• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvida - Carbonatação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

TT_Formigari

Member
Reaction score
0
Boa noite pessoal.
Sou novo na produção de cerveja, fiz a primeira brassagem (Pale Ale) que veio com o kit e fiz a weiss recentemente.
Porém, em ambas as receitas, tive a mesma sensação...
A cerveja não está com uma espuma densa, forma apenas pouca espuma e parece que o gás não está "dentro" da cerveja.

A Pale Ala eu segui a receita que veio com o kit e a Weiss o cara da loja me passou a receita do BeerSmith,

Alguém saberia oque pode ter acontecido?

Buenas meu amigo.

Cara quantos gramas de açúcar por litro você utilizou? Após quantos dias após engarrafar você abriu a primeira garrafa?

Eu costumo usar 8g por litro e após 5 dias abro a primeira. Nunca tive problema.

Abraço!

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

No mínimo de 10 a 15 dias para a cerveja se estabilizar.
Com 5 dias tu terás gás, mas ele não estar totalmente solubilizado na cerveja e não perdurará muito.
10 a 15 dias garantem que todo o CO2 estará solubilizado no líquido.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Eu uso em torno de 6 a 7g/L de primming e só abro a primeira após 9~10 dias.

Falta de gás na ceva pode ser muita coisa, precisamos examinar dados.

Minha receita rendeu 17,4 Litros e utilizei um total de 102 gramas de açúcar, ou seja, 5,8 gramas por litro.
A cerveja provei domingo, onde completou duas semanas desde que engarrafei as mesmas.

Boa noite pessoal.
Sou novo na produção de cerveja, fiz a primeira brassagem (Pale Ale) que veio com o kit e fiz a weiss recentemente.
Porém, em ambas as receitas, tive a mesma sensação...
A cerveja não está com uma espuma densa, forma apenas pouca espuma e parece que o gás não está "dentro" da cerveja.

A Pale Ala eu segui a receita que veio com o kit e a Weiss o cara da loja me passou a receita do BeerSmith,

Alguém saberia oque pode ter acontecido?

São diversos fatores que podem gerar uma espuma dentro do estilo pretendido.

Os maltes caramelo. Uma característica distintiva de todos os maltes CARA é sua vitrificação. O endosperma vítreo cria os componentes não fermentáveis desejáveis que proporcionam a esse malte a capacidade de contribuir com a sensação mais encorpada na boca, espuma e a sua retenção além de uma maior estabilidade da cerveja.

Temperatura de brassagem....

uma carbonatação correta....

São muitos os fatores que proporcionam uma boa formação de espuma, um bom colarinho...

Fica difícil falar assim por auto mas tem tópicos neste forum que explicam direitinho.

Com 5 dias tu terás gás, mas ele não estar totalmente solubilizado na cerveja e não perdurará muito.
10 a 15 dias garantem que todo o CO2 estará solubilizado no líquido.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
5 dias a temperatura de pelo menos 20 graus. Se for a uns 15 por exemplo, por vezes leva quase 1 mês pra estabilizar completamente.

5 dias a temperatura de pelo menos 20 graus. Se for a uns 15 por exemplo, por vezes leva quase 1 mês pra estabilizar completamente.

Exato,

quando eu falo em carbonatação por priming automaticamente me remeto a cerveja em temperatura ambiente/de fermentação. Para mim não tem sentido querer fazer priming e colocar as leveduras em uma temperatura de hibernação :D.

Mas é claro que a ressalva é importante para deixar isto bem claro.

Temperatura ambiente... Média de 25 graus

Bem, amigo, a quantidade de açúcar que você está usando é correta para média carbonatação e a temperatura está correta. Restariam algumas possibilidades: má homogeneização do açúcar no mosto (embora eu ache improvável, pois algumas garrafas estariam com mais espuma que outras), garrafas com tampinhas não fechadas corretamente (problema com o arrolhador) ou excesso de sanitizante. Outras possibilidades eu não sei ou não me vem à cabeça agora...

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Bem, amigo, a quantidade de açúcar que você está usando é correta para média carbonatação e a temperatura está correta. Restariam algumas possibilidades: má homogeneização do açúcar no mosto (embora eu ache improvável, pois algumas garrafas estariam com mais espuma que outras), garrafas com tampinhas não fechadas corretamente (problema com o arrolhador) ou excesso de sanitizante. Outras possibilidades eu não sei ou não me vem à cabeça agora...

Excesso de sanitizante pode ser possível. Sempre me preocupo muito com isso e utilizo Iodofor.
Li diversas vezes que iodofor não é necessário enxaguar após os 10 minutos... Apenas escorrer.
Poderia ser isso?

Estive dando uma lida no tópico sobre sanitização a acho que talvez encontrei o problema.
Estou utilizando 6ml de iodofor Kalyclean S390 por litro, ou seja 84ppm.

Poderia estar ai o problema?

Estive dando uma lida no tópico sobre sanitização a acho que talvez encontrei o problema.

A recomendação é 12,5ppm (máximo 25ppm). Muito acima disto, teria que enxaguar com água fervida. 1ml por litro seria o máximo (em calculadoras o valor é menor que isto).

Edit: não posso dizer exatamente se é a causa do seu problema, mas na teoria isto influi nas leveduras.

Achamos o problema!

Refiz as receitas que deram errado e acaobu de sair a nova leva sem nenhum problema!

Cuidado com Iodofor galera!

Cara, cuidado.

Não é seguro usar nesta concentração sem enxágue.

Achamos o problema!

Refiz as receitas que deram errado e acaobu de sair a nova leva sem nenhum problema!

Cuidado com Iodofor galera!

Eu usava nessa concentração e deixava as garrafas secarem no sol por umas 4 horas antes do envase para evaporar tudo. Quando não conseguia fazer o processo completo de secagem, descartava a garrafa, pois o resto de sanitizante mata a cerveja.

Eu usava nessa concentração e deixava as garrafas secarem no sol por umas 4 horas antes do envase para evaporar tudo. Quando não conseguia fazer o processo completo de secagem, descartava a garrafa, pois o resto de sanitizante mata a cerveja.

@Dalai,

Cuidado, pois deixar garrafas 4 horas abertas pode ser um convite a elementos não desejados. Resto de sanitizante só vai matar o fermento se estiver em alta concentração.

No meu caso, uso Iodofor, em 12,5PPM (0,8ml por litro). Encho minhas garrafas, as escorro e mesmo úmidas e as vezes com um pouco de espuma (uma ou outra bolha que me deu preguiça de borrifar álcool para quebrar) vão direto para o envase. deixo um pouco mais de 1 min em contato com o idofor toda a garrafa, esvazio, coloco no escorredor com a boca para baixo (assim não cai nenhuma partícula do ambiente nem qualquer microrganismo no ar vai entrar) por 1~2 min e já engarrafo. As tampas estão imersas no iodofor ou álcool 70% e dali como estão vão para a garrafa. Até hoje, mais de 30 envases, tudo carbonatou bem.

Olha este vídeo do cerveja fácil e repara nas garrafas com espuma do iodofor
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=VGRmO278h1w[/ame] ou veja vídeos de americanos.

obs.: não sou lá muito fã do Cerveja Fácil, é mais para ilustrar.

Lembrando que tem que se usar uma concentração que não necessite de enxágue (no iodofor é até 25PPM)

Sugiro que tu dê uma revisada no teu processo.

Latest posts

Back