• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Corrigir ou não uma fermentação antes do primming

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Reaction score
1
Olá cervejeiros! Será que tem algum problema deixar uma breja que já estava maturando (2° a 3°) por uns 2 a 3 dias em temperatura de fermentação antes de engarrafar? Quero ter certeza que não tem mais açúcar na breja, confesso que não verifiquei se já tinha parado de fermentar, confiei apenas no airlock e agora tou preocupado em adicionar mais açucar para o primming sem ter consumido todo o que tinha na breja.

Vejo que não há problema em engarrafar logo após a maturação. O que eu faria é medir o quanto está agora de FG e fazer o primming de acordo com essa quantidade medida pelo densímetro. Caso esteja em um nível um pouco acima do esperado, é só adicionar um pouco menos de açúcar para o primming. Aumentando a temperatura e agitando o vaso para suspender o fermento não sei se seria boa ideia, visto que o CO2 natural a ser utilizada para a espuminha iria se desprender e, além disso, a eficiência dessa fermentação será bem baixa comparada à inicial.
Saúde, moçada!!

Olá cervejeiros! Será que tem algum problema deixar uma breja que já estava maturando (2° a 3°) por uns 2 a 3 dias em temperatura de fermentação antes de engarrafar? Quero ter certeza que não tem mais açúcar na breja, confesso que não verifiquei se já tinha parado de fermentar, confiei apenas no airlock e agora tou preocupado em adicionar mais açucar para o primming sem ter consumido todo o que tinha na breja.
Sendo objetivo, não, não tem problema em subir a temperatura novamente pra ter certeza que vai atenuar tudo.

Na verdade, é uma atitude bem prudente.

Abraço,

Back