• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Diferença nos graus da maturação?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

BrunoMilanezi

Active Member
Reaction score
0
Pessoal, me tirem uma dúvida por favor!!

Vamos supor que vou fazer uma maturação de 10 dias.

Qual seria a diferença por exemplo de fazer essa maturação na faixa de 3 a 4 graus para uma maturação direto em 0 grau ?? Que diferença faz ? O que acontece quando abaixo mais o grau na maturação? Seria mais vantajoso fazer sempre em 0 grau direto ?

Isso aí é clarificação, quanto mais baixa a temperatura mais rápido ela vai clarificar.
Maturação e o processo de "aredondamento", envelhecimento da cerveja (assim como no vinho) vai acontecer pra sempre, se não pasteurizar. E é favorecido por temperaturas mais amenas (16-20°C)

André Wenderosck

Isso aí é clarificação, quanto mais baixa a temperatura mais rápido ela vai clarificar.
Maturação e o processo de "aredondamento", envelhecimento da cerveja (assim como no vinho) vai acontecer pra sempre, se não pasteurizar. E é favorecido por temperaturas mais amenas (16-20°C)

André Wenderosck

No caso essa temperatura mais amena não deveria ser somente no processo de carbonatação?

No caso essa temperatura mais amena não deveria ser somente no processo de carbonatação?
Como eu expliquei a MATURACAO vai acontecer PRA SEMPRE, se não pasteurizar, e acontece mais rápido a temperatura mais "elevada". cada processo tem sua temperatura "ideal" o primming eu faço a temperatura ambiente (23-24)
A CLARIFICACAO quanto mais baixa mais rápido vai clarificar, eu deixo so 3 dias, mais uso gelatina no processo, sendo 1 dia abaixando a temperatura e, 2dias com gelatina.

André Wenderosck

Existe maturação a "frio" e a "quente"... Deixar uma cerveja a 10ºC ou a 0ºC vai dar diferença na sua clarificação X tempo de maturação, quanto mais baixa a temperatura mais rápida será a clarificação e vice versa. Uma coisa importante é saber que clarificação não necessariamente é maturação e vice versa.

Tem um tópico fera para entender melhor essa questão, veja aqui:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408409&page=2

A explicação do Guenter e dos demais colegas são fantásticas, esse tópico já é um bom começo.

Pessoal, me tirem uma dúvida por favor!!

Vamos supor que vou fazer uma maturação de 10 dias.

Qual seria a diferença por exemplo de fazer essa maturação na faixa de 3 a 4 graus para uma maturação direto em 0 grau ?? Que diferença faz ? O que acontece quando abaixo mais o grau na maturação? Seria mais vantajoso fazer sempre em 0 grau direto ?

Depende do seu objetivo e do estilo de cerveja.
O que você espera com essa maturação de 10 dias?

Se é de 3 a 4 graus, entendo que está em processo ou de clarificação ou de Lagering.

Sendo assim, 0c irá acelerar mais o processo.

Back