• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Densidade alta antes da fervura

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

IgorMuniz

Member
Reaction score
2
Primeiro de tudo, parabéns pelo forum!
Escrevo para tirar uma dúvida. Esse fds fiz uma Kolsch (receita de 10 litros) e durante a sacarificação (usei 7,5 litros) fiz a aferição da SG, que deu 1.087. Após a lavagem (usei 9 litros) dos grãos fiz uma nova aferição e estava em 1.066, bem acima dos 1.050 previsto pela receita. Minhas dúvidas são: 1) Esta SG alta pode ser resultado de uma boa moagem, rampas adequadas de temperatura e boa lavagem?; 2) Eu estimei minha eficiencia em 65% pelo fato de usar o grainbag,mas acho que essa SG me diz que a eficiência foi mais alta, certo? Neste caso, poderia ter usado menos grão, menos do 2,5 kg; 3) Por fim, se eu não corrigir esta SG vou ter uma cerveja, acredito eu mais encorpada, mais alcoolica e mais escura, certo? O que eu deveria ter feita para corrigir? Lavar o mosto com mais água? Abraços, Igor.

Escrevo para tirar uma dúvida. Esse fds fiz uma Kolsch (receita de 10 litros) e durante a sacarificação (usei 7,5 litros) fiz a aferição da SG, que deu 1.087. Após a lavagem (usei 9 litros) dos grãos fiz uma nova aferição e estava em 1.066, bem acima dos 1.050 previsto pela receita. Minhas dúvidas são: 1) Esta SG alta pode ser resultado de uma boa moagem, rampas adequadas de temperatura e boa lavagem?; 2) Eu estimei minha eficiencia em 65% pelo fato de usar o grainbag,mas acho que essa SG me diz que a eficiência foi mais alta, certo? Neste caso, poderia ter usado menos grão, menos do 2,5 kg; 3) Por fim, se eu não corrigir esta SG vou ter uma cerveja, acredito eu mais encorpada, mais alcoolica e mais escura, certo? O que eu deveria ter feita para corrigir? Lavar o mosto com mais água? Abraços, Igor.

Uso Biab e tambem deu isso... fiz os cálculos com 65% de eficiência também, mas a minha deu 69%. A densidade ficou mais alta claro...

aí na segunda que fiz eu ajustei com a calculador que tem no beersmith. Você coloca o volume, a densidade medida e a densidade target, e ele calcula quanto de água deve adicionar.... resultado: acertei na tampa a densidade!

a primeira que fiz que ficou com OG alta ficou boa... sou leigo nisso, mas todos achamos ela melhor que qualquer cerveja "comum", mas com gosto mais doce. Pq oq acontece (eu acho) é que se vc usar a mesma quantidade de levedura, ela não vai dar conta de consumir todo esse açucar. E mesmo que na quantidade certa, dependendo da cepa ele vai até um limite de tolerância alcoólica.

@IgorMuniz Você precisa de mais algumas brassagens para conhecer bem o equipamento e estimar a eficiência com mais precisão. Se a densidade fica muito acima da estimada, você pode lavar mais os grãos ou simplesmente adicionar água na fervura.

Essa SG de 1,066 indica uma eficiência de 85%. Não tenho experiência com BIAB, mas me parece um valor bem alto.

- Você projetou uma receita com uma eficiência X, mas a eficiência deu mais alta?

Nas próximas receitas, projete-as assumindo que você tem uma..... eficiência mais alta. :)

- A densidade ficou muito alta, e você não quer deixar assim?

Adicione água. :) - Eu dificilmente faço isso... mas gosto é gosto. Se a eficiência deu mais alta, no geral, eu só comemoro.

- Se eu deixar assim, o que vai ocorrer?

Densidade mais alta = mais açúcares fermentáveis (mais álcool), e mais açúcares não fermentáveis (mais corpo), então espere uma cerveja mais alcoólica e talvez mais encorpada.

Ou seja... tente olhar as coisas de forma simples. :)

Abraço,

eu juro que gostaria de ter esse problema. hehe
Eu tb uso BIAB pra levas de 10 litros e normalmente tenho de usar em torno de 3kg de grãos pra ter uma OG de 1,050 mais ou menos. OU seja, minha eficiencia está variando em torno de 55~60%.

Como vc faz a sua lavagem de graos?

poderia descrever todo o seu processo para eu comparar com o meu?

PS. eu tenho pesquisado muito sobre como aumentar eficiencia mas dificilmente a gente encontra algo especifico pra BIAB

eu juro que gostaria de ter esse problema. hehe
Eu tb uso BIAB pra levas de 10 litros e normalmente tenho de usar em torno de 3kg de grãos pra ter uma OG de 1,050 mais ou menos. OU seja, minha eficiencia está variando em torno de 55~60%.

Como vc faz a sua lavagem de graos?

poderia descrever todo o seu processo para eu comparar com o meu?

PS. eu tenho pesquisado muito sobre como aumentar eficiencia mas dificilmente a gente encontra algo especifico pra BIAB

Faça uma moagem mais fina, quase farinha e mosturação de 90 minutos. Não tem mágica. =)

Não precisa usar a moagem de fundo falso, pois o voal já está fazendo o papel que a cama de grãos faria.

