[DIÁRIO] its that time of the SAISON

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AnaMariaLadra

Well-Known Member
Joined
Jul 8, 2021
Messages
212
Reaction score
200
Location
são bernardo do campo
Olá galera bonita, galera animada kkk
venho aqui compartilhar a brassagem da minha primeira saison
bom, penso eu que seja uma saison ne kkkk
o nome da cerveja tem inspiração na musica TIME OF THE SEASON - ZOMBIES

20/02/2022

4kg de malte pilsen
17g bravo - 20min
20g bravo - flameout
35g casca de laranja - flameout

1 pacote - french saison (mangrove jacks)

OG: 1.045
IBU: 26


Enchi a panela até o volume de mostura (não sei quantos litros, eu estimo por uma marquinha dentro da panela kkkk)

moi o malte, a água ja tava na temperatura, coloquei um TABRETE de vitamina c (a água é filtrada mas não custa nada tomar um cuidado extra ne)

coloquei o saco e os maltes e deixei lá por uns 80 minutos (eu tava fazendo outras coisas dai não percebi que o tempo tinha passado)

depois disso, eu fiz uma lavagem dos grãos um pouco diferente:
filtrei água no balde, a metade eu deixei no balde e a outra eu fervi.. depois que começou a ferver eu coloquei essa água quente na água fria do balde e coloquei o saco dentro.. dai eu ia tirando água pela torneira e jogando de volta em cima do malte (tipo uma recirculação manual, sabe?). fiz isso umas 6 ou 7 vezes e coloquei a água da lavagem na panela até chegar no volume pré fervura (que ficou maior que o que eu pretendia e por isso precisei ferver por 60 minutos)

no final da fervura, me empolguei e taquei mais 20g de lúpulo junto com a casca de laranja.. passou um pouco do ibu que eu pretendia mas a og ficou mais alta também.. então um compensa o outro (eu acho)

É a primeira vez que uso fermento para saison, e na hora de inocular ele era um pouco mais escuro que o us-05, achei até que tava podre kkkk
balancei bastante o balde pra oxigenar o mosto, coloquei no canto do quarto (a geladeira ta ocupada) e deus abençoe essa cerveja


agora algumas informações:

toda receita que eu vi de saison usava outros maltes e adjuntos mas eu so tinha malte pilsen então preferi usar oq eu ja tinha e tentar fazer a laranja e o hibisco roubarem a cena

segundo o brewfather, minha eficiência do equipamento foi de 77,9% e a eficiência da mostura foi de 85%
eu imagino que isso seja altíssimo né? quando eu comprava o malte moído no brewshop, minha OG nunca passou de 1038 e eu usava a mesma quantidade de malte (as vezes até mais) e tirava menos cerveja (uns 2 ou 3 litros a menos) mesmo fervendo só 30min


quem quiser ver ibagens, vou deixar aqui o link do destaque lá do instagram
to ensaiando pra fazer um vídeo da cerveja, se eu fizer eu posto aqui no final ok?

LINK PROS DESTAQUES DO INSTAGRAM

LINK DA RECEITA NO BREWFATHER
 
Last edited:
update de gravidade

22/02/2022

hoje de manha notei que ja tava borbulhando de forma mais calma e fui trabalhar.. cheguei agora a pouco e por curiosidade decidi medir a gravidade kkkk
gente, em dois dias ja ta em 1008 (talvez seja 1009 tambem) conforme a foto KKKKKK

bem que o cara do brew shop falou que esse fermento comia ate gente hahaahha

vou esperar mais uns 3 dias e medir a gravidade de novo
IMG_20220222_183147.jpg
 
Já bebi uma Saison que estava a algumas semanas numa bombona em cima de um banco e no canto de uma salinha escura, e com um detalhe para airlock seco que ficou ali só de enfeite o tempo todo. kkkkkkkkk
A degustação foi ali mesmo, retirando direto do fermentador sem adição de CO2 e em t° ambiente.
Interessante a experienca.

Nunca fiz Saison 🤔, mas gostei muito de todas que já tomei. srsrrsrrs
 
Olá galera bonita, galera animada kkk
venho aqui compartilhar a brassagem da minha primeira saison
bom, penso eu que seja uma saison ne kkkk
o nome da cerveja tem inspiração na musica TIME OF THE SEASON - ZOMBIES

20/02/2022

4kg de malte pilsen
17g bravo - 20min
20g bravo - flameout
35g casca de laranja - flameout

1 pacote - french saison (mangrove jacks)

OG: 1.045
IBU: 26


Enchi a panela até o volume de mostura (não sei quantos litros, eu estimo por uma marquinha dentro da panela kkkk)

moi o malte, a água ja tava na temperatura, coloquei um TABRETE de vitamina c (a água é filtrada mas não custa nada tomar um cuidado extra ne)

coloquei o saco e os maltes e deixei lá por uns 80 minutos (eu tava fazendo outras coisas dai não percebi que o tempo tinha passado)

depois disso, eu fiz uma lavagem dos grãos um pouco diferente:
filtrei água no balde, a metade eu deixei no balde e a outra eu fervi.. depois que começou a ferver eu coloquei essa água quente na água fria do balde e coloquei o saco dentro.. dai eu ia tirando água pela torneira e jogando de volta em cima do malte (tipo uma recirculação manual, sabe?). fiz isso umas 6 ou 7 vezes e coloquei a água da lavagem na panela até chegar no volume pré fervura (que ficou maior que o que eu pretendia e por isso precisei ferver por 60 minutos)

no final da fervura, me empolguei e taquei mais 20g de lúpulo junto com a casca de laranja.. passou um pouco do ibu que eu pretendia mas a og ficou mais alta também.. então um compensa o outro (eu acho)

