@Guenther, acabei de ter um péssimo problema de espuma em uma leva. Será que você poderia me ajudar a descobrir o motivo?
É uma Belgian Blond Ale, com 6% ABV que eu fiz usando 100% malte Pilsen The Swaen, e 18 de IBU. Ela ficou bem carbonatada com 3.1 de co2. Já tem 1 mês que está engarrafada. Na boca a sensação de gás é boa, mas o problema é que ao servir a espuma desaparece completamente muito rápido, em menos de 10 segundos, dá até pra ouvir o barulho efervescente das bolhas estourando me lembrando um refrigerante, inclusive pela textura da espuma.
Não fiz nenhuma parada, e tenho certeza que a temperatura de mosturação ficou entre 64 e 68.
Minha água é extremamente mole e eu corrigi com sais para deixa-la assim Ca=65, Mg=7, Na=26, SO=140, Cl=44, HCO=37. O que deixou a água com PH 6.4. A clarificação foi feita com gelatina, que deixou a cerveja bem cristalina.
O único problema que eu encontrei foi que eu errei na quantidade de água do fly sparge, o que deu um pouco a mais de mosto, e pra corrigir isso eu fiz uma fervura de 2 horas. Será que só essa fervura longa já seria responsável por isso? Ou será que para eu ter espuma deveria ter necessariamente usado um mate especial? Ou poderia ser uma outra coisa?