• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Controlador Craftbeerpi

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Galera, aquelas duas perguntas que vocês darão muitas risadas da inocência para o que quero ter certeza:

Pretendo montar um CBP com três resistências
a) Existem algum plugin tal que a resistência da água quente só funcione quando a resistência da mostura esteja ociosa, como ocorre no BrewManiacEx?
b) Simultaneamente eu consigo estar fazendo a mostura numa panela e a fervura em outra? Caso a resposta seja positiva, uma outra GPIO ainda pode estar cuidando da fermentação?

Fala Gilmar,
A pior pergunta é aquela que não é feita !

Sobre suas duvidas:
A) eu me lembro de ter visto alguem perguntar algo assim. Acho que é possivel sim. Procure o topico que estavam falando disso.

B) sim, com o craftbeerpi voce pode controlar as 3 panelas (lavagem, mostura e fervura) e diversos fermentadores (caso voce tenha varias geladeiras ou um sistema de glicol). Inclusive se vc tiver 2 plantas de brassagem, consegue fazer o controle das 2 ao mesmo tempo.... a limitaçao em geral é o numero de gpios do raspberry (pode ser expandido com alguns plugins e atuadores remotos).

Galera, aquelas duas perguntas que vocês darão muitas risadas da inocência para o que quero ter certeza:

Pretendo montar um CBP com três resistências
a) Existem algum plugin tal que a resistência da água quente só funcione quando a resistência da mostura esteja ociosa, como ocorre no BrewManiacEx?
b) Simultaneamente eu consigo estar fazendo a mostura numa panela e a fervura em outra? Caso a resposta seja positiva, uma outra GPIO ainda pode estar cuidando da fermentação?

A) O addOn que vc vai usar para ligar uma a outra em pausa é:
1594408274868.png

B) Esse processo ainda não olhei como funciona no CBP Mostura e Fervura em casdata. Dica: Cuidado com a amperagem tenha certeza que vai aguentar as duas ligadas. Quanto a fermentação pode ficar tranquilo que fica lindo.

E é imprescindível usar um PCI ou posso ligar as GPIO diretamente em SSR e em módulos como esse ou esse? Caso afirmativo, como fazer a conexão do sensor de temperatura ou fluxo que precisa do resistor de pull up sem parecer tanta gambiarra?

E valeu pela atenção.

Boa tarde galera!
Resolvi entrar nessa onda, tenho um pouco de conhecimento da área, porém não consigo de maneira nenhuma inicializar o software no linux... fiz e refiz a instalação várias vezes, consigo acesso remoto, rede e tudo mais, porém o craftbeer não inicializa de modo algum... Será que esqueci de algo ou tem algum segredo? Fiz a instalação direto pelo site da rasp, no micro sd, clonei o repositório e fiz a instalação, tudo normal... só não funciona... O serviço não sobe de jeito nenhum, nem mesmo localhost...

Last edited:
Boa tarde galera!
Resolvi entrar nessa onda, tenho um pouco de conhecimento da área, porém não consigo de maneira nenhuma inicializar o software no linux... fiz e refiz a instalação várias vezes, consigo acesso remoto, rede e tudo mais, porém o craftbeer não inicializa de modo algum... Será que esqueci de algo ou tem algum segredo? Fiz a instalação direto pelo site da rasp, no micro sd, clonei o repositório e fiz a instalação, tudo normal... só não funciona... O serviço não sobe de jeito nenhum, nem mesmo localhost...

Tenta essas dicas aqui Installing CraftBeerPi

Consegui resolver aqui, eram algumas dependências do sistema que deveriam ser instaladas sozinhas mas por algum bug não foram... Caso alguém tenha o mesmo problema, basta acessar o prompt do RPI, apagar o diretório existente em /home/pi/craftbeerpi3 e digitas os seguintes comandos:
sudo su
apt-get update
apt-get upgrade
apt-get install git
git clone https://github.com/Manuel83/craftbeerpi3
Então acesse a pasta e refaça a instalação como de costume; e siga com os comandos:
apt-get install python-pip
./run.py
apt-get install python-pip -y
pip install flask
pip install flask_socketio
pip install flask_classy
pip install PyYAML
pip install GitPython
pip install requests
pip install gitdb2==2.0.5

Após tudo isso, reinicie o RPI com o comando
shutdown -r now

e pronto, já deve funcionar!

