• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

    Homebrewing Facebook Group

Kegerator Consul Frostfree CRB39 342litros

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Na minha, desmontei a tampa, localizei a resistência daí é só ver os fios que chegam nela, no meu caso cortei e liguei direto no controlador, que no caso é o TC-900E POWER que tem como programar o degelo ou fazer manual.
Com o STC-1000 , pelo que eu sei( posso estar errado) não daria, ele só ia ficar ligando e desligando a resistência de acordo com a temperatura setada , tenho ele numa outra geladeira, que uso só pra controlar fermentação.

Obg amigo, é acho q o STC não tem como programar degelo. Vou ter q comprar um desse fullgauge então, pena que é mais carinho ne kkk

Edit:
andei pesquisando e encontrei o STC-9200 e o ETC-3000 no aliexpress que faz degelo tbm, por metade do preço do TC-900E
https://pt.aliexpress.com/item/1005004401583626.htmlhttps://pt.aliexpress.com/item/1005002884753884.html
 
Last edited:
Obg amigo, é acho q o STC não tem como programar degelo. Vou ter q comprar um desse fullgauge então, pena que é mais carinho ne kkk

Edit:
andei pesquisando e encontrei o STC-9200 e o ETC-3000 no aliexpress que faz degelo tbm, por metade do preço do TC-900E
https://pt.aliexpress.com/item/1005004401583626.htmlhttps://pt.aliexpress.com/item/1005002884753884.html
O Full Gauge achei esse preço, acho que compensa mais.
https://www.frigelar.com.br/control...UNX3Sjh-y62v7kGZFNAky2Lt1yS946i0aAsXcEALw_wcB
 
Pessoal pra quem interessa segue link da pingadeira que comprei no ML.
Nesse modelo ela tem 36cm que é a medida total da parte curvada da geladeira.
Após a compra só informar o modelo da geladeira.
edit: segue o link
https://produto.mercadolivre.com.br...rator-cervejeira-36x15x2cm-traseira-curva-_JMView attachment 128581
Pessoal, no batido comprei essa pigadeira também. Me falem uma coisa, como vcs fizeram a furação pros parafusos? E usaram algum parafuso em específico?
 
Pessoal, no batido comprei essa pigadeira também. Me falem uma coisa, como vcs fizeram a furação pros parafusos? E usaram algum parafuso em específico?
Comprei parafuso de 3 ou 4mm de espessura com porca, acho q foi 7,5cm de comprimento. Furei até atravessar o forro interno e coloquei a porca por dentro
 
Acho que vou de parafuso mesmo. Saskuat, vc colocou reforço por dentro, né?

E valeu pela dica. Valeu também, gsmbh.
 
Acho que vou de parafuso mesmo. Saskuat, vc colocou reforço por dentro, né?

E valeu pela dica. Valeu também, gsmbh.
não precisa, só arruela ja segura bem. Vou tirar foto daqui a pouco e posto aqui
 
Rebite com rosca. Igual o @gmsbh
 

Attachments

  • 4730BF77-352B-4C76-B6F3-33EEC2C0314A.jpeg
    4730BF77-352B-4C76-B6F3-33EEC2C0314A.jpeg
    1.1 MB
Bom dia galera.

To com problema de resfriamento, alguem mais tem?

Quando desmonto o congelador e deixo sem a porta congela a linha de chopp, quando coloco o a porta fica mais quente q agua de batata cozida, alguem pode me ajudar por favor 🙏🏻
 
Bom dia galera.

To com problema de resfriamento, alguem mais tem?

Quando desmonto o congelador e deixo sem a porta congela a linha de chopp, quando coloco o a porta fica mais quente q agua de batata cozida, alguem pode me ajudar por favor 🙏🏻
Boa tarde, já vi vários instalando uma ventoinha (acho que o melhor lugar seria no teto) para fazer uma melhor circulação do ar frio.
 
Já possuía uma CRB36 na minha edícula, e como era uma geladeira muito boa, acabei comprando uma outra usada em grupos de venda no facebook. Quando fui ver a geladeira na casa do vendedor ela estava ligada e funcionando, aparentemente tudo certo. Deixei ela ligada num canto, minha ideia era tranformá-la num kegerator mais tarde. Quando comecei a mexer vi que a geladeira gelava até -14 graus (não desligava), mas quando abria porta a temperatura interna subia muito e demorava baixar. No fim das contas era a placa que estava com defeito (acabei substituindo a placa pelo full gauge TC900e Power), mas até chegar na placa testei todos os componentes, e pra isso acabei pesquisando bastante. Vou dar uma compilada nos vídeos que pesquisei e me ajudaram, deixando registrado aqui para os demais:

1. Desmontagem
Parte interna:
Parte superior (compartimento da placa):
Na minha opinião, o correto é retirar o adesivo frontal (onde estão escritos as temperaturas 1, 2, 3 e 4) para a correta desmontagem (veja o vídeo do teste de placa).

2) Sensores:
Existem dois sensores, que na verdade são termístores de 2,7 Kohms à 25 Celcius. Um termístor fica colado ao evaporador e comanda o início do degelo. O outro termístor controla a temperatura, ligando e desligando o compressor. Quem faz esse gerenciamento de liga e desliga é a placa que fica na parte superior.
Caso haja problema com formação de gelo, por exemplo, poder ser que o sensor de gelo esteja com problema.
A forma mais simples de testar os termístores é medir a resistência com um multímetro (com a desvantagem de ter que cortar os fios). Lembre-se que a resistência é 2,7 Kohms à 25 graus Celsius, e à medida que a temperatura cai, a resistência sobe.
Nesse vídeo abaixo, é ensinado como medir a resistência pela placa (sem precisar cortar os fios dos termístores), e também apresenta uma tabela com variação de temperatura.


3)Resistência:
A maneira mais fácil de testar a resistência é por meio do auto-teste, como ensinado no vídeo a seguir:

Caso a resistência não funcione, pode ser que o fusível térmico de proteção esteja aberto e não permita a passagem de corrente. Teste a continuidade do fusível térmico com o multímetro ou alimente os bornes da resistência diretamente para ver se funciona.


4) Teste de Placa:
Geladeira Consul facilite frost free nao funciona, como testar e trocar a placa
No meu caso específico, todos os componentes funcionavam corretamente, o que me fez desconfiar da placa. Comprar uma placa nova me custaria uns R$ 150 e um full gauge uns R$ 200. Optei pelo full gauge.

5. Troca da placa pelo Full Gauge T 900e Power:
O vídeo do dono do tópico ajuda bastante, mas o vídeo do canal do chopp é mais didático (apesar de não ser o mesmo modelo, as ligações são as mesmas):
Como fazer Um kegerator Frost free
Única diferença é que o que fio que liga o compressor e o ventilador é o mesmo.

Espero que as informações ajudem quem precisar.
Mais à frente posto sobre furação, arranjo de barris etc.
Abraços!

Boa tarde, suas informações ajudaram muito, sobre a ligação do full gauge tem como tu fez as ligações?
 

Latest posts

Back
Top