• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Confraria do Galão

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Obrigado marcelosartori pelo retorno

Outra duvida, fiz minha primeira leva nesse sábado porque não aguentei a ansiedade rsrs, fiz uma de trigo com o kit também do lamas, mas o quantidade final minha com uma perda de trub de quase 1 litro porque quis dar prioridade na qualidade e não na quantidade ficou no final na balde de fermentação apenas 3,250 litros muito pouco, o que vocês costumam fazer para corrigir ou adequar a quantidade ? colocar agua no final no fermentador ? eu estava pensando em colocar na fervura a medida que vai evaporando para sair com uns 5,8 no final com a perda de 800ml de trub ficaria com 5litros ou um pouco menos? oq eu acham? no caso de colocar no fermentador devo usar agua mineral ou agua previamente fervida ?

Vinicius, o ajuste de volume vai depender de quando você obteve de OG. Se, mesmo com esse volume menor, a OG estiver dentro do esperado, não há muito o que fazer para ajustar o volume, trata-se de problema de eficiência do processo.

Além disso, com adição de água em uma cerveja com a OG dentro do esperado, você iria descaracterizá-la e ela teria um ABV menor no final (você estaria "aguando" demais a cerveja).

Esse ajuste de volume normalmente se dá antes da fervura, com a lavagem dos grãos, pois já se considera a perda de líquido que foi retida nos grãos além do que vai se perder na evaporação. Mas, novamente, eu só faria esse ajuste acompanhando a leitura de OG (nesse caso a OG pré-fervura, ou pre-boil).

Não sou expert, longe disso, sou um iniciante na brassagem de 5L como você. Se alguém quiser corrigir ou dar pitacos no que eu escrevi, estejam à vontade! :mug:

Vinicius, na maioria das vezes, problemas como este são relacionados a fervura. Tente diminuir a intensidade da mesma, diminuindo o fogo, ou usando um fogão convencional.

Obrigado pelas dicas, vou tentar diminuir mesmo a intensidade da fervura porque com o equipamento eu não posso colocar mais do que 7,5 de agua, vou tentar também extrair mais mosto para o fermentador sem levar o trub.
Agora é aguardar e segurar a ansiedade, todo experimento leva pelo menos 15 dias para ver o resultado rsrs.

Faço levas de 30 L e agora faço na espagueteira também. Rendimento de 6 Litros.
O único problema que tive foi com a fervura. Na primeira leva o rendimento foi muito pequeno.
Agora corrigo a OG adicionando água na fervura, quando necessário.

Tiago.

Vinicius comigo foi a mesma coisa...segui o conselho do Vergilio e agora na minha quarta leva, consegui fazer render 4 litros e meio quase!! O problema estava no fogareiro. ..deixei ele de lado e usei o fogão da cozinha. Foi a melhor coisa!!

obrigado biahaik, esse fds vou fazer outra leva(uma IPA), vou fazer isso mesmo, vou fazer a fervura com menos intensidade e tentar melhor na extração do mosto para a fermentação para ter minha eficiência melhorada, depois conto como foi.

Outras duvidas

1 - Vocês deixam maturar com o airlock ou com o balde normal mesmo sem buraco do airlock?
2 - Eu uso o álcool 70%, mas fico com medo de cair um pouco(gota, etc) ou ter algum contanto mínimo após sanitizar, isso gera algum problema para a cerveja, estraga, etc ?

Vinicius, eu comprei outro balde, sem o furo, para a maturação. O Balde custo barato. Mas aconselho você a comprar um próprio para alimentos, pois assim não deixa cheiro...Olha, eu sou novata ainda, e respondo o que aprendi e o que estou colocando em prática ainda ok. Espero te ajudar!! Com relação ao alcool 70, eu também uso ele, prá mim é mais fácil...mais caro, porém menos trabalho! Se cair um pouco, sem problemas, mas evite...alcool é alcool, rs...penso que pode matar tudo...hehehe e vai que mata nossas queridas leveduras ne. Claro que em pouco quantidade, tipo um pingo, ou um restinho que fica molhado no galão, sem problemas. Eu passo o alcool e na sequencia, aguardo um pouco, viro o balde para tirar o excesso e já coloco a "cerveja" nele. Não me deu problema até então.

Como eu ainda não tenho uma geladeira dedicada, o atual layout das prateleiras não me dá altura suficiente para que eu coloque o fermentador com o airlock para maturar. E, é claro, mexer com isso significaria "problemas conjugais"! :cross: Portanto, eu simplesmente retiro o airlock e fecho o fermentador com uma rolha.

Nunca fiz a troca de baldes da fermentação para a maturação...

