente uma espuma muito grossa. Carbonatação adequada, seguindo as tabelas clássicas de carbonatação por estilo, asseguram um colarinho adequado para cada cerveja.
- Copo feito para colarinho - Existem copos feitos para gerar espuma. Basicamente eles possuem micro-ranhuras no fundo que fazem o processo de nucleação ocorrer (quando a bolha se forma no meio do líquido, e nesse caso, no fundo do copo). É possível "criar" isso em qualquer copo fazendo um pequeno arranhão no fundo dele, mas eu não me responsabilizo.
- Temperatura - A cerveja mais gelada fica mais viscosa, e o CO2 fica mais denso, menos volumoso, gerando bolhas menores. Se as bolhas são menores, na mesma altura de colarinho são geradas muito mais camadas de bolhas, e isso gera mais retenção de espuma, já que o líquido das bolhas que estouram na camada mais de cima do colarinho tem um caminho mais difícil para percorrer até "caírem" de volta no líquido.
Coisas PREJUDICAM a espuma:
- Paradas protéicas desnecessárias - Quebram proteínas médias em pequenas, e isso tende a diminuir corpo e retenção de espuma (já que nessas proteínas médias é que estão as principais proteínas hidrofóbicas que se fixam na superfície das bolhas, ajudando-as a ficarem inteiras).
- Cervejas com pouco conteúdo protéico (muitas vezes pelo uso de adjuntos como milho, arroz, etc)
- GORDURA - seja durante o processo de fabricação, ou no copo, gordura "mata" a espuma. A gordura por si só até atua de forma parecida como as proteínas na formação de espuma, tanto que alguns sabões ou detergentes que contem gordura fazem espuma (e muita), porém os dois juntos "competem" na superfície da bolha para gerar espuma cada um do seu jeito, e nessa briga, eles se anulam e destroem a bolha (livro Foam, do Charles Bamforth).
- Carbonatação baixa demais ou alta demais
- Alto teor alcoólico - sim, álcool tende a destruir a espuma. Basta borrifar álcool puro em qualquer coisa com espuma, ou mesmo tentar criar bolhas em álcool puro. Ocorre que em cervejas fortes muitas vezes isso não é notado porque elas também contem um altíssimo teor de dextrinas e proteínas, que balanceiam esse fator e muitas vezes deixam a espuma até mais cremosa, como em uma Imperial Stout ou uma Barleywine, mas em certos casos, essa espuma legal só aparece se a carbonatação estiver um pouquinho acima do recomendado. É preciso experimentar.
Outras observações
- Algumas coisas NÃO tem uma explicação perfeita - Pois é, por isso que coloquei o título como "informações básicas e rápidas", pois algumas coisas que vemos por aí são difíceis de entender. Isso quer dizer que eventualmente você vai se deparar com uma leva onde a espuma está linda, e outra não, e a explicação, por vezes, não aparece nunca. Já tive problemas onde depois de quase um ano descobri que o problema era a torneira onde eu servia a cerveja, mas já tive outros problemas onde o motivo pelo qual uma leva ficou com espuma fininha e bonita, e a outra não, nunca apareceu.
- Bolhas fininhas no centro, e grandes nas laterais do copo, junto ao vidro - Aqui levanto uma bandeira: OPINIÃO PESSOAL - Para esse problema específico eu nunca achei texto/artigo/livro que defina perfeitamente as causas, mas minhas conclusões por observação são que, pela lógica, esse efeito nada mais quer dizer que as bolhas nas laterais do copo estão estourando e se tornando, juntas, bolhas maiores. Todas as vezes que vi isso acontecer, era 1 dentre 3 motivos: 1) cerveja carbonatada demais; 2) copo sujo; 3) copo quente / cerveja quente.