Pessoal,

Vi em alguns sites gringos que eles usam um plug-in para apagar todos os logs antes das brassagens.

Vocês já viram isso? Usam?
Tem algum tutorial para fazer isso?

Valeu

Oi. Deixa eu dar pitaco. O Rasp nao tem entrada analogica como o arduino. Entao os sensores têm de ser esse tipo com 3 fios e comunicacao serial, usando a biblioteca Onewire.h. Se for um NTC comum de 2 pinos, o Rasp nao lê. O esquema acima está correto para Onewire, mas tem que achar um programinha que escaneie os Onewire Bus e ache os endereços de cada sensor. Pras saidas para ligar resistencia e outras coisas, vc tem que usar circuitos drivers, ja que o Rasp não aguenta corrente em muitos pinos de uma vez. Veja esse trabalho da aluna Natalia na UnB: é muito interessante e mostra bem os problemas q ela enfrentou.

https://www.google.com/url?sa=t&sou...FjAMegQICRAB&usg=AOvVaw3ajl8r3fucCrXuVEO6q4DR[/URL]

Mando aqui algumas fotos do meu SETUP que no momento está em upgrade. Trata-se de um sistema RIMS de 3 panelas:
1 panela inox HLT- 40 litros com resistência de 2,5Kw.
1 panela inox Mash- 70 litros com resistência 4Kw.
1 panela inox Boil- 95 litros com resistência 6Kg.

Bomba sanitária 1/2CV
4 válvulas de esfera motorizadas para direcionamento do mosto.
Tribloco de filtração da água- 2 carvão ativado e 1 de particulas 0,5microns.

Sensores de temperatura: HLT, Mash, boil, Saída do chiller e água.
Flowmeter
Válvula solenóide para água fria para o chiller
Válvula solenóide dupla, uma para alimentar o HLT e outra para o Mash.

sensor de nível para HLT, Mash- Proteção para caso falhe o software.
sensor de nível para Boil- configura manualmente o sensor para o volume definido pela receita, assim a bomba para de transferir ao atingir o volume.

Controle da vazão da bomba por PWM com servo-motor (projetando).
Stirrer controlador por moto-redutor 12v (projetando).

Com este setup eu posso iniciar o processos de madrugada, enchendo sozinho, aquecendo Mash e HLT e aguardando a adição dos grãos. Depois o sistema atua conforme programação. Estou habilitando uma série de plugins, especialmente para poder atuar as válvulas em concomitância. Quando o sitema estiver pronto, postarei um video.

Attachments

• 20200805_112822.jpg
    20200805_112822.jpg
    33.6 KB
  • 20200805_112833.jpg
    20200805_112833.jpg
    88.4 KB
  • 20200805_112752.jpg
    20200805_112752.jpg
    40.1 KB
  • 20200805_112744.jpg
    20200805_112744.jpg
    81.6 KB
  • 20200805_112803.jpg
    20200805_112803.jpg
    54.3 KB
  • 20200805_112813.jpg
    20200805_112813.jpg
    40.5 KB
  • 20200805_112902.jpg
    20200805_112902.jpg
    64.3 KB
  • 20200805_112932.jpg
    20200805_112932.jpg
    68.8 KB
Show de bola.. parabéns pelo equipamento, me permite uma pergunta ? O teu chiller de placas qual é ?

Boa noite Daniel! Parabéns, vai ficar show!

Estou atualizando meu equipamento também, será uma tribloco com uma panela de 125L para aquecimento de água com 5Kw, e duas de 170L para mostura e fervura, cada uma com 10Kw. Já montei o painel (identico ao seu, porém de 30x40 - olhando o seu vejo que deveria ter comprado um maior kkk) e rodei o craftbeerpi acompanhando três brassagens aqui, usando os sensores do mesmo e já manualmente, controlando o caga fogo em meu sistema atual a eficiência e precisão nas rampas foi sensacional. Estou apenas esperando chegar as resistências. Assim como seu setup, também apliquei um sensor de fluxo YFS201 atrelado ao filtro de três estágios com uma solenoide dupla (uma vai para a tina de mostura e outra para a água de sparge) tudo funcionando, perfeito.

