• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Coleta de fermento da Erdinger

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tomazela

Well-Known Member
Reaction score
471
Fala pessoal,

É possível coletar o fermento da garrafa de uma Erdinger? Ou é inviável?

Alguém tem alguma experiência de receita que se aproxime?

É uma de minhas preferidas das Weiss

Fala pessoal,

É possível coletar o fermento da garrafa de uma Erdinger? Ou é inviável?

Alguém tem alguma experiência de receita que se aproxime?

É uma de minhas preferidas das Weiss

O Erdinger não possui o fermento original na garrafa. Praticamente todas, exceto a Schneider Weisse, usam outras leveduras, normalmente lager neutras, pra refermentação.

Vc consegue fazer uma Weiss muito próxima usando um fermento weiss legal, tipo o da Bio4. A receita pode ser simples, 50% de pilsen e 50% de trigo. Lúpulo nobre de amargor de pra uns 12 a 15 IBUs. Um Hallertau Mittelfrueh ou Hersbrucker devem fazer o trabalho.

A weiss da Erdinger é uma das mais neutras em relação aos aromas de fermentação, que existem no mercado. Então use uma quantidade boa de fermento, inocule frio e fermente frio durante os primeiros dias.

Abraço

O Erdinger não possui o fermento original na garrafa. Praticamente todas, exceto a Schneider Weisse, usam outras leveduras, normalmente lager neutras, pra refermentação.

Vc consegue fazer uma Weiss muito próxima usando um fermento weiss legal, tipo o da Bio4. A receita pode ser simples, 50% de pilsen e 50% de trigo. Lúpulo nobre de amargor de pra uns 12 a 15 IBUs. Um Hallertau Mittelfrueh ou Hersbrucker devem fazer o trabalho.

A weiss da Erdinger é uma das mais neutras em relação aos aromas de fermentação, que existem no mercado. Então use uma quantidade boa de fermento, inocule frio e fermente frio durante os primeiros dias.

Abraço

Muito obrigado Tiago

A Bio4 tem colocado boas cepas no mercado, pena que é um saco encontrar nas lojas locais de Curitiba.

Abraços,

A Bio4 tem colocado boas cepas no mercado, pena que é um saco encontrar nas lojas locais de Curitiba.

Abraços,

@jalexandre, o Luciano da Bodebrown me enviou por email, a planilha de produtos de Fevereiro, e lá consta que a leveduras são da Bio4.

Vc já deu uma olhada na Bode?

Abs

@jalexandre, o Luciano da Bodebrown me enviou por email, a planilha de produtos de Fevereiro, e lá consta que a leveduras são da Bio4.

Abs

Na Bode eles tem apenas algumas disponíveis (muito poucas), mas se você planejar com antecedência pode "encomendar" com a Bode e eles fazem o pedido com a BIO4, dependendo da disponibilidade.

Porém concordo em gênero, número e grau com o jalexandre, é bem difícil encontrar aqui em Curitiba. Talvez o foco deles seja mais as grandes cervejarias, mas pela qualidade deles, se focassem um pouco mais nesse mercado homebrewer, com certeza fariam muito sucesso.

Utilizei duas cepas deles (french saison e brett trois) e até então parecem ser muito boas.

Sério? Que estranho, elas são fabricadas aí! :eek:

Parceria com distribuidores impedem a venda direto para o homebrewer.

O problema é que o distribuidor quase nunca tem o que precisa, pois não tem como ter estoque grande, etc.

Creio que eles fariam muito sucesso vendendo direto pro caseiro, ou com o intermédio das acervas, mas acho que eles ainda não viram o potencial disso. Ou viram e não faz parte da estratégia deles.

Abs

Tem que encomendar com antecedência e eu não tenho saco pra isso e acabo usando o bom e velho S04/US05 ou alguma sobra de starter que eu tenha em mãos.

Latest posts

Back