E fazer lavagem com BIAB mata completamente o propósito do mesmo, na minha opnião embasada por experiência própria. :)

Abraços.

sim, não fazer a lavagem seria uma opção caso minha panela fosse maior.
Hj eu tenho uma panela de 15 litros onde eu uso o voil pra filtragem.
o resultado é um mosto de 5~6 litros, a ideia da lavagem é completar para ter 12~13 litros na fervura.

@IgorMuniz Você precisa de mais algumas brassagens para conhecer bem o equipamento e estimar a eficiência com mais precisão. Se a densidade fica muito acima da estimada, você pode lavar mais os grãos ou simplesmente adicionar água na fervura.

Essa SG de 1,066 indica uma eficiência de 85%. Não tenho experiência com BIAB, mas me parece um valor bem alto.

Paulo, como você calculou essa eficiência de 85% ??

Paulo, como você calculou essa eficiência de 85% ??

Simplesmente uma regra de 3. Se a densidade seria 1,050 com eficiência de 65%, mas na prática foi de 1,066, então a eficiência real foi:

65% x 66/50 = 85,8%

Observe que se usa 66 e 50 ao invés de 1,066 e 1,050. Isso ocorre porque a eficiência tem a ver com razão de extrato, e o extrato é proporcional ao número depois da vírgula na medida da densidade.

Esse cálculo também funciona com plato ou brix. Como essas unidades são proporcionais ao extato, nenhum tipo de ajuste é necessário nesses casos.

Paulo

Bom dia,primeiramente parabéns pelo fórum.
Estou com uma dúvida.
Estou na minha 2° brassagem e fiz uma IPA American onde me rendeu 22,5 litros de breja.
A densidade inicial ( OG ) foi de 1060 e a densidade final ( FG ) foi de 1020.
Na maturação fui fazendo a medição e em dois dias continuou travado em 1020 a densidade,ficou estabilizada.Então engarrafei.
Gostaria de saber aonde eu errei,pois a densidade era para ficar mais baixa em 1013.Essa cerveja era pra ficar com 6,2 de graduação alcoólica e vai ficar com 5,2 de graduação_O que posso fazer para baixar a densidade final?Será que isso ocorreu devido a fermentação em temperatura ambiente onde não se tem uma estabilidade de temperatura?

Bom dia,primeiramente parabéns pelo fórum.
Estou com uma dúvida.
Estou na minha 2° brassagem e fiz uma IPA American onde me rendeu 22,5 litros de breja.
A densidade inicial ( OG ) foi de 1060 e a densidade final ( FG ) foi de 1020.
Na maturação fui fazendo a medição e em dois dias continuou travado em 1020 a densidade,ficou estabilizada.Então engarrafei.
Gostaria de saber aonde eu errei,pois a densidade era para ficar mais baixa em 1013.Essa cerveja era pra ficar com 6,2 de graduação alcoólica e vai ficar com 5,2 de graduação_O que posso fazer para baixar a densidade final?Será que isso ocorreu devido a fermentação em temperatura ambiente onde não se tem uma estabilidade de temperatura?

Pelo que parece sua densidade antes de fervura estava como programado, certo? Se sim, o correto seria você abrir outro tópico, até para facilitar a busca de quem vir a ter o mesmo problema que você.

Respondendo sua pergunta, você precisa nos passar mais informações, mas podem ser vários fatores diferentes (inclusive juntos):

- Qual o fermento utilizado? Qual a quantidade inoculada? Como você inocolou? Em qual temperatura você inoculou?
- Qual os maltes utilizados? Quais a proporções? Qual foi a temperatura de mosturação?"Por quanto tempo?
- Como você mediu as densidades, refratômetro ou densímetro?

Opa,usei 11,5g de levedura Fermento US-05 (um pacote),misturei a água e inoculei.
Usei 6,5 de malte pilsen,1,5 de munich,600g de Carared, 400g de malte Caramunich,mosturação de mais ou menos 70 min.
As densidades foram medidas com densimetro.

Opa,usei 11,5g de levedura Fermento US-05 (um pacote),misturei a água e inoculei.
Usei 6,5 de malte pilsen,1,5 de munich,600g de Carared, 400g de malte Caramunich,mosturação de mais ou menos 70 min.
As densidades foram medidas com densimetro.

Se foram 20 litros foi pouco fermento. Também acho que poderia ter diminuido a quantidade de maltes crystal, o que também pode ter levado a um numero menor de acucares fermentaveis.

QUal a temperatura de inoculacao? Voce hidratou da maneira como é descrito aqui no fórum ou simplesmente jogou o fermento na água?

Quanto você me indica de fermento para 20 e 25 litros?Sobre a inoculação em agua misturei o fermento a uns 30 graus,mas não fiz o processo conforme o forum.Agora dei uma lida e é um processo de uns 30 minutos.Tomara que tenha sido isso_Obrigado novamente

Latest posts

Back