• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Como evitar o transbordamento?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

natalia

New Member
Reaction score
0
Bom dia! Sou iniciante nesse mundo de produção de cerveja, por isso tenho algumas dúvidas.
Minha intenção é fazer a brassagem utilizando uma resistência elétrica. Quero fazer uma receita de 5L, e minha panela tem capacidade para 6L. Descobri que, principalmente ao colocar o primeiro lúpulo no início da fervura, é comum transbordar e, para evitar isso, desliga-se a fonte de calor.
Porém, mesmo se eu parar de dar energia para resistência para evitar esse transbordamento, a resistência não esfriará rápido o suficiente para impedir isso.

Pensando nisso, pensei em uma forma de contornar: colocar o lúpulo logo depois da última temperatura da rampa de temperatura (tipo uns 78ºC) para depois esquentar até os 100ºC; mas não sei o quanto isso vai influenciar no sabor da cerveja. Alguém sabe me dizer?

Além disso, a receita que desejo fazer deve-se colocar o lúpulo duas vezes em etapas diferentes. Ou seja, quando eu colocar a segunda vez, poderá transbordar também? Ou isso geralmente só acontece na primeira vez que coloca-se?

Muito obrigada desde já!

Não tem nenhum problema jogar o lúpulo antes da fervura inicial, a isso se dá o nome de first wort hopping, que é uma técnica que, segundo os mais entendidos, deixa o amargor do lúpulo mais "suave" ("menos rash', "arredondado", "aveludado", etc, são termos que já ouvi).
Durante a fervura, vc pode ter em mãos um borrifador com água limpa e, quando ameaçar transbordar, vc dá umas borrifadas que melhora. Como estará na fase de fervura e a quantidade de água jogada é pequena, não há risco de contaminação.

O problema é que eu estou fazendo uma máquina toda automatizada, então não vai ter uma pessoa para fazer isso de borrifar água... :\
De qualquer forma, a chance de transbordar é menor na segunda vez que coloca o lúpulo ou não? Ou depende do tipo de lúpulo que eu coloco?

Muito obrigada pela ajuda!

Bom dia! Sou iniciante nesse mundo de produção de cerveja, por isso tenho algumas dúvidas.
Minha intenção é fazer a brassagem utilizando uma resistência elétrica. Quero fazer uma receita de 5L, e minha panela tem capacidade para 6L. Descobri que, principalmente ao colocar o primeiro lúpulo no início da fervura, é comum transbordar e, para evitar isso, desliga-se a fonte de calor.
Porém, mesmo se eu parar de dar energia para resistência para evitar esse transbordamento, a resistência não esfriará rápido o suficiente para impedir isso.

Pensando nisso, pensei em uma forma de contornar: colocar o lúpulo logo depois da última temperatura da rampa de temperatura (tipo uns 78ºC) para depois esquentar até os 100ºC; mas não sei o quanto isso vai influenciar no sabor da cerveja. Alguém sabe me dizer?

Além disso, a receita que desejo fazer deve-se colocar o lúpulo duas vezes em etapas diferentes. Ou seja, quando eu colocar a segunda vez, poderá transbordar também? Ou isso geralmente só acontece na primeira vez que coloca-se?

Muito obrigada desde já!

Luftal ou Fermcap S acaba com o Boil Over. O Fermcap obviamente é mais indicado, pois não tem sabor, mas umas gotinhas de luftal na fervura não muda nada. A composição de ambos é basicamente a mesma

Eu uso para ferver meus Starters no Erlenmeyer...na panela não, pois tenho um volume bom de sobra

[ ]´s

Sim! Isso me ajudaria muito, tomazela! Obrigada!!
Só mais uma pergunta: como é tudo automático, pensei em colocar luftal em comprimido, onde irá cair junto com o lúpulo de um compartimento. Você sabe qual a medida para isso? Ou vai ter que ser experimentalmente?

Eu li que, em gotas, são de 5 a 10 para cada 20L, mas não achei falando sobre o comprimido.

Só mais uma pergunta: como é tudo automático, pensei em colocar luftal em comprimido, onde irá cair junto com o lúpulo de um compartimento. Você sabe qual a medida para isso? Ou vai ter que ser experimentalmente?

Eu li que, em gotas, são de 5 a 10 para cada 20L, mas não achei falando sobre o comprimido.
Olá,

O ideal mesmo era uma panela maior, mas pra resolver o problema da pra fazer como as grandes cerverias fazem, que usar menos água no processo, tipo no seu caso um litro a menos. No final da fervura a cerveja estará com uma densidade maior, daí é só adicionar água para reduzir a densidade para o desejada e colocar pra fermentar.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Nós passamos por um problema semelhante. Resolvemos com o FermCap, que na verdade é a Simeticona (o princípio ativo do luftal) em gotas. Compramos no nosso fornecedor de insumos e ele também nos deu a orientação de quantas gotas de acordo com o volume na panela.

Procure falar com teu fornecedor de insumos e obter mais informações sobre o FermCap.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Tentativa e erro mesmo...

boa tarde pessoal, deveria adicionar o fermcap/luftal no momento em que iniciar a subida da espuma?

E para o caso da fermentação? Gosto de aerar o mosto antes de inocular o fermento, porém espuma demais, posso usar o Luftal nesse caso? Outra: Acho que não existe Luftal sem sabor, nesse caso usa o de sabor mesmo?

Back