• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dry Hopping

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Bom dia, Nobres Cervejeiros!!!!!

Não consegui achar muita coisa sobre CONTAMINAÇÃO NO DRY HOPPING.

Como evitá-la?

O Bag pode ser fervido e sanitizado. Mas E OS LÚPULOS?
Como faço para "limpa-los" e não correr o risco de contaminar a cerva?

Obrigado!!!
:tank:

Bom dia, Nobres Cervejeiros!!!!!

Não consegui achar muita coisa sobre CONTAMINAÇÃO NO DRY HOPPING.

Como evitá-la?

O Bag pode ser fervido e sanitizado. Mas E OS LÚPULOS?
Como faço para "limpa-los" e não correr o risco de contaminar a cerva?

Obrigado!!!
:tank:

@cleberpabreu lúpulo contaminado é algo muitooo difícil de acontecer... Se ele estiver naquelas embalagens de alumínio hermeticamente fechadas (que é o de praste) basta abrir, despejar no hopbag sanitizado e mergulhar na cerveja sem medo!

Já fiz assim muitas vezes e sempre deu certo! Eu ainda coloco um copo de dose dentro do hopbag pra ele afundar no balde maturador...

Abraço!

Lupulo tem componentes que sao bactericidas. Fica tranquilo

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Faço dry hopping em praticamente todas minhas cervejas e em todas uso gelatina para clarificar. O uso da gelatina, na minha percepção, não altera em nada o aroma extraído no dry hopping. Aliás o aroma depende muito do lúpulo que se usa (devido a qtd de óleos em cada tipo), mas nas minhas últimas levas tenho conseguido um aroma realmente muito bom utilizando em torno de 5g/litro.
[]'s

E qual lúpulo tu usa?

Estou fazendo a receita da Jack Hammer que a brewdog disponibilizou, e a quantidade de lúpulo no DH é absurda. Nâo consegui achar a técnica exata que eles usam. Alugém sabe?
Se não encontrar. penso em colocar metade dos lúpulos na secundária e metade nos 3 últimos dias de maturação, depois 2 dias de gelatina e envazar.

E qual lúpulo tu usa?
Pra dry hopping procuro usar lúpulos com maior qtd de óleos. Amarillo, Simcoe, Mosaic, Citra, Centennial, Ahtanum, Chinook, Galaxy, Ella, El Dorado, Denali, Equinox, são alguns que uso.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Pra dry hopping procuro usar lúpulos com maior qtd de óleos. Amarillo, Simcoe, Mosaic, Citra, Centennial, Ahtanum, Chinook, Galaxy, Ella, El Dorado, Denali, Equinox, são alguns que uso.

OK, mas qual tu recomenda para somente dar aroma tipico de uma IPA?

Bem, fiz uma IPA com Azacca e El Dorado...eles não são lúpulos que assumem um protagonismo como o Citra e o Amarillo...talvez uma combinação Azacca, El Dorado e Amarillo na proporção 2:2:1 ou 3:3:1 fique legal!

Bem, fiz uma IPA com Azacca e El Dorado...eles não são lúpulos que assumem um protagonismo como o Citra e o Amarillo...talvez uma combinação Azacca, El Dorado e Amarillo na proporção 2:2:1 ou 3:3:1 fique legal!

Mesmo sendo lupulos de aroma, eles emprestam um pouco de amargor tambem não é? Entao se tu nao quer muito amargor nao da pra exagerar nos lupulos de amargor pois vai ter o amargor vindo dos lupulos de aroma, não seria?

OK, mas qual tu recomenda para somente dar aroma tipico de uma IPA?
Qualquer um dos que eu citei te darão os aromas cítricos e frutados para uma IPA, mas existem muitos outros tbm.
Qdo não conheço o lúpulo faço uma single Hop pra identificar as características do lúpulo.

Mesmo sendo lupulos de aroma, eles emprestam um pouco de amargor tambem não é? Entao se tu nao quer muito amargor nao da pra exagerar nos lupulos de amargor pois vai ter o amargor vindo dos lupulos de aroma, não seria?

Sim...a não ser que os use no Dry Hopping ou na etapa de resfriamento do mosto pós-fervura (em temperaturas abaixo de 70C)...

