• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Desastre Fermentação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jbreyer

Member
Reaction score
0
Boa tarde, fiz minha primeira brassagem dia 10/07/2015, consegui levar ao balde de fermentação 15L de uma Blonde Ale com OG 1.053, coloquei ela na geladeira com o controlador a 18ºC.
Dia 12/07 um amigo que faz cerveja pediu pra eu colocar um balde fermentador dele na minha geladeira e foi ai que cometi meu maior erro: quando fui por meu balde fermentador na geladeira não prestei atençao para o airlock e a rolha dele acabou descendo e ficou presa pelo proprio airlock. Se eu puxar a rolha ela pode cair na cerveja fermentando, tentei fazer uma gambiarra para diminuir a entrada de ar.

O que vocês me aconselham a fazer?
Tirar a tampa do fermentador e tentar por denovo a rolha? Como Abrir aquele balde sem aquela chave própria para abrir esse tipo de balde?
Deixa a gambiarra que fiz?
Ou jogo tudo fora e faço outra? ( essa é a menos valida )

De qualquer modo minha cerveja não vai ser mais a mesma :(

Quem puder me ajuda agradeço muito.

Boa tarde, fiz minha primeira brassagem dia 10/07/2015, consegui levar ao balde de fermentação 15L de uma Blonde Ale com OG 1.053, coloquei ela na geladeira com o controlador a 18ºC.
Dia 12/07 um amigo que faz cerveja pediu pra eu colocar um balde fermentador dele na minha geladeira e foi ai que cometi meu maior erro: quando fui por meu balde fermentador na geladeira não prestei atençao para o airlock e a rolha dele acabou descendo e ficou presa pelo proprio airlock. Se eu puxar a rolha ela pode cair na cerveja fermentando, tentei fazer uma gambiarra para diminuir a entrada de ar.

O que vocês me aconselham a fazer?
Tirar a tampa do fermentador e tentar por denovo a rolha? Como Abrir aquele balde sem aquela chave própria para abrir esse tipo de balde?
Deixa a gambiarra que fiz?
Ou jogo tudo fora e faço outra? ( essa é a menos valida )

De qualquer modo minha cerveja não vai ser mais a mesma :(

Quem puder me ajuda agradeço muito.

Tira a tampa dele e arruma de novo, tomando cuidado com sanitização não deve ter nenhum problema, pode ficar tranquilo. Acho que pra abrir. da pra tentar com uma colher ou espátula com cuidado.

Haha que desastre né? Fica tranquilo, aconteceu comigo também, o que eu fiz foi tirar o air lock e meter a rolha para dentro. A minha era de borracha atóxica, então sem problemas para a estabilidade da cerveja. Só peguei e tampei com outra rolha é continuei a fermentação com uma rolha nadando hehe. Ah, tive o cuidado de puxar ela com o air lock e sanitizar a superfícies superior dela com álcool 70.

Se não tiver outra rolha, pensa em botar um alumínio ali, para escapar o gás. Quando se faz Starter o processo é o mesmo hehe. Cuida com a sanitizacao e tal..

Um abraço e boa sorte

Eu também acho que não foi esse desastre todo hehehe.

Dá pra usar uma chave de fenda para abrir, tomando cuidado para não cortar a tampa. Provavelmente isso não influenciou na tua fermentação.

Cara, calma, não tem nada de desastre na na sua fermentação. Leve o balde para um lugar fechado (dentro de casa), tire a tampa com cuidado, se não tiver a ferramenta vai dar um pouco de trabalho, faça o possível para o mosto não encostar na tampa, tire a rolha, lave e sanitize tudo, coloque o airlock de volta (cuidado pra não enfiar ele de novo hehe), feche a tampa e pau no gato.

Valeu ai a todos que me ajudaram e acalmaram hehehe..
Fiz como falaram aqui, consegui tirar a tampa com o cabo de uma faca de cozinha, sanitizei tudo e coloquei o airlock de volta, vamos ver se vai voltar a borbulhar como antes. Outra coisa que me deixou encanado é o fato do meu balde fermentador e maturador serem de 30L e minha leva deu 15L, vou ter algum problema com isso?

Obrigados a todos,
Cheers.

Back