Me tira uma dúvida, qual o valor que você usou na frequência do seu sensor (padrão é 7,5), e qual vazão que você utiliza para filtragem? Imagino que isso varia bastante da pressão da água na entrada. Consegui chegar perto da realidade aqui calibrando a frequência em 4, modifiquei o código do mod "flowmeter" para apresentar as medidas por ml/s com 4 casas decimais, e notei que a vazão que usava era de míseros 3ml/s, e isso estava interferindo na medição. Aumentei a vazão para algo em torno de 11ml/s e passou a medir melhor, porém ainda assim tenho tido problemas com a precisão (setando para 20L, ele trava a solenoide em cerca de 19L).

Nas especificações dos filtros dizem que ele filtra com eficácia a cerca de 200L/h, o que dá cerca de 55ml/s.... Mas achei a vazão alta demais para ter uma boa ação do carvão...

Outra dúvida, na tela principal do craftbeer, temos a opção de não exibir os sensores, porém sempre que reinicio meu sistema o mesmo volta mostrando todos os sensores... Contigo acontece isso? Já reinstalei o raspberry inteiro duas vezes, funciona nas primeiras vezes e depois buga de novo...

Obrigado por compartilhar, em breve postarei fotos das minhas gambiarras cervejeiras!

Mando aqui algumas fotos do meu SETUP que no momento está em upgrade. Trata-se de um sistema RIMS de 3 panelas:

Bomba sanitária 1/2CV

Flowmeter

sensor de nível para Boil- configura manualmente o sensor para o volume definido pela receita, assim a bomba para de transferir ao atingir o volume.

Com este setup eu posso iniciar o processos de madrugada, enchendo sozinho, aquecendo Mash e HLT e aguardando a adição dos grãos. Depois o sistema atua conforme programação. Estou habilitando uma série de plugins, especialmente para poder atuar as válvulas em concomitância. Quando o sitema estiver pronto, postarei um video.

Muito bacana Daniel. Poderia dizer quais solenóides está usando?

Abs

Boa noite Daniel! Parabéns, vai ficar show!

Estou atualizando meu equipamento também, será uma tribloco com uma panela de 125L para aquecimento de água com 5Kw, e duas de 170L para mostura e fervura, cada uma com 10Kw. Já montei o painel (identico ao seu, porém de 30x40 - olhando o seu vejo que deveria ter comprado um maior kkk) e rodei o craftbeerpi acompanhando três brassagens aqui, usando os sensores do mesmo e já manualmente, controlando o caga fogo em meu sistema atual a eficiência e precisão nas rampas foi sensacional. Estou apenas esperando chegar as resistências. Assim como seu setup, também apliquei um sensor de fluxo YFS201 atrelado ao filtro de três estágios com uma solenoide dupla (uma vai para a tina de mostura e outra para a água de sparge) tudo funcionando, perfeito.

Me tira uma dúvida, qual o valor que você usou na frequência do seu sensor (padrão é 7,5), e qual vazão que você utiliza para filtragem? Imagino que isso varia bastante da pressão da água na entrada. Consegui chegar perto da realidade aqui calibrando a frequência em 4, modifiquei o código do mod "flowmeter" para apresentar as medidas por ml/s com 4 casas decimais, e notei que a vazão que usava era de míseros 3ml/s, e isso estava interferindo na medição. Aumentei a vazão para algo em torno de 11ml/s e passou a medir melhor, porém ainda assim tenho tido problemas com a precisão (setando para 20L, ele trava a solenoide em cerca de 19L).

Nas especificações dos filtros dizem que ele filtra com eficácia a cerca de 200L/h, o que dá cerca de 55ml/s.... Mas achei a vazão alta demais para ter uma boa ação do carvão...

Outra dúvida, na tela principal do craftbeer, temos a opção de não exibir os sensores, porém sempre que reinicio meu sistema o mesmo volta mostrando todos os sensores... Contigo acontece isso? Já reinstalei o raspberry inteiro duas vezes, funciona nas primeiras vezes e depois buga de novo...

Obrigado por compartilhar, em breve postarei fotos das minhas gambiarras cervejeiras!
Olá Edgar, tudo bem ?