É a primeira vez que uso fermento para saison, e na hora de inocular ele era um pouco mais escuro que o us-05, achei até que tava podre kkkk
balancei bastante o balde pra oxigenar o mosto, coloquei no canto do quarto (a geladeira ta ocupada) e deus abençoe essa cerveja


agora algumas informações:

toda receita que eu vi de saison usava outros maltes e adjuntos mas eu so tinha malte pilsen então preferi usar oq eu ja tinha e tentar fazer a laranja e o hibisco roubarem a cena

segundo o brewfather, minha eficiência do equipamento foi de 77,9% e a eficiência da mostura foi de 85%
eu imagino que isso seja altíssimo né? quando eu comprava o malte moído no brewshop, minha OG nunca passou de 1038 e eu usava a mesma quantidade de malte (as vezes até mais) e tirava menos cerveja (uns 2 ou 3 litros a menos) mesmo fervendo só 30min


quem quiser ver ibagens, vou deixar aqui o link do destaque lá do instagram
to ensaiando pra fazer um vídeo da cerveja, se eu fizer eu posto aqui no final ok?

LINK PROS DESTAQUES DO INSTAGRAM

LINK DA RECEITA NO BREWFATHER
Acabei de te adicionar no Instagram. Impromptu Homebrewing
 
atualizaçoes da saison

a gravidade parou em 1.000 👀
confesso que fiquei um pouco assustada ne mas vida que segue
IMG_20220301_102512.jpg
perdoa a foto pôdi, minha camera é um lixo total


ok, mandei ela pro cold crash ontem a noite (2/3/22) e vou envasar amanha de noite.
eu estou pretendendo colocar cha de 100g de hibisco e 50g de casca de laranja.

eu devo voltar aqui pra dar mais novidades na terça dia 8 que é quando farei a degustação da danada
 
entao, finalmente a cerveja foi pro barril (acho que foram 6 ou 7 dias de cold crash)
eu fiz um cha com 100g de hibisco e raspas de duas laranjas pera mas estou arrependida, deveria talvez ter usado laranja bahia.. o aroma ficou muito apagado.
coloquei 1L de cha concentrado no barril.. talvez na diluição fique um pouco forte mas eu bou corrigir isso na próxima leva junto com a variedade da laranja.

quanto a cerveja em si, eu tirei uns 150ml pra sentir o cheiro e tal.. nao provei mas ainda sobrou dela "virgem" pra provar quando chegar em casa
ela ta com um cheiro gostoso de cerveja belga KKK (análises milionárias)
nao tem nenhum aroma da laranja que coloquei no flamout
mesmo com tanto tempo de cold crash ela ta muito turva, vou colocar gelatina no barril hoje a noite e iniciar a carbonatação so que dessa vez vou setar 2bar por 72 horas (quando der 48h eu vejo como ta) pq o estilo pede ele mais gaseificada ne

era pra ser ontem a degustação mas eu bebi no final de semana e tava podre de ressaca e sem vontade nenhuma de sanitizar postmix kkkkk
 
FECHANDO O DIÁRIO

eu nunca tinha provado uma cerveja tão seca, pra mim, parece um espumante

usei raspas de duas laranjas e 100g de hibisico pra 1L de chá concentrado adicionado ao barril pré carbonataçao

ela ficou com 5,9% de alcool e (supostos) 26 ibu

ela oxidou em alguma parte do processo, ate minha mina percebeu

to bebendo pq nao vou jogar fora, ela ficou cerveja mas nao ta do meu gosto.

a próxima brassagem é uma SUNSHINE FOR THE BELLY, que é "a cerveja da casa"
em breve eu posto aqui a receita e tals.

quem quiser (por favor, queira) curte meu reels la no insta

novidades em breve

https://www.instagram.com/reel/CbLyceCJ4Et/?utm_medium=copy_link
 
Te perguntar uma coisa: a gelatina no barril, não entope o sifão?

Mais uma coisa: a oxidação que vc sentiu, foi depois de alguns dias de barril? Conseguiu identificar (puxando na memória) onde pode ter oxidado?
 
Te perguntar uma coisa: a gelatina no barril, não entope o sifão?

Mais uma coisa: a oxidação que vc sentiu, foi depois de alguns dias de barril? Conseguiu identificar (puxando na memória) onde pode ter oxidado?

nao entope pq vira uma lama aquosa, ela nao fica DURA igual gelatina de comer

a oxidação veio depois de uns dias no barril.. talvez o chá estivesse zoado ou algo do tipo

Deve ter oxidado na lavagem
entao, pode ser.. mas nas primeiras amostras que eu tirei no barril nao tinha oxidação, foi acontecendo depois.. talvez seja minha torneira tbm
 
Back
Top