• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Contra fluxo com recirculação a água de refrigeração.

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Boa noite! Não sei se estou perguntando no local certo mas também uso chiller de contrafluxo com bomba de máquina de lavar louça e o que acontece comigo é que a cerveja para de sair, perde pressão e sou obrigado a interromper o processo e retirar direto da panela sem passar pelo chiller. Será que essa bomba é muito fraca para uns 15 metros de chiller?

Boa noite! Não sei se estou perguntando no local certo mas também uso chiller de contrafluxo com bomba de máquina de lavar louça e o que acontece comigo é que a cerveja para de sair, perde pressão e sou obrigado a interromper o processo e retirar direto da panela sem passar pelo chiller. Será que essa bomba é muito fraca para uns 15 metros de chiller?
Imagino que a bomba só seria fraca se a saída do chiller estiver muito alta.
Será que não está indo trub junto e entupindo a bomba ?

Nao! Certeza que não!
Percebo que qndo paro a recirculação e mudo os registros para passar pelo chiller deve entrar ar, não sei o que pode ser. Começa fluindo bem e logo diminuem a vasão até parar. Geralmente deixo o sistema todo cheio sem ar, ligo a mangueira com pressão para que saia todo ar. Por isso penso em colocar uma bomba mais forte e ver se resolve o problema
Alguma sugestão de bomba para substituir essa de máquina de lavar?

Nao! Certeza que não!
Percebo que qndo paro a recirculação e mudo os registros para passar pelo chiller deve entrar ar, não sei o que pode ser. Começa fluindo bem e logo diminuem a vasão até parar. Geralmente deixo o sistema todo cheio sem ar, ligo a mangueira com pressão para que saia todo ar. Por isso penso em colocar uma bomba mais forte e ver se resolve o problema

Nao! Certeza que não!

Parabéns pela criatividade. Soluções simples para problemas aparentemente complicados. Também já usei esse recurso por um bom tempo, mas notei que com essas bombas de máquinas de lavar louça a vazão e a pressão são pequenas para que haja troca rápida de calor entre o mosto e a água . Ano retrasado acabei comprando uma bomba de imersão (ANAUGER Ecco - Anauger) e coloco na piscina de casa. Ela fica submersa a 1 metro de profundidade. Desse jeito consigo resfriar, oxigenar e inocular os fermentos "ale" quase que imediatamente. Sei que essa minha solução não se aplica a todos, mas acho que para o teu caso um upgrade da sua bomba melhoraria no fluxo de água no chiller.
Legal, Edison.
Pensei nisso mas fiquei com receio da vazão ou pressão serem muito altas, causando algum problema. Você teve dificuldades com isso?
Obrigado

Nao! Certeza que não!
Bom dia, eu recomendaria uma magnética, que pode ser a chugger ou uma outra chinesa mais em conta. O chiller oferece bastante resistência mesmo, e seu problema pode ser a força bomba... Mas fiquei pensando, se essa bomba aguenta a temperatura do mosto fervendo... Normalmente essas bombas não aguentam tanto...

Quem está distorcendo é você, eu ao diss em nenhum momento que ele passa a água pelo contra fluxo até atingir 46° sem resfriar o mosto.

Mas corre lá para patentear sua geladeira de contrafluxo. Vai ficar rico!
Bom dia, @gkopke! Legal desse fórum é que as vezes uma postagem com vários anos revive e gera a maior discussão!
Mano, o lance é que o contato entre os líquidos é dinâmico, e por isso a equação não se aplica. A troca não é constante. No início do processo, o resfriamento do mosto tava sendo mais eficaz. É claro que com água a quarenta e tantos graus não se resfria mosto a trinta e pouco. E não foi o que aconteceu. A temperatura final do mosto no fermentador é um "blend de várias temperaturas", digamos assim... A última gota de mosto que passou pelo chiller passou a quarenta e tantos graus mesmo.. vc tem razão. Mas foi misturado com o resto que estava abaixo disso.
No mais, o maluco que postou esses dados, postou isso já tem vários anos... Agora já é tarde pra ajudar ele... Rsrsrs.
Abs.

Edit: A equação não funcionou pq volume e variação de temperatura não são constantes no processo.

Last edited:
Legal, Edison.
Pensei nisso mas fiquei com receio da vazão ou pressão serem muito altas, causando algum problema. Você teve dificuldades com isso?
Obrigado
Nenhum problema até hoje. Meu setup é uma chugger empurrando o mosto e aquela bomba de imersão empurrando a água. Registro da chugger aberto em, mais ou menos, 1/3.

Está parecendo que seu chiller está entupido.
Mesmo sem a bomba, teria que sair líquido do outro lado.
Tenta testar com água.
Veja se sua bomba não está com ar.
E veja se não está engatando errado as mangueiras na bomba.
Tenta usar o Contrafluxo em pé. Assim a própria altura dele vai fazer pressão pra queda.

Last edited:
Buenas...

Eu faço um pré chiller, onde trago água da torneira, passando por uma caixa de gelo. Com vazão bem baixa da água, conseguimos resfriar 55l da fervura a 20 graus. Não marquei o tempo, mas armazenamos a água da saída pra lavagem do equipamento...

Pré chiller: 7,5m
Chiller contrafluxo: 15m

Água utilizada no resfriamento: 80 a 90l

Quando entra no contrafluxo, chega bem baixa a temperatura.
Mas isso depende da quantidade de gelo feito.
Normalmente usamos uma caixa térmica cheia de gelo e vamos repondo à média que vai derretendo.

Complementando a informação: não usamos bomba para saída, até porque deixamos bem baixa a vazão para aproveitar mais a água fria

Você poderia tentar passar o mosto primeiro no contra fluxo e colocar o pre chiller como pós chiller, saindo o mosto do contra fluxo e entrando no pós chiller com o gelo.
Acho que o desempenho irá aumentar bastante. Além de poder aumentar bastante a vazão.
O Gelo irá durar mais tempo, porque se o mosto sair do contrafluxo a uns 26ºC, o Pós chiller irá pegar essa temperatura e baixar.

Latest posts

Back