Sobre os sensores parece ser algo que deveria ser de facil correção, porem o projeto do CraftbeerPi não é 100% aberto, dificultando a correção deste "problema", veja, existe um issue aberto na página do projeto sobre este problema:

https://github.com/Manuel83/craftbeerpi/issues/209
https://github.com/Manuel83/craftbeerpi/issues/49
Como pode ver, tinha uma forma de "contornar" este problema, assim que achar eu posto aqui...

That would be great. Can you help me with a few more keywords for searching? I looked through all craftbeerpi videos on youtube and none reference the index.html or CSS.

Add this to the en of the < head >

<code>
<style>
/*hide on dashboard hack
write the order number of the sensor(s) below between the parentheses,
each line for new sensor)*/
div.col-md-9.col-sm-8 > div:nth-child(2) > div:nth-child(1), /*fisrt actor*/
div.col-md-9.col-sm-8 > div:nth-child(3) > div:nth-child(1), /*fisrt sensor*/
div.col-md-9.col-sm-8 > div:nth-child(3) > div:nth-child(2),
/* div.col-md-9.col-sm-8 > div:nth-child(3) > div:nth-child(3), let this visible */
div.col-md-9.col-sm-8 > div:nth-child(3) > div:nth-child(4),
div.col-md-9.col-sm-8 > div:nth-child(3) > div:nth-child(5), /*5th sensor*/
{
display: none;
}
</style>
</head>
</code>

Fonte: CraftBeerPi - Raspberry Pi Software

Last edited:

Bomba sanitária 1/2CV

Flowmeter

Depois conta a experiência do controle de bomba por PWM. O indicado é usar um inversor de frequência, mas o preço é proibitivo e o PWM já está pronto.

Olá @mariopareto, desculpe a intromissão mas pelo visto ele usa a mesma que eu! Segue um
Link para referência.... Já respondi logo porque as vezes temos pressa kkk!

Opa Edgar! Valeu pela ajuda, mas eu acho que além dessa de máquina de lavar, ele usa outras ali que tem o corpo em inox. Tem uma foto que dá pra ve rbem a caixinha da solenoide em si na cor azul e preta.

Abs!!

Bom dia!

A algum tempo montei todo o aparato para controle de brassagem utilizando o CraftbeerPi, porem desde a primeira brassagem, estou com problemas nos sensores de temperatura.

Eles funcionam normalmente em temperatura ambiente, mas quando colocada no poço termométrico, na hora da brassagem, eles "superaquecem" (bem na ponta) e travam, dai tenho que desconectar, para voltar a funcionar, ou, na maioria dos casos, reiniciar o rasp.

Na ultima brassagem (ontem), tive que retirar dois sensores e trabalhar com apenas um deles, para minimizar o problema.

Alguém tem alguma sugestão do que possa ser?

Grato

Bom dia!

A algum tempo montei todo o aparato para controle de brassagem utilizando o CraftbeerPi, porem desde a primeira brassagem, estou com problemas nos sensores de temperatura.

Eles funcionam normalmente em temperatura ambiente, mas quando colocada no poço termométrico, na hora da brassagem, eles "superaquecem" (bem na ponta) e travam, dai tenho que desconectar, para voltar a funcionar, ou, na maioria dos casos, reiniciar o rasp.

Na ultima brassagem (ontem), tive que retirar dois sensores e trabalhar com apenas um deles, para minimizar o problema.

Alguém tem alguma sugestão do que possa ser?

Grato

Opa, blz ?

Eles falham apenas quando a temperatura sobe ?
Tentou deixar algumas horas ligado sem aumentar a temperatura ?
Tive problema com os sensores e era a fonte que era ruim..... os sensores congelavam na ultima temperatura. Troquei a fonte e nao deu mais problema.

Abraço

Opa, blz ?

Eles falham apenas quando a temperatura sobe ?
Tentou deixar algumas horas ligado sem aumentar a temperatura ?
Tive problema com os sensores e era a fonte que era ruim..... os sensores congelavam na ultima temperatura. Troquei a fonte e nao deu mais problema.

Abraço
Isso, eles falham quando ligo a resistência e a temperatura sobe.
Ja ficaram horas ligados em temp ambiente e funcionaram normalmente.
A repeito da fonte, suspeitei disso também, mas ja substitui por outra e o problema persiste.

Last edited:
Back