• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvida FG

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mvrinaldi1

Well-Known Member
Reaction score
50
Pessoal,

Tô com uma dúvida em relação à FG... se o densímetro "mede" a quantidade de açucar no mosto e deixamos o mosto fermentando até que pare a atividade, o que sugere que não há mais açucar pra ser consumido, porque o densímetro não chega sempre próximo a 1.000? A última que brassei ficou estacionado em 1.010!!!

Tem algo a ver com a densidade de cerveja? Vejo que entre os cervejeiros mais experientes há uma certa preocupação com a OG... eu achei que tinha a ver com a quantidade de álcool que seria produzida, ou seja, quanto maior a OG, mais álcool seria produzido.

1.000 é a densidade padrão da água! A OG basicamente é a concentração de açúcar na água. Quanto mais açúcar concentrado em água, maior é a OG. No caso da FG (Final Gravity), é quando a levedura não tem mais açúcares FERMENTÁVEIS no mosto e a densidade estaciona, nesse caso seu ,010 seria açucares mais complexos que a levedura não conseguiu comer. E Sim OG tem a haver com o teor alcoólico da cerveja, pois para o cálculo do mesmo é considerado a diferença ente a OG e FG, multiplicado por 0,314 (algumas literaturas consideram outros valores para multiplicação)

amigo, faça o seguinte teste, pegue água (mineral/torneira nao importa) e faça a medicação da densidade. O valor que você vai ter é algo proximo de 1.000.

Sendo assim se tua densidade final FG for de 1.000 você nao tera cerveja mas sim água com alcool.

E sobre o porque a levedura consome os açucares e nao chega a 1.000? de forma simples, a levedura é seletiva quanto a sua alimentação, sendo assim ela da preferencia a alguns frente a outros, sendo que alguns tipos ela simplesmente ignora. Sendo assim 99% das cervejas tem uma densidade final na casa de 1.008~1.012. Esse açucar residual é aquilo que digamos da sabor a cerveja.

Importante sempre você saber qual é o range da FG para a tua receita assim você sabe por exemplo se tua cerveja nao ficou fora do perfil desejado.

Pessoal,

Tô com uma dúvida em relação à FG... se o densímetro "mede" a quantidade de açucar no mosto e deixamos o mosto fermentando até que pare a atividade, o que sugere que não há mais açucar pra ser consumido, porque o densímetro não chega sempre próximo a 1.000? A última que brassei ficou estacionado em 1.010!!!

Tem algo a ver com a densidade de cerveja? Vejo que entre os cervejeiros mais experientes há uma certa preocupação com a OG... eu achei que tinha a ver com a quantidade de álcool que seria produzida, ou seja, quanto maior a OG, mais álcool seria produzido.

Opa!

Durante a mostura, o amido do malte é convertido em açúcares fermentáveis e açúcares não fermentáveis.
Tanto que para gerar mais açúcares fermentáveis, costuma-se mosturar a uma temperatura na casa dos 65 graus, e para mais açúcares não fermentáveis, na casa dos 69 graus.
O que o fermento consome, a grosso modo, são esses açúcares fermentáveis.
Os não fermentáveis são os principais responsáveis pelo corpo da cerveja.
1.010 é uma FG perfeitamente normal para cerveja de baixo corpo.
Para chegar a uma FG de 1.000, só se fosse água mesmo.

Abraço!

Legal!!!! Deu pra entender bem... e é bem lógico isso tudo.
Então, FG em torno de 1.010 seria uma cerveja de baixo corpo... digamos que ela saiu (hipoteticamente), de um OG de 1.050. Pra eu ter uma cerveja com mais corpo, obviamente teria que aumentar esse OG pra algo acima disso? Por isso, a preocupação com e OG? Pra saber o álcool, mas também o corpo?

Em termos de FG, o que seria uma cerveja de corpo médio e alto?

Quanto mais corpo, menos seca?

Pessoal,

Só uma correção, o densímetro NÃO mede a quantidade de açúcar, ele mede a densidade pura e simplesmente. O que mede açúcar é o refratômetro.
Água pura tem densidade 1. Alcool puro tem densidade menor que 1, a mistura de líquidos com densidades diferentes irá resultar em uma densidade de acordo com a combinação de suas quantidades e densidades. A cerveja possui água, álcool, açúcares não fermentáveis, etc...

Então, FG em torno de 1.010 seria uma cerveja de baixo corpo... digamos que ela saiu (hipoteticamente), de um OG de 1.050. Pra eu ter uma cerveja com mais corpo, obviamente teria que aumentar esse OG pra algo acima disso? Por isso, a preocupação com e OG? Pra saber o álcool, mas também o corpo?

Quanto mais corpo, menos seca?

Aumentar OG aumenta ambos os tipos de açúcares, então você teria uma cerva mais encorpada mas também mais alcoólica.
A princípio, em uma mesma receita, variando apenas a temperatura de mosturação: quanto maior a FG, menor o ABV e vice-versa.
Para aumentar o corpo, tem que mosturar com temperatura mais alta, em torno de 67 graus. Ou então, se quiser mais corpo ainda, em torno dos 69 graus. Ou então utilizar mais maltes especiais, como os caramelos (que irão alterar o sabor) ou algum como o "Carapils" (que contribui fortemente com não fermentáveis e mínimas alterações no sabor).

Cerveja seca = baixo corpo.

Sobre relação entre a FG e o corpo, eu não tenho dados técnicos, mas eu diria que de 1.010 pra baixo seria baixo corpo, e de uns 1.016 pra cima, "alto corpo". Corpo médio estaria ali no meio.

Abraço!

TL;DR -> É possível ter uma cerveja de 1050 com muito corpo, e uma cerveja de 1050 com baixissimo corpo.
Atenuação aparente, malte e levedura contam muito no tipo de corpo que você vai obter no produto final.

Tá confuso? Leia os links abaixo:

THIS -> http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203
THIS -> http://www.howtobrew.com/

Last edited:
Complexo isso.... vou ter que pensar...rss... Obrigado pelas respostas!!!!

Sim, é complexo, mas nem tanto. Apesar de ser meio confuso, é um conhecimento bem básico no mundo do homebrew.
O @jalexandre deu dicas boas.
Valeu!

Legal Jefferson... vou dar uma lida nos textos dos links...

Então, Carlos... eu tenho lido bastante aqui no fórum e percebi que isso é meio básico sim... por isso pesquisei algo específico mas como não achei nada, abri o tópico.

:)

Opa!

Durante a mostura, o amido do malte é convertido em açúcares fermentáveis e açúcares não fermentáveis.
Tanto que para gerar mais açúcares fermentáveis, costuma-se mosturar a uma temperatura na casa dos 65 graus, e para mais açúcares não fermentáveis, na casa dos 69 graus.
O que o fermento consome, a grosso modo, são esses açúcares fermentáveis.
Os não fermentáveis são os principais responsáveis pelo corpo da cerveja.
1.010 é uma FG perfeitamente normal para cerveja de baixo corpo.
Para chegar a uma FG de 1.000, só se fosse água mesmo.

Abraço!

Só uma adendo aí. Você pode chegar em uma cerveja com densidade de 1.000, visto que o álcool tem uma densidade menor que a água. Inclusive, se vc tiver uma contaminação, é possível que a densidade da sua cerveja fique menor que 1.000, já que o contaminante consegue fermentar açúcares que a levedura não conseguiu.Espumantes por exemplo possuem densidades menores que 1.000.

Abraço!

Back