Tiago
Well-Known Member
- Joined
- Jun 11, 2013
- Messages
- 3,043
- Reaction score
- 1,327
Só um comentário...
O Tiago falou "não se matura IPA depois do dry-hopping". Eu discordo dessa frase, especificamente, pois ela pode levar a interpretações erradas por parte de quem está iniciando.
O importante é entender que dry-hopping adiciona aroma na cerveja de forma "fácil" e rápida, mas este aroma também vai embora fácil com o tempo, por isso que existe a máxima de que "deve-se beber IPAs bem frescas", e isso está de certa forma correto, mas não quer dizer que precisem ser absurdamente frescas... pode maturar, clarificar, etc.
IPAs com altas cargas de lúpulo no final da fervura e durante o whirlpool ficam uma delícia depois de alguns meses maturando, e o aroma adquirido nessas adições dura razoavelmente mais (já presenciei casos que durou bem mais) que os aromas que vem do dry-hopping sozinho, ou seja, na minha opinião, essa história de que "não se matura IPA"... não existe. Isso é uma escolha, e também vai de gosto. Dentre as melhores IPAs que já tomei, algumas eram bem novas, e outras tinham vários... vários meses.
Abraço,
Oi Guenther,
Se vc busca um aroma de lúpulo de final de fervira que equilibre bem com malte, caracteristicas de fermentação, etc, como normalmente acontece com IPAs mais 'moderadas' ou até pela compreensão clássica de ipa inglesa, está ok.
Mas pro caso específico de dry hopping, se é pra maturar, no sentido que vc define maturação no seu tópico fixo explicativo, mais vale nem fazer o dry hopping então, ainda mais que muitos não tem uma geladeira grande pra "maturar a frio" uma leva de IPA, juntamente com outras possiveis levas prontas, sendo que mesmo a frio o aroma tende a se dissipar rápidamente.
A grande maioria dos exemplos de IPA americana, que normalmente é o que a maior parte dos cervejeiros caseiros tem em mente quando está buscando fazer uma IPA, é bebida fresca, tão fresca inclusive que os americanos tipo Palmer costumam citar como "pobre" a condiçãodo o lúpulo mesmo ANTES de ser utilizado chega aqui no Brasil (comentário em brewstrong).
Sobre as IPAs inglesas, bem elas ficam a 'quente' mas recebem um dry hopping modesto pouco antes de irem pros barris, e transportados para os pubs pra serem consumidos de 1 a 2 semanas depois, sendo que a principal função disso não é, novamente, maturação como vc a define e apenas priming e clarificação.
Resumindo, uma IPA vai ficar boa depois de maturada? claro que vai, afinal é isso que os ingleses usaram no começo pra prolongar a vida util dela em viagens intercontinentais. Isso vai manter uma IPA dentro do que ela deve ser segundo as definições atuais de IPA? provavelmente não... discorda?
Abraço!