• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Diferença entre primming e carbonatação forçada

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

muhammad

Active Member
Reaction score
6
Pessoal tudo bem, estou com uma duvida aqui, eu faço levas de 80 litros onde eu pego 50 e mando para o barril, e 30 eu engarrafo. a cerveja da garrafa e feito primming e fica muito boa, carbonataçõa, corpo aroma e etc, a cerveja que eu faço carbonatação forçada, percebo que fica diferente, com menos corpo, sensação de estar mais aguada, esse é o unico parametro que vejo diferença, a carbonatação fica bem feita, com pressão controlada de acordo com a temperatura e etc.

alguma ideia ?

Pelo o que sei a cerveja com primming vai ter um pouco mais de alcool por causa do primming, cerca de 0.4%, e costuma cair 0.001 no FG, o que teoricamente poderia dar menos corpo, que é o contrário do que você está relatando, mas nem sei se isso seria perceptível.

Todas as vezes que você faz essa divisão acontece isso? .

Faz um teste cego. Pede para alguém colocar um copo de uma cerveja e dois da outra. Tenta adivinhar qual é a diferente. Repita o teste. Pede ajuda para outras pessoas. Teste em que você já conhece a diferença são tendenciosos.

Uma das coisas que ajuda a dar sensação de corpo na cerveja é a carbonatação.
Você tem certeza absoluta de que essa diferença não se dá pelo fato de que sua cerveja da garrafa está mais carbonatada do que a do barril?
Procure abrir uma garrafa quando ela estiver com menos tempo de priming, tipo 2 semanas, e então compare com a do barril.
Não tenho experiência com barril, mas minhas cervejas (garrafa) costumam mudar muito da terceira, para a quarta e para a quinta (...) semana de priming.
Minha última, por exemplo, com 3 semanas achei que ela estava com pouco gás. Com 4, achei que estava legal.
Mas aí passou mais uma semana, e ela mudou bastante. Ficou muito mais "encorpada". Com sensação de encher a boca.
Parecia outra cerveja... e é só carbonatação.
Abraço!

Latest posts

Back