• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Engarrafadora de contra-pressão

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Na verdade estava querendo me referir as garrafas, depois de envasar pro contra pressão a cerveja gelada, posso deixar as garrafas a temperatura ambiente?

Pode, mas daí elas vão passar a maturar a quente, daí vc tem que ver se isso cabe à cerveja ou suas possibilidades (de espaço, se vai beber logo, etc)...

Lembre-se de sempre purgar muito bem o oxigenio da garrafa, porque qualquer oxigenio residual será ruim e as reações de oxidação ainda são aumentadas com o aumento de temperatura...

Trindade, a questão não é poder ou não poder. Isso pouco existe em matéria de cerveja. A questão é ENTENDER as vantagens/desvantagens de maturar a quente, ou a frio, e dependendo do estilo.

Dá uma olhada no tópico "Breve explicação sobre fermentação, maturação, etc" na área de fermentação. Lá eu falo um pouco sobre as consequências.

Abraço,

Guenther, já havia lido o tópico que você citou, e refiz a leitura novamente para não haver dúvidas.

fiquei com uma dúvida, todos falam no cuidado ao fazer priming pelo risco de explodir a garraf, eu não corro esse risco usando contra pressão? até onde eu posso ir com segurança?

fiquei com uma dúvida, todos falam no cuidado ao fazer priming pelo risco de explodir a garraf, eu não corro esse risco usando contra pressão? até onde eu posso ir com segurança?

Ainda corre algum risco sim, só que das possibilidades de erro existe 1 a menos (a mais comum), que seria a super-dosagem de açucar. As outras, como fermentação incompleta ou contaminação continuam existindo. Se vc embarrilar, carbonatar e encher por contra-pressão uma garrafa com uma cerveja que tenha travado a fermentação ou não atenuado tudo o que deveria por algum motivo, voce ainda corre risco dela voltar a atenuar na garrafa.

Em geral, eu acho que contra-pressão dá um ótimo resultado, porque vc pode fazer um ajuste muito fino da sua carbonatação final, sem se preocupar com super-dosagem.

hmm, mas quando estou envasando não corro o risco da garrafa explodir na minha mão? Por exemplo ter carbonatado a cerveja com 1 kgf, na hora da contrapressão pelo q entendi teria q colocar essa mesma pressão na garrafa, ela agüenta tranqüilamente?

hmm, mas quando estou envasando não corro o risco da garrafa explodir na minha mão? Por exemplo ter carbonatado a cerveja com 1 kgf, na hora da contrapressão pelo q entendi teria q colocar essa mesma pressão na garrafa, ela agüenta tranqüilamente?

Aguenta tranquilamente!

Pra encher via contra-pressão pode utlizar um pouco mais, tipo 0.5kgf a mais do que vc tem no barril, daí não espuma no envase.

Resumindo, se eu tenho uma cerveja carbonatada em 1kg, na hora de envasar eu regulo pressurizo o barril em 1,5kg, e a garrafa eu pré-pressurizo nesse mesmo 1,5kg (utilizo um T no cilindro de CO² para garantir que estou usando exatamente a mesma pressão em ambos.

Grande Guenther,

Quanta pressão essas garrafas de 600 e 300 aguentam? Existe uma margem segura para trabalhar com elas? No meu caso, 80% das levas são carbonatas no PM com 1,5kg +-, é seguro colocar 2kg na linha de envase?

Obrigado.

Grande Guenther,

Quanta pressão essas garrafas de 600 e 300 aguentam? Existe uma margem segura para trabalhar com elas? No meu caso, 80% das levas são carbonatas no PM com 1,5kg +-, é seguro colocar 2kg na linha de envase?

Obrigado.
Sim, as garrafas suportam bem mais que isso, por volta de 4kg.

Eu normalmente envaso cervejas carbonatadas com 0,8kg, utilizando 2 a 2,5kg de pressão na linha de envase.

Abraço,

Olá pessoal!

Então, estou revivendo este post por que estou enfrentando alguns problemas na hora do envase.

O primeiro problema, é que na hora de aliviar a pressão da garrafa para desatarraxar a envasadora, a cerveja espuma MUITO dentro da garrafa.

O segundo problema, creio ter relação com o primeiro.
Já que a cerveja espuma demais dentro da garrafa, depois que eu tampo, e mais tarde vou abrir a garrafa para verificar como ficou, ela está totalmente flat.

O que eu posso estar fazendo de errado?
(Utilizo um keg de 30l a mais ou menos 5ºC, cerveja carbonatada a 1 bar com a pressão um pouco maior no barril na hora do envase)

Abraços!

Então,
Como eu relatei antes a ceva tava bem flat, e tive a oportunidade de testar o método novamente em uma outra leva.

utilizei 2bar para carbonatação e 2,5bar pro envase. Funcionou perfeitamente, na real acho até que carbonatei demais, mas não me incomodou.

Então conclui que o meu erro na leva anterior foi apenas uma baixa carbonatação na ceva.

Uma dúvida ... se eu carbonatar no barril, agitando ele, e depois de um tempo não estiver mais entrando co2, marcando por exemplo 0,8 no manômetro e eu fechar o gás e mesmo balançando o barril, a pressão continuar estabilizada, que dizer que alcançou o equilíbrio ?
Ou se eu deixar de um dia pro outro, ainda pode ser que perca pressão e eu precise dar um pouco mais de gás ?

Uma dúvida ... se eu carbonatar no barril, agitando ele, e depois de um tempo não estiver mais entrando co2, marcando por exemplo 0,8 no manômetro e eu fechar o gás e mesmo balançando o barril, a pressão continuar estabilizada, que dizer que alcançou o equilíbrio ?
Ou se eu deixar de um dia pro outro, ainda pode ser que perca pressão e eu precise dar um pouco mais de gás ?

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=K3WvZG6Tbxs[/ame]

Latest posts

Back