• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvida hidratação e primming com lager

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rockclubelive

Well-Known Member
Reaction score
13
Amigos, estou querendo fazer minha primeira lager... ja fiz uma ale... e a indicação do fabricante da levedura diz que a fermentação deve ser feito a 13º, minha duvida é referente a hidratação e primming...

1 - hidrato a levedura a 35º igual as ales?

2 - Qual o tempo de lag-time pra começar a fermentação da lager?

3 - Eu posso fermentar abaixo dos 13º ? Até qual temperatura eu poderei fermentara abaixo dos 13º ?

4 - Depois do envaze a carbonatação deve ser feita nessa temperatura tbm de 13º ou em temperatura ambiente?

Dúvidas bobas, tentei procurar no forum, mas nao consigo fazer buscas, não sei o que acontece da sempre nada encontrado!

abraços! :mug:

Amigos, estou querendo fazer minha primeira lager... ja fiz uma ale... e a indicação do fabricante da levedura diz que a fermentação deve ser feito a 13º, minha duvida é referente a hidratação e primming...

1 - hidrato a levedura a 35º igual as ales?

2 - Qual o tempo de lag-time pra começar a fermentação da lager?

3 - Eu posso fermentar abaixo dos 13º ? Até qual temperatura eu poderei fermentara abaixo dos 13º ?

4 - Depois do envaze a carbonatação deve ser feita nessa temperatura tbm de 13º ou em temperatura ambiente?

Dúvidas bobas, tentei procurar no forum, mas nao consigo fazer buscas, não sei o que acontece da sempre nada encontrado!

abraços! :mug:
1 - Hidrate nas temperaturas indicadas pelo fabricante, ou no geral entre 25 a 35. A questão é... você não pode dar choque térmico maior que 8 graus ao inocular a levedura.

2 - Varia absurdamente de cepa pra cepa. Já vi alguns fermentos lagers levarem 2 dias, e outros, 10 horas. Não existe resposta perfeita e precisa pra tudo... é um processo biológico.

3 - Pode. Quanto a baixo? Só testando pra ver.... novamente, algumas leveduras lagers fermentam a 4, 5.... outras não, e assim vai. Normalmente eu começo a fermentação das minhas lagers a 8 por exemplo, quando uso W34-70.

4 - Não precisa.. fazer lá entre 16-20 graus, tanto que é a Fermentação Secundária de Lagers normalmente se faz nessa temperatura.

Abraço,

Muito obrigado Guenther pelas respostas!

Viu só mais 2 dúvidas:

1 - os fermentos lager não apresentam a mesma atividade no airlock que as ales, fermentam mais devagar, correto?

2 - sobre a clarificação, quantos dias e temperatura ideal?

abraços! ;)

Muito obrigado Guenther pelas respostas!

Viu só mais 2 dúvidas:

1 - os fermentos lager não apresentam a mesma atividade no airlock que as ales, fermentam mais devagar, correto?

2 - sobre a clarificação, quantos dias e temperatura ideal?

abraços! ;)

Vou arriscar responder essas...rs...

1 - Eu tô com uma lager no fermentador... brassei domingo... o fermento é o W34-70... o airlock parece uma metralhadora!!!!! Tanto que expulsou todo o álcool do airlock e chegou a vazar um pouco de espuma, mesmo estando com 38 litros num balde de 50 litros, ou seja, tem bastante headspace.

2 - Quando eu faço clarificação sem uso de gelatina, eu deixo uns 15 dias o mais próximo possível de zero graus.

Vou arriscar responder essas...rs...

1 - Eu tô com uma lager no fermentador... brassei domingo... o fermento é o W34-70... o airlock parece uma metralhadora!!!!! Tanto que expulsou todo o álcool do airlock e chegou a vazar um pouco de espuma, mesmo estando com 38 litros num balde de 50 litros, ou seja, tem bastante headspace.

2 - Quando eu faço clarificação sem uso de gelatina, eu deixo uns 15 dias o mais próximo possível de zero graus.

valeu pelas respostas mvrinaldi :mug:

Back