• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Conservantes

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lucasmegale

New Member
Reaction score
0
Amigos,

vou fazer uma cerveja base e, antes do envase, farei um blend com suco de fruta que, no entanto, não desejo que passe pela fermentação.

Ou seja, não quero que o açucar presente na fruta sofra fermentação.

Como a cerveja será envasada em barril, estou afastando a possibilidade de pasteurização.

Alguém já passou por situação semelhante? Estou pensando na utilização de um conservante, mas não sei qual ou como usar, alguém poderia me ajudar?

Se alguém já passou por isso e usou a pasteurização, poderia esclarecer qual foi a técnica usada?

Abs!

Cara, basicamente 2 formas de tu não ter o açúcar da fruta na tua cerveja:
1. Pasteurizar a cerveja - assim vai matar as leveduras e elas não atuarão na fruta
2. Manter a cerveja sempre gelada após o blend.

De qualquer forma, eu já fiz alguns experimentos com adição de frutas (amora e cereja), adicionando a frio (durante a clarificação, usei açúcar da fruta como parte do priming) e adicionando na secundária, a quente.
Em ambos os casos, tive um sabor residual bem agradável. Os melhores resultados foram com algo em torno de 120 ~ 150g de cereja/L. Piquei, tirei o caroço, pasteurizei e coloquei no fermentador.

Acho que se tu adicionar a fruta e não deixar a levedura atuar, teria que adicionar bem pouco, pois pode ter um sabor muito presente da fruta.

http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/cerveja-com-frutas/

Além de pasteurização, dá pra usar metabissulfito de sódio ou potássio pra inibir a fermentação. A dosagem é de acordo com o fabricante, acredito. Mas tem fontes online sobre isso, a galera do vinho usa esses produtos.

Mas sinceramente minha opinião é contrária ao uso disso ou mesmo pasteurização.

Se for servir em evento, faça o blend poucos minutos antes e consuma o barril inteiro... se for pra servir em casa, é só manter uma garrafinha com o suco e misturar a medida que serve a cerveja!

Back