Contribuindo um pouco com minha experiencia com levas pequenas.
- Faço All Grain com BIAB
- Recirculo manualmente nos 20 minutos finais da brassagem
- Mash out por 10 minutos
- Deixo escorrer uns 15 minutos (escorredor de massas preso na panela de brassagem)
- As primeiras levas eu completava com agua e ligava muito para OG. Mas algumas cervejas mais simples (leia-se não muito lupuladas) dava pra perceber que tava mais aguada.
- É normal ter muita evaporação até vc acertar o ponto do seu fogao e da quantidade total de agua. Hoje em dia não tenho mais problema e já acertei o perfil do equipamento no beersmith (o que ajuda na hora de adaptar ou criar receitas).

abs.

Outra Duvida que me surgiu, vocês fazem o mashout? na fervura a ação das enzimas já não irá parar ?
Tenho feito assim :
- 6,5 litros na mostura a 68 graus por 1 hora(quase sempre estou mexendo os grãos)
- Recirculação após mostura por uns 10-15 min, dá de 10-15 vezes
- lavagem com 1,5 litros a 68 graus, indo para a fervura com 7,5 litros
- fervura por 1 hora(dessa vez vou controlar a intensidade para elevar a eficiência)
- espero 10 min
- faço o whirpool
- coloco a panela na pia com agua e gelo até atingir 20 - 25 graus
- transfiro para a fermentador
- coloco meio pacote de fermento
- vai para o isopor com uma garrafa pet congela que tenho trocado 1 a 2 vezes por dia, mantendo a temperatura de 18 - 22 graus por 7 dias
- transfiro para outro fermentador para maturação por mais 7 dias na geladeira a 6 graus que é a temperatura máxima da geladeira
- engarrafo + priming + 7 dias para carbonatar
como tenho dois baldes pretendo fazer cerveja todo final de semana(talvez compre mais um) assim com esse ciclo posso ter toda semana uma cerveja nova saindo

Obs.: comentários são bem vindos, pretendo depois comprar um frigobar de 120 litros para ter um controle melhor na fermentação

obs.: Comentarios são bem vindos

Oi Vinicius,

Meu processo é muito parecido com o seu. A diferença é que eu coloco um pouco menos de fermento (4 a 5 gramas).

Penso que no BIAB não precisa fazer mash out. Já que os grãos são retirados logo após a mosturaçao e já começa o processo de fervura em seguida. Me corrijam se estiver errado.

Eu também tô pensando em comprar um frigobar, mas estou em dúvida se cabe um galão de 5 litros de água ou balde de 5 litros.

Vinicius no Facebook da Confraria do Galão tem o perfil do beersmith para as panelas de cinco litros que o Lamas vende.

Marcelosartori aconselho vc a trocar o balde. Leia mais sobre isso na Internet. Fermentação e Maturação. Deixar no mesmo balde creio que pode trazer alguns problemas. ..

Marcelosartori aconselho vc a trocar o balde. Leia mais sobre isso na Internet. Fermentação e Maturação. Deixar no mesmo balde creio que pode trazer alguns problemas. ..

biahaik, existe muuuuita discussão sobre isso. A opinião que boa parte dos cervejeiros segue é que esses "problemas" não surgem na produção caseira.

Na questão do volume, no meu kit de 5L trabalho com volume pré-fervura de 7,5L. Acho que a chave aqui é ter as características de seu equipamento bem definidas no beersmith (ou qualquer que seja seu software/meio de cálculo). Assim o cálculo das quantidades de malte e água vão fazer com que chegue facilmente tanto no OG e volumes desejados.

Por "características do equipamento" quero dizer: eficiência do mash, boil-off e perdas com clarificação e trub.

Carbonatação:

Como vocês tem feito: usado açúcar branco, de milho, tem colocado na garrafa direto ou no balde e depois envazado, qual a quantidade, etc. Comprei aquelas balas de priming no lamas, alguém já usou ?
Vou engarrafar a segunda leva esse fds e estou com duvida, a primeira foi com o açúcar do kit lamas, fervi 100 ml mas não adicionei todo o conteúdo porque tinha apenas 3 litros de final.

Usa uma calculadora tipo essa: http://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/

É só informar o volume de CO2 desejado de acordo com o estilo, o volume de breja que vai engarrafar e a temperatura que a breja fermentou (não necessariamente a temperatura na qual a cerveja está maturando).

Sobre a temperatura, o site divaga bastante sobre o assunto e é uma leitura interessante. Pessoalmente, optei por usar a temperatura de fermentação e escolher um volume de CO2 ligeiramente menor pra compensar o que é reabsorvido devido à temperatura menor durante a maturação.

eu já usei e não gostei, joguei tudo fora, motivos:
- elas não cabem em todas as bocas de garrafas, tive que quebrar as balas para colocar dentro
- não cabonatou direito, demorou
- ficou resíduo no fundo da garrafa
- não da para dosar direito a carbonatação(teria que calcular, quebrar as balas, fraciona-las, etc)
Acho muito melhor fazer o priming mesmo

Nossa Vinicius heheh fiquei com medo agora rs coloquei as balas na minha leva da porter chocolate...qto tempo demorou pra carbonatar a sua leva??