- Espuma demais - carbonatação demasiada (pseudo-gushing), ou o famoso "Gushing" - Gushing pode ser causado por uma série de fatores. Muitas vezes, é simplesmente confundido com excesso de carbonatação, e as vezes pode ser um pouco dos dois, mas Gushing mesmo, sozinho, é aquele onde abrimos a garrafa e não notamos uma pressão absurda, porém, a cerveja começa a espumar e não para mais, e quando para, ao tomarmos ela, o a sensação é de líquido pouco carbonatado. Bom, Gushing, resumindo BEM, mas BEM MESMO, pode ser causado por uma série de fatores, mas na maioria dos casos, é por contaminação. Essa contaminação pode ser prévia e ter ocorrido no malte por mal acondicionamento (coisa que, hoje em dia, praticamente só ocorre se você fez algo de errado em casa, pois nas maltarias e lojas é algo quase impossível) e consequente geração de fungos do gênero Fusarium, e que os faz gerar pequenas proteínas chamadas de Hidrophobins, e esses caras, em RESUMO, fazem o CO2 se desprender do líquido. Sabem aquela reação de colocar Mentos em Coca-cola? Pois bem, é algo parecido. Também poderíamos falar aqui sobre oxalato de cálcio, gushing por contaminação de ions de Ferro advindos de terra diatomácea, mas aí a brincadeira ia longe.
- Nitrogênio e o efeito Guiness - Nitrogenio tem uma solubilidade absurdamente menor que o CO2, porem, ele gera bolhas muito menores, e isso gera mais retenção de espuma. Fora isso, é importante dizer que nitrogênio afeta o aroma da cerveja e basicamente diminui o aroma, seja de malte, lúpulo, etc (Foam, BAMFORTH).
- Cor da espuma - Normalmente, quanto mais maltes caramelos/cristais/melano, mais a espuma tende a ter a cor da cerveja (escurecida), mas isso também vem acompanhado do corpo da cerveja. Ou seja, cervejas com muito malte especial, muito encorpadas, etc, tendem a ter a espuma com mais "cor" da própria cerveja (às vezes, escurecendo a espuma). Já cervejas leves e secas, mesmo escuras como uma Dry Stout, se estiverem bem clarificadas (sem micro resíduos dos maltes escuros), podem ter uma espuma bem branca.
Resumindo, como evitar todos os tipos de Gushing? Carbonate direito sua cerveja, mas SOBRETUDO, limpe e sanitize bem suas coisas, ESPECIALMENTE AS GARRAFAS! É comum ver cervejeiros juntando garrafas velhas e sujas que ficaram no tempo, pegando sujeira, chuva, etc, ou arrecadando "garrafas doadas" de amigos que tomaram e as deixaram sujas. Pois bem, algumas dessas garrafas tem algumas encrustrações que iriam demandar uma limpeza mecânica e sanitização muito mais fortes do que você vai fazer. Normalmente você vai, no máximo, passar uma escovinha, sanitizar, e pronto, só que algumas sujeiras mais grossas que escaparem ao seu olho podem ficar ali, e sanitizantes normais que usamos não conseguem facilmente penetrar nessas sujeiras e matar esses micróbios, e então eles fazem a festa na sua cerveja.
Então, por experiência, eu particularmente recomendo você utilize garrafas "novas", e siga reutilizando-as depois disso. Como reutilizar? Enxaguar imediatamente depois de tomar a cerveja, e deixá-las guardadas de cabeça pra baixo. Eu, particularmente, ainda borrifo sanitizante dentro delas antes de guardar. Quando falo em garrafas "novas", quero dizer efetivamente novas, ou de cervejas que você tenha comprado no mercado e acabou de tomar.
Usar garrafas que seu amigo ficou juntando no quintal? Eu não uso, mas se você quiser arriscar perder garrafas depois de tanto esforço, semanas ou meses de espera, tudo bem.
Abraço!
Algumas fontes:
- Livro Foam - Bamforth
- Kunze
- How to Brew
- http://www.homebrewersassociation.o...Informz&utm_medium=Email&utm_campaign=Default
- http://www.craftbeer.com/craft-beer-muses/the-science-behind-beer-foam
- http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=The_Theory_of_Mashing
- http://byo.com/mead/item/2966-dextrin-malts-mr-wizard
- http://byo.com/malt/item/621-fabulous-foam
- Method for the treatment of the phenomenon gushing in ... - http://www.erbsloeh.com/downloads/e...omenon gushing in beer and malt beverages.pdf
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