Como o colega explicou ai encima, double DH vc faz duas vezes o procedimento, uma no final da fermentacao(geralmente melhor extracao de oleos), e uma na maturacao, sempre faco na maturacao e o resultado fica incrivel, muito aroma, porem eu uso quantidades maiores, mais de 60g de lupulo, teve uma que botei 160g de lupulos americanos para 20l...ficou demais

No final da fermentação tu usa o hopbag?
E na maturação tu fala em temperaturas de 12°C?
Que tu acha de fazer esta ultima lupulagem ja a uma temperatura de 0-2°C?

No final da fermentação tu usa o hopbag?
E na maturação tu fala em temperaturas de 12°C?
Que tu acha de fazer esta ultima lupulagem ja a uma temperatura de 0-2°C?

no meu ver, cada homebrewer deve ter o seu método de dry hopping...tem pessoas que falam que DR a 25 graus é ótimo, outros não....outros falam DR a frio...outros 15 dias...outros 2 dias e por aí vai...

faça testes e tire suas conclusões e não se esqueça de anotar todos os aspectos que você levou em consideração...tente testar tempo de DR, temperatura de DR e quantidade de lupulo usado.. para fazer um teste legal, tente usar um grist com pilsen/pale, sem caramelo....use single hop, assim já aproveita o momento e vai conhecendo o perfil sensorial de cada lupulo...

Exemplo: 70% pilsen, 30% pale. Citra aos 60 min. 20IBU, Citra aos 15 min. 20 IBU, citra aos 5 min. 5 IBU. Dry hopping no ultimo grau plato de fermentação, 2gr/litro por 3 dias e depois 2gr/litro a 4-5 graus por 5 dias...lembre de usar fermento neutro (US05) e "respeitá-lo", fermentando a 18-19 graus....DR sem hop bag...depois de pronto o DR, baixa pra -0,5° e depois gelatina por 2-3 dias...

depois faça outro lote, alterando somente um dos parametro (tempo, temperatura e quantidade).

good luck

no meu ver, cada homebrewer deve ter o seu método de dry hopping...tem pessoas que falam que DR a 25 graus é ótimo, outros não....outros falam DR a frio...outros 15 dias...outros 2 dias e por aí vai...

faça testes e tire suas conclusões e não se esqueça de anotar todos os aspectos que você levou em consideração...tente testar tempo de DR, temperatura de DR e quantidade de lupulo usado.. para fazer um teste legal, tente usar um grist com pilsen/pale, sem caramelo....use single hop, assim já aproveita o momento e vai conhecendo o perfil sensorial de cada lupulo...

Exemplo: 70% pilsen, 30% pale. Citra aos 60 min. 20IBU, Citra aos 15 min. 20 IBU, citra aos 5 min. 5 IBU. Dry hopping no ultimo grau plato de fermentação, 2gr/litro por 3 dias e depois 2gr/litro a 4-5 graus por 5 dias...lembre de usar fermento neutro (US05) e "respeitá-lo", fermentando a 18-19 graus....DR sem hop bag...depois de pronto o DR, baixa pra -0,5° e depois gelatina por 2-3 dias...

depois faça outro lote, alterando somente um dos parametro (tempo, temperatura e quantidade).

good luck

Obrigado, já fiz bastante testes, e nunca consegui colocar aroma, só o amargor fica uma blz, rsrsrs. Esta sugestão que tu me deu, vou fazer. Só não quero errar é disperdisar material. Por isso perguntei sobre hopbag, pois se deixar o lúpulo desde o primeiro DH pode ficar com o já falado gosto de grama. Mas quando consegui passar algum sabor para a cerveja foi colocando os pelets direto mesmo. Obrigado pela sugestão. Vou executar nas próximas semanas e coloco o resultado aqui.

Estou penando em fazer um com 2,5g/L de galaxy! ou seja 100g e mais 1,25g/L ou seja 50g de tettnanger para 40 litros para uma imperial ipa, faço logo no inicio da fermentação após a oxigenação no fermentador e da adição do fertemento hidratado, ou na maturação? nesse caso totaliza 10 dias de fermentação a 18 a 22 e mais 10 dias de maturação na temperatura de 2 a 4 graus, será que o resultado será positivo, alguém já fez algo parecido?

