• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Clone da Delirium Tremens

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Keidel,

Eu procurei na net e não encontrei esse fermento Abadie... Ele é belga? É substituto do fermento original?

Desculpe, abbaye! Da fermentis, nao acho no site deles mas comprei na Artbrew em campinas!

"Fala Leonesio! Cara, achei essa receita muito interessante!!!! Pretendo copiar sua receita para minha próxima leva.
Gostaria de saber como ficou sua segunda leva, quais foram suas impressões e dicas para quem pretende fazer uma igual.
Grande abraço
Felipe"

Olha, Felipe, a segunda leva ficou muito mais "Delirium" que a primeira. A diferença? A supressão do gengibre. Como eu havia dito, o fermento já traz o sabor apimentado do gengibre. Investir no aroma com a adição do cardamomo foi muito importante também. Essa cerveja vale realmente à pena ser fabricada. Eu só não fiz mais porque tava ficando muito difícil beber pouco, e a graduação alcoólica é de derrubar elefante (talvez por isso os elefantes voadores na garrafa original...rsrsrs). Vou esperar o inverno pra voltar a fabricar mais dela. Boa sorte e nos dê retorno quando tiver feito a tua!

Valeu Leonésio. Assim que eu fizer, posto aqui os resultados pra galera. Obrigado. Abraço

6° dia de fermentação. A temperatura aqui tá baixa, cerca de 16°C, mas dentro da geladeira a atividade da fermentação chega a 19,5°C, sem a necessidade de aquecimento.
A cerveja já atenuou 30 pontos (de 1,057 pra 1,027). Vou esperar chegar próximo de 1,015 pra adicionar o restante do açúcar invertido (1kg).
Tenho experimentado do que fica na proveta, e realmente o gosto do gengibre se sobressai, mesmo que muito agradável ao paladar. O cheiro dessa fermentação com o wlp570 é algo maravilhoso! Dá vontade de colocar o fermentador dentro de casa, pra ficar sentindo esse aroma o dia todo!

Ainda é cedo pra fazer qualquer comparação com a Delirium, mas acredito que fique bem parecida, sim. A grande surpresa ficará por conta da maturação a 0°C, durante 14 dias.
Mas a OG 1057 não foi meio baixa?

Pessoal, estou querendo fazer essa receita em breve, e não estou encontrando o fermento WLP570 para vender no aqui Rio de Janeiro. Vocês acham que ficaria legal começar com o T-58 ou o Abbaye da Fermentis e terminar com o S-04 após a adição de açúcar?

Outra dúvida que tenho é em relação à quantidade de fermento: na primeira adição sei que devo usar dois pacotes devidamente hidratados, no caso de usar fermento seco. Mas e na segunda? A cerveja já terá atenuado bastante, então só um pacote do S-04 bastaria, ou melhor colocar dois, também hidratados, para garantir?

Abraços!

Ola Hugo! Eu usei o da Fermentis, 2 pacotes hidratados e depois o S04 na 2ª fermentacao, utilizei 2 tambem com duvidas, se colocasse apenas um, a quantidade de alcool que ja foi produzida poderia reduzir bastante o numero de colonias, e o under pitching é causa de muitos off-flavors, entao decidi por 2 pacotes, ficou show! Acho que se utilizar fermento líquido deve ficar melhor ainda, mas meu conhecimento me restringe ainda apenas aos secos!

Ola Hugo! Eu usei o da Fermentis, 2 pacotes hidratados e depois o S04 na 2ª fermentacao, utilizei 2 tambem com duvidas, se colocasse apenas um, a quantidade de alcool que ja foi produzida poderia reduzir bastante o numero de colonias, e o under pitching é causa de muitos off-flavors, entao decidi por 2 pacotes, ficou show! Acho que se utilizar fermento líquido deve ficar melhor ainda, mas meu conhecimento me restringe ainda apenas aos secos!

Opa, valeu pelo retorno! Eu também tenho poucas experiências com fermento líquido, aquele lance de starter parece meio complicado, e vou deixar pra fazer daqui há um tempo só. Mas usou qual fermento na primeira fermentação? O T-58 ou o Abbaye?

