• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

dúvidas diversas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luis_cc

Member
Reaction score
0
Olá pessoal

Vou para a minha 2ª brassagem. A 1ª não correu como esperava,no sentido em que o que deveria dar no final de 20L deu apenas 11L. Ainda foi a primeira experiência e penso que houveram muitas perdas de evaporação, dado que não consegui ter um controle correcto de estabilização de temperatura aquando da brassagem.

1) Devo aumentar o volume a adicionar inicialmente ou o volume de lavagem dos grãos?

2) Como posso reduzir as perdas do líquido que fica junto com o trub no fundo do balde?

Além disto, na 1ª vez a fermentação ocorreu à temperatura ambiente, no entanto pretendo controlar a temperatura , pois tenho consciência do que isso influencia no resultado final.

3) Compro um termostato para ligar ao frigorifico? Qual o melhor?

Pretendo também comprar mais equipamento e quantidades de malte maiores.

4) Inicialmente comprei garrafas flip top de 0.75L pois vedam melhor. Agora quero comprar garrafas mais pequenas, continuo com flip top ou nao é necessario? As normais tambem sao boas?

5) E quanto ao malte, qual a melhor forma de o preservar? Já li que tem tendência a ganhar caruncho?

Obrigado a todos
Um forte abraço
Luís M.

1) Vc tem que controlar a densidade, se o esperado era 1050 pra 20l e chegou a 1050 com 11 sua eficiência está abaixo do que vc programou, aumentar a lavagem não resolve

2) Vc pode dar uma tombadinha no balde pra minimizar a perda, se o volume for muito grande, faça um furo mais baixo no próximo.balde que comprar.

3) isso só vc pesquisando o que é melhor pra vc, tenho um Ageon e gosto muito tem gente que prefere tic17, etc.....

4) Garrafa todas vedao igual, a flip-top só e mais prática pois dispensa o arrolhador, mais e bem mais cara.

5) a melhor maneira não sei te dizer, mais tem que ser em local seco, guardo os meus em um balde que uso so pra isso, mais guardo pequenas quantidades por períodos Beeem curtos (3 meses)

André Wenderosck

1. empiricamente sabemos q a água total se dá pela razão: 2,5L de água/Kg de grãos para mostura e 1,5L d'água x total d'água da mostura para lavagem. Isso é o básico, a receita de bolo, que pode ser muito bem alterada de acordo com cada caso e cervejeiro. Seguindo essa regrinha, costuma dar certo no final. Quando aprender mais, vai saber medir a água de acordo com a densidade do seu mosto.

2. Deve estar falando do balde fermentador... Para reduzir essas perdas do fundo/trub de uma forma simplista é dar a famosa "tombadinha" no balde, até sobrar apenas trub... Outras formas é tentar levar menos trub para o fermentador, melhorando seu whirpool, melhorando seu tempo de repouso do mosto pós-fervura, etc processo. OBS: fermentação em temperatura ambiente é uma bagunça, um murro em ponta de faca.

3. termostato Full Gage TIC 17RGTi.

4. Eu particularmente prefiro as garrafas/tampinhas PRY-OFF. Mais baratas, mais comuns, mais fácil de limpar e sanitizar e a vedação é 100%.

5. Preserve o malte como vê no brewshop, ao abrigo da luz solar, em ambiente seco e arejado, de preferência sobre paletes ou prateleiras, longe do chão. Qualquer grão com o tempo "ganhará" carunchos.

Ajudando mais um pouco com relação ao volume:
- meça em tua panela e teus baldes quanto é o volume morto, aquele abaixo da linha da torneira. Tenha este número sempre em mente como perda da panela;
- Uma opção para reduzir este volume morto (eu faço bateladas de 20l em uma panela de 63l, então cada cm perdido é muito líquido desperdiçado) é colocar um joelho na entrada da torneira e o deixar com a entrada rente ao fundo da panela. Por sifonamento vais ter um melhor aproveitamento;
- Se perde em média um pouco mais de 1 l de água por kg de malte;
- Se perde em média 15% do volume por hora de fervura.

Dai é partir do volume final e ir adicionando todas as perdas. Uma coisa que aprendi com o @Guenther aqui no fórum e é importante: calcule sua receita e faça bater o volume final e não a OG final. Tudo (ABV, cor e amargor principalmente) é calculado pelo volume, então se você reduzir o volume ou aumentar para atingir a OG desejada, cor e amargor vão estar completamente fora do projetado.

