• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dry Hopping ê a morte!!!!

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Caros amigos cervejeiros,

Estou com quase 40 brassagem, e o que tenho percebido é que , no meu caso, o dry Hopping tem dado mais desvantagens do que vantagens! Vamos lá!:
- o aroma só dura nas primeiras semanas;
- o processo traz oxidação devido a adição do lupulo na fase fria ( abertura do fermentador e o2 nos pellets de lupulo);
- como não uso hopbag, tenho que fazer trafega, o que dá mais oxidacao;
- custo maior da breja;

E o mesmo efeito aroma tenho conseguido com adições tardias de lupulo (0 min ),

Assim, gostaria da opinião de todos , pois quero evoluir nesta parte do processo!!
Alexandre .... quando eu não tinha Fermentador conico , nem CO2 , f]azia o DIP HOPPING , que consiste em acrescentar o lupulo no fermentador , cobrir com água a 65º , fechar o balde e purgar o balde com CO2 ...Esperar 1 hora e adicionar o mosto JÁ refrigerado e posterior inoculação = DIP HOPPING
Mas como eu fazia , se não tinha Fermentador cônico nem CO2V?
Fazia com um vidro esterilizado de maionese ... com 50 gr lupulo e agua fervida e resfriada até 65 - 50 º.... tampava pra não entrar oxigenio ...esperava 1 hora ....enquanto isso ia terminando a brassagem e resfriando .... até o momento da inoculação da levedura .... então abria o pote e jogava no balde passando por um coador ... lançava o fermento e fechava o balde .... fermentação ...col crash ...tudo sem transfega ....apos o cold ... de dentro da geladeira , atraves de mangueira transferia por gravidade pra outo balde ... tampado e JÁ com o priming ...ia enchendo devagar ...apenas tirava o airlock .........FICAVA MUITO LEGAL

Back