marcelosartori
Member
- Reaction score
- 4
Obrigado marcelosartori pelo retorno
Outra duvida, fiz minha primeira leva nesse sábado porque não aguentei a ansiedade rsrs, fiz uma de trigo com o kit também do lamas, mas o quantidade final minha com uma perda de trub de quase 1 litro porque quis dar prioridade na qualidade e não na quantidade ficou no final na balde de fermentação apenas 3,250 litros muito pouco, o que vocês costumam fazer para corrigir ou adequar a quantidade ? colocar agua no final no fermentador ? eu estava pensando em colocar na fervura a medida que vai evaporando para sair com uns 5,8 no final com a perda de 800ml de trub ficaria com 5litros ou um pouco menos? oq eu acham? no caso de colocar no fermentador devo usar agua mineral ou agua previamente fervida ?
Vinicius, o ajuste de volume vai depender de quando você obteve de OG. Se, mesmo com esse volume menor, a OG estiver dentro do esperado, não há muito o que fazer para ajustar o volume, trata-se de problema de eficiência do processo.
Além disso, com adição de água em uma cerveja com a OG dentro do esperado, você iria descaracterizá-la e ela teria um ABV menor no final (você estaria "aguando" demais a cerveja).
Esse ajuste de volume normalmente se dá antes da fervura, com a lavagem dos grãos, pois já se considera a perda de líquido que foi retida nos grãos além do que vai se perder na evaporação. Mas, novamente, eu só faria esse ajuste acompanhando a leitura de OG (nesse caso a OG pré-fervura, ou pre-boil).
Não sou expert, longe disso, sou um iniciante na brassagem de 5L como você. Se alguém quiser corrigir ou dar pitacos no que eu escrevi, estejam à vontade!