• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

CONTROLE DE TEMPERATURA - E os erros clássicos...

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
Uma dúvida:
Entendi que não é possível se ter certeza de numeros pois a fermentação é algo biológico... mas pensando em uma aproximação levando em conta a falta de controle de temperatura do meu equipamento e considerando que:
-as medições ja feitas e comprovadas por cervejeiros experientes mostra que no interior do balde fermentador o liquido esteja a aproximadamente 4 ou 5 graus acima da temperatura do ambiente no pico da fermentação
-eu queira uma fermentação primaria a uns 20 graus
-minha geladeira regulada proximo do minimo estabiliza a uns 15 ou 16 graus
me parece que deixar o fermentador na geladeira para a fermentação primaria pode fazer sentido, estou errado?
Seguindo este raciocinio, fazer a secundaria (apos estabilizar densidade na fermentação primaria) à temperatura ambiente (a aproximadamente uns 22 graus) tb faz sentido?
Obs.: sei que o ideal é controlar com precisao a temperatura... estou apenas tentando imaginar uma forma de ter alguma margem de segurança já que não tenho um alto controle da temperatura do processo.
Grato
Marcelo

Uma dúvida:
Entendi que não é possível se ter certeza de numeros pois a fermentação é algo biológico... mas pensando em uma aproximação levando em conta a falta de controle de temperatura do meu equipamento e considerando que:
-as medições ja feitas e comprovadas por cervejeiros experientes mostra que no interior do balde fermentador o liquido esteja a aproximadamente 4 ou 5 graus acima da temperatura do ambiente no pico da fermentação
me parece que deixar o fermentador na geladeira para a fermentação primaria pode fazer sentido, estou errado?
Seguindo este raciocinio, fazer a secundaria (apos estabilizar densidade na fermentação primaria) à temperatura ambiente (a aproximadamente uns 22 graus) tb faz sentido?
Obs.: sei que o ideal é controlar com precisao a temperatura... estou apenas tentando imaginar uma forma de ter alguma margem de segurança já que não tenho um alto controle da temperatura do processo.
Grato
Marcelo

alguem arriscaria dizer se viajei ou se isso faz algum sentido?... rs...
muito obrigado e desculpem a encheção....rs...

Uma dúvida:
Grato
Marcelo

Não é o melhor jeito, mas sendo as condições disponíveis no momento eu certamente tentaria, deve dar um resultado satisfatório.

Não é o melhor jeito, mas sendo as condições disponíveis no momento eu certamente tentaria, deve dar um resultado satisfatório.

Obrigado!
Vou fazer a proxima (minha segunda ainda ..rs....) assim

Sentido, faz, perfeitamente.

Só espero que esta tua geladeira seja "dedicada exclusivamente" para fermentar cerveja, por que se tiver carne, vai apodrecer, e se tiver iogurte, vai azedar, hehehe

*(aí tu já pode derramar o iogurte azedo no fermentador e fazer uma...

Sentido, faz, perfeitamente.

Só espero que esta tua geladeira seja "dedicada exclusivamente" para fermentar cerveja, por que se tiver carne, vai apodrecer, e se tiver iogurte, vai azedar, hehehe

*(aí tu já pode derramar o iogurte azedo no fermentador e fazer uma...

Caraca
Me desculpe a ignorância no assunto, mas é sério isso??? mesmo a cerveja "vedada" em balde de fermentação contamina tudo na geladeira??? pelo air lock não sai apenas CO2?

Caraca
Me desculpe a ignorância no assunto, mas é sério isso??? mesmo a cerveja "vedada" em balde de fermentação contamina tudo na geladeira??? pelo air lock não sai apenas CO2?

Não é isso, é que essa temperatura de 16 graus é muito alta pra conservar alimentos, não é a cerveja que vai contaminar eles.

Não é isso, é que essa temperatura de 16 graus é muito alta pra conservar alimentos, não é a cerveja que vai contaminar eles.

Ah... ok... que susto que vc me deu (por um erro meu de interpretação ...hahaha)... de fato, pensando bem, 15 graus nao faz muito sentido... acho que preciso medir melhor a temperatura.
o curioso é que medi com termometro de contato (multimetro) e outro a laser. mas para ambos eu apenas medi a temperatura da prateleira de vidro e parede da geladeira imediatamente apos abri-la e rapidamente.... vou deixar o de contato um tempo la dentro para ver realmente qual temperatura fica... ou mesmo medir a temp de interior de liquidos que estao armazenados la.
Valeu
Abraço
Marcelo

Alguem poderia me dar uma ideia, resumindo, para quem nao tem o controle de temperatura ou geladeira dedicada, e considerando as unicas opções existentes:
1-temperatura ambiente de aprox. 22 graus
e/ou
2- geladeira convencional duplex (de uso normal da familia.. mas que cabe meu pequeno fermentador de 5L)
Qual seria a conduta "menos" pior para as temperaturas de fermentacao 1a, 2a, e maturação de uma ale, por exemplo uma ipa ou imperial ipa?
Grato
Marcelo

Alguem poderia me dar uma ideia, resumindo, para quem nao tem o controle de temperatura ou geladeira dedicada, e considerando as unicas opções existentes:
1-temperatura ambiente de aprox. 22 graus
e/ou
2- geladeira convencional duplex (de uso normal da familia.. mas que cabe meu pequeno fermentador de 5L)
Qual seria a conduta "menos" pior para as temperaturas de fermentacao 1a, 2a, e maturação de uma ale, por exemplo uma ipa ou imperial ipa?
Grato
Marcelo

Pega um cooler, coloca o fermentador dentro, enche de agua, e coloca umas garrafas de agua congeladas, vai trocando todo dia ou a medida que precisar.

Pega um cooler, coloca o fermentador dentro, enche de agua, e coloca umas garrafas de agua congeladas, vai trocando todo dia ou a medida que precisar.

Isso para a maturação a aproximadamente zero grau, confere?
Para a fermentação primaria e secundaria vc recomenda o que?
Valeu
Marcelo

Isso para a maturação a aproximadamente zero grau, confere?
Para a fermentação primaria e secundaria vc recomenda o que?
Valeu
Marcelo

Creio que o Raisoshi se referiu ao processo inteiro. A ideia principal é manter a temperatura estável, sem mudanças bruscas, tanto o cooler quando a água ajudam nisso. Com um termômetro e as trocas com gelo seria possível manter uma temperatura específica em cada fase do processo, usando mais ou menos gelo e fazendo mais ou menos trocas.

Isso que o karkassa falou, maior massa térmica com a água, menor perda por causa do cooler, e se você usar umas duas garrafas não vai chegar a 0C nunca, mas talvez abaixe alguns graus da temperatura ambiente e a fermentação ficaria na temperatura ideal.

Claro que isso exige um certo controle e experimentação pra você saber com que frequência trocar e ver quantas garrafas são suficientes, sendo que em dias quentes pode precisar de maior quantidade, etc.

Bom dia!

Só pra encerrar a questão que iniciei em 21/jul/2015, informo aos colegas que, tanto o balde que ficou fermentando em temperatura ambiente quanto o que ficou na câmara produziram boas cervejas!

Aêeeee!

As diferenças foram que a ceva do balde em temp amb ficou um pouco mais encorpada, e com aroma mais marcado (excelente, lembra mel de flores do campo); e a do balde da câmara 17ºC ficou mais seca (bem como era esperado do Nottingham).

Obrigado a todos que opinaram, um abraço!!!

Status
Not open for further replies.
Back