• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvida medição densímetro

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Weckmuller

New Member
Reaction score
0
Pessoal,
Não sei se estou me apressando na postagem, ou não soube usar as palavras-chave corretas pra achar minha dúvida no fórum.

Estou com dúvida sobre a medição do densímetro pra validar a fermentação correta.

No dia da brassagem (uma receita wizen do beesmith), utilizei 250ml do mosto pós fervura pra medir a OG. A medição deu 1032 a 55°C, o que pelas contas significa uma OG de 1046, certo?

Hoje estou no quinto dia de fermentação a 18° e novamente utilizei 250ml do líquido do fermentador para medir a gravidade atual. Mediu 1046 a 18°C.

Meu entendimento é que essa gravidade deveria ter mudado com o passar dos dias, certo? Ou ainda é muito cedo?

O controle de temperatura que me pede na receita do beesmith solicita mais dois dias de fermentação a 20°, dois dias a 22°, mais dois últimos dias a 8° para iniciar a maturação também a 8°.

Grato pela ajuda!

Abs

@Weckmuller já deveria ter mudado sim. COloca ai pra gente mais informações da brassagem, principalmente as medições e quantidades de fermento.

Guilherme

Ou a leitura está errada, ou o mosto não fermentou! Faça uma nova medição e experimente o mosto. Se estiver doce, não houve fermentação. Se não estiver doce, provavelmente é erro de medição!

Guilherme C.

Descreva seu processo desde a trituração dos graos, mostura, lavagem, mashout, trasfega etc.
Tipo de fermento, condições deste antes da hidratação, se teve hidratação e como foi feita e por aí vai.

Pra não atenuar nada as opções são:
. Voce fez mostura completamente fora de temperatura (mesmo assim atenuaria um tiquin)
. Voce pode ter matado seu fermento de alguma forma (ou na hidratação, ou na conservação ou inoculação)
. Suas medições estão erradas...

Boa tarde senhores. Obrigado pelas respostas.

Estou em um trabalho muito intenso nos últimos dias e não tenho oportunidade de descrever em detalhes nesse momento. Tentarei fazer amanha.

Mas já me parece, pelas observações sobre hidratação do fermento que foi esse meu erro. No pacote do fermento falava pra hidratar com 100ml a 32°. Não controlei essa temperatura e acredito que no momento da hidratação a água estava mais quente do que isso. Senti um cheiro muito forte quando coloquei o fermento na água, coisa que não sei se é normal, pois foi minha primeira tentativa.

Quanto aos processos da brassagem me parecem que fiz de maneira adequada com relação aos tempos e temperaturas.

Dúvida: se tivesse contaminado, atenuaria?

Abs!

Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk

Boa tarde senhores. Obrigado pelas respostas.

Estou em um trabalho muito intenso nos últimos dias e não tenho oportunidade de descrever em detalhes nesse momento. Tentarei fazer amanha.

Mas já me parece, pelas observações sobre hidratação do fermento que foi esse meu erro. No pacote do fermento falava pra hidratar com 100ml a 32°. Não controlei essa temperatura e acredito que no momento da hidratação a água estava mais quente do que isso. Senti um cheiro muito forte quando coloquei o fermento na água, coisa que não sei se é normal, pois foi minha primeira tentativa.

Quanto aos processos da brassagem me parecem que fiz de maneira adequada com relação aos tempos e temperaturas.

Dúvida: se tivesse contaminado, atenuaria?

Abs!

Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk

Sim cara pq mesmo com o contaminante ainda tem açúcar.
Vou mandar um gráfico depois edito aqui. Com a taxa de inoculação por temperatura

(edit)

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Attachments

• Inoculação do Fermento - VIabilidade das celularas.jpg
    Inoculação do Fermento - VIabilidade das celularas.jpg
    120.2 KB
Last edited:

Latest posts

Back