• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Erva mate para aromatizar

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

moisessantos

Member
Reaction score
2
Bueno moçada.. Estou querendo fazer uma IPA aromatizada com erva mate.
Tenho duas dúvidas básicas.
A primeira eh: como limpar está erva pra colocar ela em um "dry erva"? Devo fazer um chá? Mas sei de início que um bom mate não se faz com erva fervida pq como dizia meu avô tu queima a erva...seria possível resfriar a tal ponto que eu matasse os microorganismos?
E a segunda eh: que tipo de lúpulo combinaria pra fazer um amargor bacana mas deixar o dry erva falar mais alto no aroma? Creio q deva ser algum com poucos óleos e bastante alfa ácidos e que tenha aroma herbal...alguém tem alguma dica?
Grato a todos.

Acho que o ideal seria fazer o chá na temperatura correta (uns 70°C, acredito), depois coar pra tirar toda a erva e ferver só a solução pra esterilizar. Depois, é só aguardar esfriar e jogar no balde!

Bueno moçada.. Estou querendo fazer uma IPA aromatizada com erva mate.
Tenho duas dúvidas básicas.
A primeira eh: como limpar está erva pra colocar ela em um "dry erva"? Devo fazer um chá? Mas sei de início que um bom mate não se faz com erva fervida pq como dizia meu avô tu queima a erva...seria possível resfriar a tal ponto que eu matasse os microorganismos?
E a segunda eh: que tipo de lúpulo combinaria pra fazer um amargor bacana mas deixar o dry erva falar mais alto no aroma? Creio q deva ser algum com poucos óleos e bastante alfa ácidos e que tenha aroma herbal...alguém tem alguma dica?
Grato a todos.

Oi Moises,

Resfriar não mata. Funcionaria pasteurizar, no caso... não precisa ferver, mas manter a uns 80ºC por uns minutos.

Pessoalmente, acho má ideia fazer IPA com erva mate. Se quer que algo apareça no aroma sem ser o lúpulo, escolheria outra receita.

Abraço

Realmente ferver "estraga tudo". Mesmo sem a erva-mate junto. Segue meu relato (procedimento e resultado).

Na minha tentativa de "pale mate", fiz uma infusão a frio. Deixei a erva-mate com água na geladeira uns dois ou três dias, ficou bem saboroso. Anotei a proporção (água/erva-mate) e pinguei com uma pipeta em uma cerveja comercial do mesmo estilo que eu faria até ficar do meu agrado. Anotei a proporção (infusão/cerveja) e preparei o equivalente para minha leva.

Resolvi misturar na hora do priming/envase pra perder o mínimo de aroma, mas na hora resolvi ferver o líquido (já coado) para sanitizar. Para minha surpresa, depois de ferver a infusão mudou completamente, perdeu quase todo aroma e grande parte do sabor.

Na cerveja pronta o sabor ficou no retrogosto, bem sutil. A OG ficou bem acima do estimado então também ajudou a camuflar.

Fiz esses tempos..
Coloquei bem no final da fervura..
Ela ta terminando de ficar pronta na garrafa..abri uma hj e carregou sabor considerável..diria até q na medida...mas o aroma, apesar de presente ficou fraco..
Próximo teste vou manter essa da fervura e aplicar um pouco no envase ou na maturação..
Valeu pelas dicas..
Mas Axo q posso chamar de IPA ainda..soh preciso aumentar o aroma...o amargor ta legal.

Back