• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Controlador de temperatura

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jobsvaldo

Member
Reaction score
0
Pessoal,
Estou com dúvidas a respeito dos controladores de temperatura. Tenho um freezer horizontal porem tenho receio de deixar ele controlando temperaturas elevadas da fermentação entre 20 a 18 graus.

Algum de vcs tiveram problemas com isso???

Olá Jobsvaldo,

Qual sua dúvida? se vai forçar o freezer trabalhando nestas temperaturas?

Ou a respeito de relês (SSR ou normal)?

Abraços,

Sim, a dúvida é se pode danificar o freezer por ele trabalhar em temperatura bem mais alta do que ele foi projetado

O freezer não irá ligar se a temperatura interna for menor que a temperatura que você programou no controlador.
Se você programou sua temperatura para 18 graus e a histerese para 0,2, então o freezer irá ligar quando a temperatura atingir 18,2 e desligará quando atingir 18. Provavelmente ficará ligado por apenas alguns minutos.
O freezer só resfria, nunca aquece, portanto ele só irá ligar para resfriar até atingir a temperatura programada!

Eu sei, mas meu medo é danificar o motor com ele ligando e desligando o tempo todo para manter a temperatura que eu setar...

Mas esse é o funcionamento normal de um freezer.. ele não fica ligado 24h 7 dias por semana.
Toda geladeira, freezer, ar condicionado.. gela ate atingir a temperatura do termostato e desliga, voltando a religar quando a temperatura sobe.

A diferença no controlador é que vc vai conseguir acertar a temperatura na virgula.. e não apenas como pouco frio, Frio ou muito frio..

Mas esse é o funcionamento normal de um freezer.. ele não fica ligado 24h 7 dias por semana.
Toda geladeira, freezer, ar condicionado.. gela ate atingir a temperatura do termostato e desliga, voltando a religar quando a temperatura sobe.

A diferença no controlador é que vc vai conseguir acertar a temperatura na virgula.. e não apenas como pouco frio, Frio ou muito frio..

Olá @Jobsvaldo

O funcionamento é exatamente como o Luccasm falou, você só vai perceber que ele vai ligar e chegar no ponto programado mais rápido que uma geladeira normal pois normalmente o compressor é mais forte. Isso é bom? não sei...

Agora fique atento à saída do controlador que você está usando pois não é recomendado ligar saídas SSR/PWM (variando largura do pulso) em compressores convencionais.

Os TICs têm saída com relês normais (liga e desliga) e "entregam" toda a tensão para o compressor, que liga e é deligado quando chega na temperatura programada.

Já os PICs podem ser programados de várias maneiras e independente de estarem trabalhando com ou sem os algoritmos de Proporcional, Integral e Derivada podem ser configurados para terem saída on/off também (além das citadas SSR/PWM que são usadas para cargas resistivas).

Abraços e saúde!

Só pra complementar @Jobsvaldo, a maioria desses controladores tem uma configuração de tempo de proteção do compressor, ou seja, depois de desligar quanto tempo ele tem que esperar pra ligar novamente (e vice-versa). Eu não entendo nada de compressores, mas tem isso hehe Abraço!

Resumindo, não, não vai danificar só por isso. Se estragar, é porque ela já tinha outro problema.

Abraço,

Pessoal,
Estou com dúvidas a respeito dos controladores de temperatura. Tenho um freezer horizontal porem tenho receio de deixar ele controlando temperaturas elevadas da fermentação entre 20 a 18 graus.

Algum de vcs tiveram problemas com isso???

Amigo, uso um freezer horizontal, um vertical e um frigobar pra fermentar/maturar minhas brejas. Fica tranquilo que não dá problema em nenhum deles. O lance é que o freezer tem uma inércia térmica maior que uma geladeira.

:mug:

Back