Abraços!

sera que posso colocar 2 tubos de fermento ao invés de fazer o starter? 40L aqui

n tenho agitador magnetico nem guardei mosto :(

sera que posso colocar 2 tubos de fermento ao invés de fazer o starter? 40L aqui

n tenho agitador magnetico nem guardei mosto :(

Cara, segundo o site Lamas, se for pra até 20L não precisa starter, então acredito que dê pra usar 2, mas é muito caro, faça o starter com DME (extrato) é fácil e barato, não precisa agitador, basta você dar uma agitada de vez em quando... a diferença na propagação é pouca.

Cara, segundo o site Lamas, se for pra até 20L não precisa starter, então acredito que dê pra usar 2, mas é muito caro, faça o starter com DME (extrato) é fácil e barato, não precisa agitador, basta você dar uma agitada de vez em quando... a diferença na propagação é pouca.

Cara, da pra fazer sim starter sem agitador, fazer na mão de vez em quando e propragar, só não diz que a diferença é pouca.

Você fez carbonatação forçada? Quanto de açúcar por L você recomenda pra fazer o priming na garrafa?

Renavirg, alguma notícia quanto ao priming dessa receita? Também farei ele na garrafa e fiquei com essa mesma dúvida.

Só para compartilhar pessoal, segue foto da minha "Delirium"!

Mudei algumas quantidades de ingredientes, mosturei em outra temperatura mas a base dessa receita que o Leonesio disponibilizou de fato é fantástica!

A cerveja ficou muitíssimo limpa e com muito sabor digna de uma "Strong de grande cervejaria". No meu caso cheguei aos 9% ABV antes mesmo de fazer o priming, e hoje ao bebê-la percebi que o álcool está muito bem inserido no conjunto, bem aveludado mesmo! Fiquei extremamente satisfeito com o resultado e ela nem maturou pelo tempo ideal ainda...

@Renavirg e @Bald_Buddy eu usei 6,5g por litro e a meu gosto ficou com excelente carbonatação.

Attachments

• Delirium Vulgaris 2.jpg
    Delirium Vulgaris 2.jpg
    65.2 KB
  • Delirium Vulgaris.jpg
    Delirium Vulgaris.jpg
    57.2 KB
Parabéns, Adriano, a cerveja está com um aspecto realmente muito saudável!

O fermento é o grande responsável pelo sabor e aroma absurdamente deliciosos!

Por coincidência, ontem eu brassei uma leva desse estilo, só que sem utilizar lúpulo e especiarias preconizadas pela receita. A ideia é ver até onde ela continua sendo uma Delirium sem a adição dos ingredientes recomendados. Minha aposta continua sendo no fermento, vamos ver se estou certo.

Obrigado @Leonesio !

Usei o M27 da Mangrove's Jacks pois aqui na minha cidade os fermentos líquidos ainda não são vendidos.

Atenuação de 1.072 para 1.004 em 4 dias a 23°C contínuos.

Gostei muito da atuação dele!!

Sinceramente, fiquei admirado com o sabor/aroma que ele proporcionou combinando com o coentro e cardamomo.

Valeu demais cara! Essa receita ficará guardada pelas minhas gerações kkkkkkkkkk pode ter certeza!

P.S: O M27 tb dá a picância do gengibre que vc mencionou a alguns posts atrás.

Coloquei 10g de cardamomo macerado, retirando-o das bardanas. E 25g de sementes de coentro, também maceradas.

Isso pra 50 litros de cerveja.

Só um duvida @Leonesio, são 10g do "grão" inteiro ou só das sementes, pesadas posteriormente?

massa tua receita e esse post inteiro, ja li e re-li umas 10 vezes antes de fazer a minha delirium, foi de extrema utilidade.

Obrigado @Leonesio !

Usei o M27 da Mangrove's Jacks pois aqui na minha cidade os fermentos líquidos ainda não são vendidos.

Atenuação de 1.072 para 1.004 em 4 dias a 23°C contínuos.

Gostei muito da atuação dele!!

Sinceramente, fiquei admirado com o sabor/aroma que ele proporcionou combinando com o coentro e cardamomo.

Valeu demais cara! Essa receita ficará guardada pelas minhas gerações kkkkkkkkkk pode ter certeza!

