• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Espuma da fervura do mosto

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sergiobrid

Well-Known Member
Reaction score
28
Pessoal,

Fiz minha primeira brassagem hoje e fiz uma weiss, aparentemente deu tudo certo, a cor ficou muito bonita OG 1047,5, porem quando coloquei o mosto na fervura nao formou a tal espuma que todos falam que forma deixei uns 20 minutos fervendo e nao formou espuma nenhuma.

será que fiz algo errado?

obs: fiz 20l em um fogao normal e o fogão nao deu conta de ferver intensamente mesmo com a tampa na penela, estava fervendo mais nal aquele fulcao em erupcao borbulhando de uma fervura alta

A recirculaçao do mosto repeti o processo umas 50 vezes sem exagero pra garantir que iria ficar bom rsrsrsrsrssr

E quando fiz o whirpool e depois resfriei o mosto etc ficou muita coisa no fundo uma placa extranha é assim mesmo?

Brassagem:

3 kg de malte
2,5 kg de trigo

15 mim a 50 graus

60 mim a 68 graus

Provavelmente foi a fervura fraca mesmo que não levou as proteínas pra cima pra formar a espuma.

Outra coisa, fervura é sempre aberto, nunca tampe, a fervura elimina coisas indesejadas do mosto(dms) e se vc tampar volta tudo pro mosto quando condensa na tampa.

Será que vai ficar com gosto ruim a cerveja por causa disso ou é algo mais sutil esses sabores que podem (dms)?

no whirpool condensou muita coisa parecida até uma placa gosmenta no fundo

eu fiz o whirpool com o mosto bem quente ainda antes de resfriar, e depois resfriei em outra panela com o mosto passando pela grais bag dobrada em 4 o liquido saiu bem limpo, sera que mesmo assim posso ter algum off flavor? e será que isso pode fazer a cerveja ficar ruim a ponto de nao dar pra beber?

Cara, a ponto de não beber só ocorre com problemas sérios como contaminação, queimar os grãos durante a mosturação, etc.

Agora, será que tem chance de off-flavors? Óbvio que tem..... tu estás começando, certamente ta cometendo uma série de pequenos erros (a começar pelo fogo fraco pra fervura), etc. Isso é totalmente normal, e vais eliminar esses pequenos problemas ao longo do tempo conforme aprender, e NÃO precisa filtrar o mosto com grain bag após a fervura na hora de transferir.

Toda a descrição do que ocorreu no processo pareceu normal.

Abraço,

Provavelmente foi a fervura fraca mesmo que não levou as proteínas pra cima pra formar a espuma.

Outra coisa, fervura é sempre aberto, nunca tampe, a fervura elimina coisas indesejadas do mosto(dms) e se vc tampar volta tudo pro mosto quando condensa na tampa.
Olá Raisoshi,

Fermentacao aberto, um pouco maior. Bom para ver a Krausen de espuma ;-)

Abraco

Attachments

• schneider_fuehrung_1.jpg
    schneider_fuehrung_1.jpg
    82.2 KB
nossa quanta espuma na foto rsrsrsr.

O fogão nao deu conta de ferver, tive que deixar com a tampa para poder borbulhar um pouquinho pois sem a tampa nem borbulha nao fazia.

No whirpool formou uma placa bem densa e em grande quantidade.

Esse off flavor que tanto falam que poderá ficar na minha cerveja é algo bem sutil pra sentir por degustadores experientes, ou novato como eu que nao entende muito irá notar tbm????

espero que minha cerveja nao fique ruim a ponto e sentir gosto ruim e nao dar pra beber.

Vou comprar um fogareiro decente

nossa quanta espuma na foto rsrsrsr.

O fogão nao deu conta de ferver, tive que deixar com a tampa para poder borbulhar um pouquinho pois sem a tampa nem borbulha nao fazia.

No whirpool formou uma placa bem densa e em grande quantidade.

Esse off flavor que tanto falam que poderá ficar na minha cerveja é algo bem sutil pra sentir por degustadores experientes, ou novato como eu que nao entende muito irá notar tbm????

espero que minha cerveja nao fique ruim a ponto e sentir gosto ruim e nao dar pra beber.

Vou comprar um fogareiro decente

Minha primeira brassagem foi uma american light lager e cometi o mesmo erro que você, e foi nítida a presença do cheiro de milho cozido (dms), tipo pamonha, mas não ficou intragável, apesar de presença de off flavors adorei como uma primeira leva.

Mais importante ainda é o cuidado que você terá com a fermentação: taxa de inoculação correta, controle de temperatura, oxigenação do mosto.

Mas fica tranquilo, quando você abrir a primeira garrafa vai ser sensacional.

Latest posts

Back