Fala galerinha do bem!
Depois de um bom tempo de projeto segue umas fotos do meu último upgrade.
Fiquei quase dois anos brassando com sucesso em um sistema tribloco com fogareiro e depois de brassar num dia de 40º aqui no sul com esse fogo todo ligado achei que era hora de sofrer menos para fazer minha breja e ter mais tempo durante a brassagem cuidando menos do fogo(e tomando mais breja..) e atentando às rampas.
Desde que vi alguns vídeos do pessoal usando o Craftbeer pi achei que era o caminho prá mim.
O caminho foi fácil? Nops
Mesmo com conhecimentos de elétrica, eletrônica, programação e arquitetura de software tive que repensar vários pontos.
Sistema:
3 panelas com resistência de inox:
2KW - 40l - Sparge
5KW - 68l - Mostura e aquecimento da água total
4KW - 45l - Fervura
Chiller de contrafluxo 3/8 inox, 15m
Sistema manual de direcionamento de água e mosto com régua de registros: Entrada, recirculação, chiller
Sistema de controle: Craftbeer pi 3
No painel fiz algumas escolhas:
Proteger a parte de potência de acionamentos acidentais(aconteceu um por bug no Craftbeerpi) com uma chave de emergência com contactora, pois vou usar o painel para fermentação e outros controles fora do ciclo de brassagem.
Coloquei chaves de liberação para as resistências para evitar acionamentos acidentais.
Coloquei acionamentos manuais redundantes para entrada de água e bomba.
Antes de montar a caixa fiz umas simulações com aqueles dissipadores de kits que vem com alguns Fotek. Na resistência de 2000w já dava prá queimar a mão, então comecei a procurar um dissipador grande que pudesse ser um bloco só para os 3 SSRs assim a dissipação seria bem melhor. Só achei esse monstro ai das fotos que tem um cooler porrada tb. Ligando tudo não chega nem no morno o dissipador e o SSR. Que durem esses ching-lings!
Assim como o confrade Daniel postou também estou direcionando para uma automação mais completa no futuro, sempre analiso o reaproveitamento do setup para evoluir depois, exemplo da resistência da panela de mostura que já prevê o upgrade dela para fervura depois, etc..
Logo que comecei a brincar o Craftbeer pi antes mesmo de receber ele me dei conta que apesar de excelente ele tinha limites e o criador abandonou a criatura(Manuel Fritsch) e várias discussões sobre o problema da licença do CFpi fui vendo como a comunidade tá se virando para evoluir o sistema e que quais seriam os limites.
Sou parceiro para resolver alguns entraves deste sistema top:
Percebi logo que a parte mais manual do processo não eram as rampas, mas sim(no meu caso) pegar a água total , esquentar até a temperatura de strike, tratar e separar a água do sparge...
Tem como incluir passos para este processo porém cada vez que você importa uma receita em beerxml ele apagava os steps de processo..
Então modifiquei a importação para não apagar mais e adicionar no final dos passos, depois é só mover para o local certo do meu processo.
Percebi que a importação descarta várias informações do arquivo como água da infusão, água total, etc. logo não adianta ter sensor de fluxo e ter que digitar sempre na mão algo que já tem na receita.
Também percebi que não tem como parar o processo para uma etapa manual como apartar parte da água, trocar as mangueiras para direcionar o mosto, etc..
Fui ver o funcionamento do sistema de plugins e vi que posso alterar a fonte deles, mantendo o que tem hoje e adicionando os meus. Vou ver depois para combinar os do Manuel com algum a mais que eu queira ou para trocar a implementação original por um fork dela no GitHub.
Essa semana vou avançar nisso e publicar meu plugin de pausa orientada com mensagens e orientação para o Cervejeiro.
Quem sabe se sobrar tempo não arrumamos as dependências para o plugin da Alexa que adiciona comandos de voz na nossa brassagem. "Nutelagem", eu sei. Mas o cervejeiro mais raiz sempre merece a valorização do seu setup.
Meu setup ainda está longe da perfeição, tenho prioridades na parte fria ainda. no ano que vem a gente pega umas panelas de Inox prá abriliantar.
Se tiverem alguma dúvida, quiserem criticar alguma das escolhas todas considerações são bem-vindas! O mais importante é a felicidade do cervejeiro.
Abração à todos.