Fala Galera,

...

Só que eu cheguei a uma conclusão, o esquema da espagueteira, pra mim também é um pouco cansativo, e decidi fazer usando um botijão térmico que tinha aqui em casa de 9 litros, tem de diversas litragens, de 6 a 12 litros, eu paguei 75 R$ no meu de 9 litros.

Assim sendo, eu faço no método de infusão, e no sparge, ou seja, eu só coloco os grãos, toda água, e depois coloco pra ferver, simples assim.

...

Oi Balabuch. Como que você faz para controlar a temperatura no botijão? Com resistência elétrica?

Oi Balabuch. Como que você faz para controlar a temperatura no botijão? Com resistência elétrica?

O bom de usar um sistema como esse é que quase não se tem perda de calor, ou seja, após inserir a água e os grãos, caso precise aumentar a temperatura, coloca-se um pouco de água quente, e se precisar esfriar coloca-se água fria.

Os programas já calculam a temperatura da água a ser inserida para que quando se coloque os grãos, fique na temperatura desejada, geralmente coloca-se a 75C para que com os grãos fique em 68C.

Esse sistema é bacana também pra quem faz decocção, onde você vai retirando um percentual do mosto com os grãos, ferve a parte e retorna na panela ou nesse caso na recipiente térmico, para ir aumentando gradativamente a temperatura. Mas isso é outro assunto.

Espero ter explicado bem,

Abraço

Alguém já usou as balas de priming que vende no Lamas?

Eu aconselharia abrir um novo tópico só para este assunto, assim os demais membros encontrariam com maior facilidade, e essa dúvida pode ser a de muitos outros.

Abraço

Eu nao sei abrir tópicos. ...

Primeiro você deve ir até a seção onde sua pergunta se encaixa, neste caso seria "Envase", que é neste link: http://www.homebrewtalk.com.br/f249/

Depois clique em "New Thread"
newthread.gif

Vai então aparecer a tela, onde você deve colocar o Título do Tópico, e em baixo você coloca sua questão.
111.png

Você pode clicar em "Ver antes" para ver como ficará a mensagem, e quando estiver de acordo com o que deseja, clicar em "Submeter" para enviar a questão.

É possível também adicionar links, imagens, lembra um pouco o "Word" para o Windows.

Espero ter ajudado,

Vou falar com o Administrador do Fórum pra ver se tem como mudar pra Português o botão e ficar mais simples de entender.

Abraço

O bom de usar um sistema como esse é que quase não se tem perda de calor, ou seja, após inserir a água e os grãos, caso precise aumentar a temperatura, coloca-se um pouco de água quente, e se precisar esfriar coloca-se água fria.

Os programas já calculam a temperatura da água a ser inserida para que quando se coloque os grãos, fique na temperatura desejada, geralmente coloca-se a 75C para que com os grãos fique em 68C.

Esse sistema é bacana também pra quem faz decocção, onde você vai retirando um percentual do mosto com os grãos, ferve a parte e retorna na panela ou nesse caso na recipiente térmico, para ir aumentando gradativamente a temperatura. Mas isso é outro assunto.

Espero ter explicado bem,

Abraço

Opa. Interessante esse processo hein. Mas fiquei com uma dúvida. No início do processo a gente já deve prever que irá adicionar mais água durante a brassagem (se necessário) e/ou durante a fervura?

Opa. Interessante esse processo hein. Mas fiquei com uma dúvida. No início do processo a gente já deve prever que irá adicionar mais água durante a brassagem (se necessário) e/ou durante a fervura?

Se você usa um programa como o Beersmith pra fazer suas receitas ele já te diz tudo certinho, a quantidade de água a ser usada em cada etapa.

Quando eu faço os 5 litros com o sistema de infusão na térmica, eu coloco toda a água, a da mostura e lavagem, tudo junto, se precisar subir a temperatura é só tirar um pouco de mosto aquecer e retornar na térmica, mas realmente nunca precisei.

Se você quiser fazer da maneira normal, com a lavagem dos grãos, vc usa a água da lavagem pra aumentar a temperatura na térmica, simples assim.

Muita gente acha errado pular a lavagem e usar toda água no processo de mostura, eu acho bem simples, e não tenho do que reclamar, até agora só fiz assim pra levas de 5 litros, pois em levas maiores, necessitária de panelas bem maiores.

Não faço a lavagem dos grãos, mas faço a clarificação, tudo igual.

Abraço

Back