Eu particularmente para bateladas de 20l (por ter panelas maiores) trabalho com "no sparge" e uso toda a água já na sacarificação, em uma razão de 5 a 6l/kg de malte (limite para ter eficiência no trabalho das enzimas). Uso um bag de voil como elemento filtrante só não faço BIAB clássico por ter outra panela para a fervura.

Muito bom todo esse feedback

Só fico meio na duvida..afinal o que importa OG final ou volume certo?

Cumps

Acho que experiencia vai ser sua melhor professoa pra essa resposta, com meu equipamento onde sei de todas as minhas perdas e levo elas em consideração, quando tenho divergência de volume, também tenho divergência de OG, ou seja, se programei 20L OG 1050, quando tenho maior volume tenho OG mais baixa, ai deixo ferver mais um pouco, quando e o contrário adiciono água mineral no fermentador pra atingir a OG, no Max que acontece e de as vezes eu fazer 19l em vez de 20

Ja fiz correção de volume sem levar em conta OG em uma RED ALE um uma das minhas primeiras levas, resultado, cerveja aguada com cor alaranjada em vez de vermelha.

André Wenderosck

Muito bom todo esse feedback

Só fico meio na duvida..afinal o que importa OG final ou volume certo?

Cumps

Na verdade só importa para você ter no final uma cerveja como havia planejado.

Diferenças na OG vão influenciar o teor alcoólico, o corpo e a percepção do lúpulo.

Diferenças no volume, caso não corrija a OG vão ter as mesmas influências.

Então, o pessoal prefere que o volume varie, mas a OG seja mantida, pois você vai acabar com menos cerveja, mas seguindo o que havia planejado.

Na verdade só importa para você ter no final uma cerveja como havia planejado.

Diferenças na OG vão influenciar o teor alcoólico, o corpo e a percepção do lúpulo.

Diferenças no volume, caso não corrija a OG vão ter as mesmas influências.

Então, o pessoal prefere que o volume varie, mas a OG seja mantida, pois você vai acabar com menos cerveja, mas seguindo o que havia planejado.

@AntonioMartins, cor e amargor estão diretamente ligadas ao volume, já o corpo tem uma relação com a OG, mas está mais relacionado a temperatura de sacarificação. Posso ter uma OG alta mas sacarificada a 60-62ºC que no final acabarei com pouco corpo ao contrário de uma OG baixa sacarificada a 70-72ºC, que resultará em um corpo alto.

No final é uma escolha pessoal. Eu comecei focando na OG e agora foco somente no volume e vou corrigindo minha eficiência para ajustar meu software.

@AntonioMartins, cor e amargor estão diretamente ligadas ao volume, já o corpo tem uma relação com a OG, mas está mais relacionado a temperatura de sacarificação. Posso ter uma OG alta mas sacarificada a 60-62ºC que no final acabarei com pouco corpo ao contrário de uma OG baixa sacarificada a 70-72ºC, que resultará em um corpo alto.

Sim, mas faltou eu desenvolver mais a resposta.

No caso do amigo Luis, que esperava 20 litros e acabou com 11.

Provavelmente, terminou com uma OG bem mais alta que o projetado, de acordo com essa OG muito mais alta, se ele não colocar mais fermento, ou mesmo mudar a cepa, pode acabar com uma cerveja que não fermentou tudo que poderia ter fermentado, ou seja, terminar com uma FG mais alta que o projetado.

Então, FG mais alta = mais corpo, creio eu. Posso estar enganado, mas o meu raciocínio foi esse.

Eu prefiro focar na OG. Tendo uma OG igual a programada, teremos a mesma COR, o mesmo AMARGOR e provavelmente a mesma FG e o mesmo TEOR ALCOOLICO.

Já mexendo no VOLUME no caso de adicionar água sanitizada, teremos diferença nisso tudo, ou seja, apenas para ganhar umas garrafas de breja a mais se sacrifica todos os parâmetros planejados inicialmente.

Eu prefiro focar na OG. Tendo uma OG igual a programada, teremos a mesma COR, o mesmo AMARGOR e provavelmente a mesma FG e o mesmo TEOR ALCOOLICO.

Já mexendo no VOLUME no caso de adicionar água sanitizada, teremos diferença nisso tudo, ou seja, apenas para ganhar umas garrafas de breja a mais se sacrifica todos os parâmetros planejados inicialmente.

Cara,

confere nos teus software, mas cor (menos) e amargor são diretamente ligadas ao volume de água. A questão da OG projetada tem relação direta a eficiência aferida e programada.

Opa Jean, foi exatamente isso que eu quis dizer, talvez tenha me expressado errado. Quis dizer que alterando o volume programado irá acontecer diluição no mosto feito, irá alterar cor, amargor, sabor, ABV, etc.

Latest posts

Back