P.S: O M27 tb dá a picância do gengibre que vc mencionou a alguns posts atrás.

1.004 de FG pra essa quantidade de alcool não deixou a ceva muito desequilibrada?

1.004 de FG pra essa quantidade de alcool não deixou a ceva muito desequilibrada?

Nem um pouco @Andreguetti !

Foi a cerveja mais equilibrada que eu fabriquei, sem sombra de dúvida.

Recebi elogios de todos que provaram :D

Essa atenuação "extra" é característica do fermento M-27... Normal!

Oi, pessoal. Fiz uma leva inspirada nessa receita, e venho aqui compartilhar minhas experiências e dúvidas.

Usei 10g de semente de coentro e 2g de gengibre fresco para 16 litros no fermentador. Por não ter acesso facilmente ao fermento líquido, usei T-58 para fermentar, inoculando e iniciando em 18 graus e no finalzinho, faltando mais ou menos 5 pontos para terminar a atenuação total, subi um grau por dia até chegar em 22. Deixei por mais uma semana nessa temperatura. No final dessa etapa, ainda havia muito fermento em suspensão (a floculação do T-58 está longe de ser média, como o fabricante diz!), e usei gelatina para clarificar. Durante todo esse processo fui experimentando a cerveja e estava muito boa, apesar de bem diferente da Delirium: um bom sabor e aroma temperado e frutado. Engarrafei há três semanas e deixei carbonatando na temperatura de 25 graus, ainda dentro da geladeira. Domingo abri minha primeira garrafa, e para minha surpresa, ela estava com um aroma muito forte lembrando solvente e álcool. Grande parte daquele aroma frutado que percebi ao longo da fermentação desapareceu, e não consigo sentir nem o coentro nem o gengibre. Isso me deixou chateado, mas o que me incomodou bastante foi esse cheiro de solvente. O que pode ser isso? Não notei isso ao longo da fermentação, mas sim só depois de engarrafado.

Alguns colegas aqui do RJ me sugeriram que pode ter sido esse aumento na temperatura ao final da fermentação, ou o priming em alta temperatura, que pode ter feito o fermento liberar alguns compostos indesejáveis. Qual a opinião de vocês? Isso pode melhorar com o tempo?

Obrigado, e abraços!

Hugo

Qual foi a OG? E o FG? Parece que a sua cerveja ainda "verde" para o consumo. Você fez a trasfega do fermentador para o maturador? Caso contrário, quanto tempo a levedura ficou em contato o mosto? Usou o açúcar cristal? Quando?

Qual foi a OG? E o FG? Parece que a sua cerveja ainda "verde" para o consumo. Você fez a trasfega do fermentador para o maturador? Caso contrário, quanto tempo a levedura ficou em contato o mosto? Usou o açúcar cristal? Quando?

A OG foi 1,073 e a FG foi 1,011. Quando estava 1,014 comecei a aumentar a temperatura conforme descrito. Não faço a transfega. Usei o fermentador cônico pela primeira vez, e fui purgando a medida que ia fermentando. No total, ficou 3 semanas no fermentador, contando o tempo da clarificação com gelatina. Usei 400g de açúcar cristal, marca União, faltando 10 minutos para o término da fervura.

Abraços!

Hugo

Opa, boa tarde, pelo que entendi do seu relato você não maturou em temperatura mais baixa por algum tempo, certo?

Apenas um palpite, me parece que faltou maturação. Acho que pode melhorar com o tempo, certeza só testando.

Eu faria o seguinte, se a cerveja já carbonatou, eu colocaria tudo na geladeira e "esqueceria" ela lá por um tempo... mas também é só um palpite. Se você fizer isso, depois volte aqui pra contar se melhorou! :)

Abraço,

A OG foi 1,073 e a FG foi 1,011. Quando estava 1,014 comecei a aumentar a temperatura conforme descrito. Não faço a transfega. Usei o fermentador cônico pela primeira vez, e fui purgando a medida que ia fermentando. No total, ficou 3 semanas no fermentador, contando o tempo da clarificação com gelatina. Usei 400g de açúcar cristal, marca União, faltando 10 minutos para o término da fervura.

Abraços!

Hugo

Latest posts

Back