Estou penando em fazer um com 2,5g/L de galaxy! ou seja 100g e mais 1,25g/L ou seja 50g de tettnanger para 40 litros para uma imperial ipa, faço logo no inicio da fermentação após a oxigenação no fermentador e da adição do fertemento hidratado, ou na maturação? nesse caso totaliza 10 dias de fermentação a 18 a 22 e mais 10 dias de maturação na temperatura de 2 a 4 graus, será que o resultado será positivo, alguém já fez algo parecido?

Eu acho que colocar no início da fermentação não seria uma boa ideia, pois há uma grande produção de CO2 que deve provocar perdas de aromas. O forte dá fermentação acontece nos 3 primeiros dias depois acalma, e aí que eu acho que tu deveria colocar o lúpulo. Talvez no 4 dia de fermentação. Aí é chamada a segunda fase da fermentação onde tu eleva a temperatura, eu coloco aí a primeira adição de lúpulo.

Cara eu curto muito fazer DH na fermentação primária. Na última IPA que fiz usei Hop bag e fiz o DH junto com a inoculação do fermento por 2 dias. Tem que escolher lúpulos com bastante geraniol, como Chinook, Mosaic, Cascade. Que aí se potencializa a biotransformação do geraniol em citronelol. Depois faço mais um DH na secundária antes da maturação. Aí faço DH direto no balde.

Cara eu curto muito fazer DH na fermentação primária. Na última IPA que fiz usei Hop bag e fiz o DH junto com a inoculação do fermento por 2 dias. Tem que escolher lúpulos com bastante geraniol, como Chinook, Mosaic, Cascade. Que aí se potencializa a biotransformação do geraniol em citronelol. Depois faço mais um DH na secundária antes da maturação. Aí faço DH direto no balde.

Estes aspectos dos lupulos eu nao levei em conta, estou planejando uma ipa e vou colocar isso no meu projeto para ver como fica. Tu faz adição de lupulo na maturação?

Ja li que a extração do aroma se da melhor em temperatura de fermentação...
temperaturas muito baixas prejudicam na extração do óleos...
porém na minha DIPA, faço um DH ao final da fermentação, e um segundo ao final da maturação...
a DIPA fica um buque de flores... cheirosíssima...

Quais lupulos tu usou?

Pessoal, aproveitando o tópico também tenho os mesmos problemas. Não consigo aroma por nada.
Faço levas de 10 litros em BIAB, minha última foi uma IPA feita assim:
Fermentação 19º/Dry Hopping no final da primária com pellets direto 50 g de Centenial 19º - 7 dias/Maturação 0º 4 dias - tudo no fermentador, mesmo balde.
Em seguida: transfega/priming 5 g/l e envase nas garrafas
Resultado: amargor excelente, cor linda (dentro do previsto), aroma já era....nada
Alguém pode opinar?

Dados da cerva: American IPA c/ single hop de Centennial
ABV: 6%
IBU: 66
SRM: 5
Maltes: Pilsen, Pale Ale, Cararoma e aveia

Leonardo, acho que o aroma do lupulo na cerveja é uma coisa dificil de se conseguir. Olha oq eu fiz.

Quantidade 20 L, estilo Pale Ale. Que acabou virando uma IPA bem levinha.

o 1° DH na fermentação secundaria, 21°C, 4 dias do inicio da fermentação, 50 g de cascade, saco de voal.
0 2° DH na maturacao, 12°C, 8 dias após o inicio da fermentacao, 50 g de citra, saco de voal.

Todos os dias eu abria o balde e fazia aquele movimento de tirar e mergulhar o saco.
Os dois sacos permaneceram juntos até a retirada deles.

Retirados 12 dias após o inicio da fermentacao.
Espremi os sacos, claro, com todo cuidado para evitar entrada de bacterias.
Os lupulos sairam sem odor nenhum.

Depois que retirei os sacos, baixei a temperatura para -0,5°C

O amargor aumentou um pouco, o aroma ficou bem presente, entretanto ficou dos lupulos que usei, então os lupulos fazem muita diferença no aroma, tens que colocar um lupulo que desejas que fique o aroma.
Eu vou colocar somente cascade da proxima vez.

