• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Erros - APA

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jpaulofsantos

New Member
Reaction score
0
Olá pessoal, esta é a minha 3ª brassagem (APA) e cometi alguns erros e preciso de uma ajuda no seguinte:

Tenho uma panela elétrica com controlador de temperatura, aqueci a água até 65°C e quando fui adicionar o malte, por algum descuido tirei o sensor da água. Durante este breve período, já com o malte na panela, voltei o sensor e estava em 74°C.

Demorou uns 30min para cair até 65°C e deixei mais 35min controlado nos 65°C (não fiz teste do Iodo).

Parti para a fervura, adicionei lupulo a 60min depois a 5min. Uso chiller de placas e não sei o que aconteceu mas estava entupindo (acho que era o lupulo que estava causando este problema) e demorei muito para resfriar o mosto.

Medi a OG e consegui apenas 1038 (esperado de 1049).

Pergunta: quando joguei o malte a 74ºC já era? Deveria ter deixado mais tempo a 65°C? (no caso ficou apenas 35min)

Como evitar de entupir o chiller de placas? Lembrando que além do fundo falso, envolvi o malte num pano fino para evitar de vazar malte e fiz whirpool antes de inicir o resfriamento.

Um grande abraço a todos e feliz 2017!

Algumas sugestões... nesse tópico o pessoal deu algumas dicas de como monitorar e corrigir a OG: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5141271

Outro ponto, compre o iodo. É a melhor forma de ter certeza se você aproveitou direito os açucares do malte.

Eu aprendi a deixar a água ir até 71/72 graus para então colocar o malte, afinal, quando você coloca a temperatura vai cair para uns 66 graus, então você pode só manter nessa temperatura. Se você deixa a água em 65 e então coloca o malte, a temperatura vai cair muito. Talvez isso até seja o que você espera, não conheço suas rampas, mas se a ideia era ficar em 66, o ideal é subir a temperatura da água antes de colocar o malte.

Sobre o entupimento, acho difícil do lúpulo ser o culpado, talvez você tenha levado malte para a fervura. Um filtro pode ajudar bastante nesse ponto, afinal, a bazooka não segura tudo direito. Eu tenho esse aqui:
847711-MLB20610407952_032016-Y.jpg

Ah, você não comentou se fez recirculação e lavagem, caso não tenha feito, faça da próxima vez. Isso ajuda a acertar a OG. Se tiver feito pouco, faça um pouco mais. rs

Sobre demorar para resfriar o mosto, até onde sei, o principal risco é a contaminação, fora isso não há problemas... não vai interferir na OG.

Abs!

Obrigado pela resposta.

Minha panela é do tipo Braumeister, eu faço a recirculação durante a brassagem mesmo. Vedei bastante o voal com o malte.... não percebi grãos no chiller. Estranho esse entupimento.

Antes de começar a etapa do resfriamento, vou usar essa dica do filtro! Valeu

Back