Acredito que os melhores lupulos, sao aqueles que se compra em saquinhos aluminizados, que vem direto de fabrica, a vacuo. Evitar comprar lupulos que são repicados nas distribuidoras.
Não faço purga do fermento.
Eu coloquei em saco, mas da proxima vez vou jogar o pellet direto, pois assim menor o risco de contaminação e o resultado desconfio que seja até melhor.

Duas constatações que fiz, e que fantasiam tanto sobre isso.
O amargor nao vem só daquele lupulo que se coloca no inicio da fervura, tenho notado que o amargor aumenta depois dos DH.
Outra fantasia é colocar lupulo a x min do final da fervura para sabor, depois x min do final da fervura para aroma. Olha os oleos volateis do lupulo, como o proprio nome deles diz se volatilizam muito rapidamente e facilmente.
Eu acredito que em industrias que fazem bateladas de 500L, com equipamentos proprios para segurar os oleos, eles consigam segurar aromas e sabores. Mas em casa nao da certo mesmo, mas nem com reza brava.
O DH é a nossa alternativa, e funciona como descrevi acima.

Espero ter auxiliado.

Cara, troca de experiências sempre ajuda muito. Valeu mesmo!
Estou nessa busca incessante pelo aroma, testando de tudo até conseguir.
Acredito que o Centenial seja um bom lúpulo para DH, usei em pellets direto e o cheiro estava muito bom, safra 2016.
Tenho feito a mesma base de maltes nas minhas levas de IPA, e sempre com single hop, porém, com técnicas diferentes de lupulagem para amargor, sabor e aroma. Os resultados tem melhorado, mas quero muito mais.

Pessoal, aproveitando o tópico também tenho os mesmos problemas. Não consigo aroma por nada.
Faço levas de 10 litros em BIAB, minha última foi uma IPA feita assim:
Fermentação 19º/Dry Hopping no final da primária com pellets direto 50 g de Centenial 19º - 7 dias/Maturação 0º 4 dias - tudo no fermentador, mesmo balde.
Em seguida: transfega/priming 5 g/l e envase nas garrafas
Resultado: amargor excelente, cor linda (dentro do previsto), aroma já era....nada
Alguém pode opinar?

Dados da cerva: American IPA c/ single hop de Centennial
ABV: 6%
IBU: 66
SRM: 5
Maltes: Pilsen, Pale Ale, Cararoma e aveia

Olha esse link: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408949

"Outra fantasia é colocar lupulo a x min do final da fervura para sabor, depois x min do final da fervura para aroma. Olha os oleos volateis do lupulo, como o proprio nome deles diz se volatilizam muito rapidamente e facilmente.
Eu acredito que em industrias que fazem bateladas de 500L, com equipamentos proprios para segurar os oleos, eles consigam segurar aromas e sabores. Mas em casa nao da certo mesmo, mas nem com reza brava."

Concordo com vc, essas adições finais para sabor e aroma sei não...para nós caseiros acho muito difícil, perde-se muito na volatilização com temperaturas altas

"Outra fantasia é colocar lupulo a x min do final da fervura para sabor, depois x min do final da fervura para aroma. Olha os oleos volateis do lupulo, como o proprio nome deles diz se volatilizam muito rapidamente e facilmente.
Eu acredito que em industrias que fazem bateladas de 500L, com equipamentos proprios para segurar os oleos, eles consigam segurar aromas e sabores. Mas em casa nao da certo mesmo, mas nem com reza brava."

Concordo com vc, essas adições finais para sabor e aroma sei não...para nós caseiros acho muito difícil, perde-se muito na volatilização com temperaturas altas
Atualmente, para qualquer cerveja, faço no máximo duas adições. Fwh e flameout.
Na maioria das vezes faço apenas flameout e estou muito satisfeito com os resultados.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Phael, tu poderia descrever as tecnicas de lupulagem que tu usa? temperatura, momento, quantidades e tipos de lupulo?

Phael, tu poderia descrever as tecnicas de lupulagem que tu usa? temperatura, momento, quantidades e tipos de lupulo?
Na fase quente, adiciono quando apago o fogo, espero 20 minutos e começo o resfriamento.
Uso qualquer variedade de lúpulo nesta etapa.
Quanto ao DH, inicio DH no último dia da secundária, deixo por 24 horas e seto o termostato pra zero.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Latest posts

Back