Fermentis Abbaye BE-256
@Leonesio vc colocou o cardamomo e o coentro no início ou no fim da fervura??
"Fala Leonesio! Cara, achei essa receita muito interessante!!!! Pretendo copiar sua receita para minha próxima leva.
Gostaria de saber como ficou sua segunda leva, quais foram suas impressões e dicas para quem pretende fazer uma igual.
Grande abraço
Felipe"
Olha, Felipe, a segunda leva ficou muito mais "Delirium" que a primeira. A diferença? A supressão do gengibre. Como eu havia dito, o fermento já traz o sabor apimentado do gengibre. Investir no aroma com a adição do cardamomo foi muito importante também. Essa cerveja vale realmente à pena ser fabricada. Eu só não fiz mais porque tava ficando muito difícil beber pouco, e a graduação alcoólica é de derrubar elefante (talvez por isso os elefantes voadores na garrafa original...rsrsrs). Vou esperar o inverno pra voltar a fabricar mais dela. Boa sorte e nos dê retorno quando tiver feito a tua!
Mas a OG 1057 não foi meio baixa?6° dia de fermentação. A temperatura aqui tá baixa, cerca de 16°C, mas dentro da geladeira a atividade da fermentação chega a 19,5°C, sem a necessidade de aquecimento.
A cerveja já atenuou 30 pontos (de 1,057 pra 1,027). Vou esperar chegar próximo de 1,015 pra adicionar o restante do açúcar invertido (1kg).
Tenho experimentado do que fica na proveta, e realmente o gosto do gengibre se sobressai, mesmo que muito agradável ao paladar. O cheiro dessa fermentação com o wlp570 é algo maravilhoso! Dá vontade de colocar o fermentador dentro de casa, pra ficar sentindo esse aroma o dia todo!
Ainda é cedo pra fazer qualquer comparação com a Delirium, mas acredito que fique bem parecida, sim. A grande surpresa ficará por conta da maturação a 0°C, durante 14 dias.
Mas a OG 1057 não foi meio baixa?
Ola Hugo! Eu usei o da Fermentis, 2 pacotes hidratados e depois o S04 na 2ª fermentacao, utilizei 2 tambem com duvidas, se colocasse apenas um, a quantidade de alcool que ja foi produzida poderia reduzir bastante o numero de colonias, e o under pitching é causa de muitos off-flavors, entao decidi por 2 pacotes, ficou show! Acho que se utilizar fermento líquido deve ficar melhor ainda, mas meu conhecimento me restringe ainda apenas aos secos!
sera que posso colocar 2 tubos de fermento ao invés de fazer o starter? 40L aqui
n tenho agitador magnetico nem guardei mosto![]()
Cara, segundo o site Lamas, se for pra até 20L não precisa starter, então acredito que dê pra usar 2, mas é muito caro, faça o starter com DME (extrato) é fácil e barato, não precisa agitador, basta você dar uma agitada de vez em quando... a diferença na propagação é pouca.
O Abbaye da Fermentis! Vi bastante gente reclamando do T 58!
Você fez carbonatação forçada? Quanto de açúcar por L você recomenda pra fazer o priming na garrafa?
Coloquei 10g de cardamomo macerado, retirando-o das bardanas. E 25g de sementes de coentro, também maceradas.
Isso pra 50 litros de cerveja.
Obrigado @Leonesio !
Usei o M27 da Mangrove's Jacks pois aqui na minha cidade os fermentos líquidos ainda não são vendidos.
Atenuação de 1.072 para 1.004 em 4 dias a 23°C contínuos.
Gostei muito da atuação dele!!
Sinceramente, fiquei admirado com o sabor/aroma que ele proporcionou combinando com o coentro e cardamomo.
Valeu demais cara! Essa receita ficará guardada pelas minhas gerações kkkkkkkkkk pode ter certeza!
P.S: O M27 tb dá a picância do gengibre que vc mencionou a alguns posts atrás.
1.004 de FG pra essa quantidade de alcool não deixou a ceva muito desequilibrada?
Só um duvida @Leonesio, são 10g do "grão" inteiro ou só das sementes, pesadas posteriormente?
Qual foi a OG? E o FG? Parece que a sua cerveja ainda "verde" para o consumo. Você fez a trasfega do fermentador para o maturador? Caso contrário, quanto tempo a levedura ficou em contato o mosto? Usou o açúcar cristal? Quando?
A OG foi 1,073 e a FG foi 1,011. Quando estava 1,014 comecei a aumentar a temperatura conforme descrito. Não faço a transfega. Usei o fermentador cônico pela primeira vez, e fui purgando a medida que ia fermentando. No total, ficou 3 semanas no fermentador, contando o tempo da clarificação com gelatina. Usei 400g de açúcar cristal, marca União, faltando 10 minutos para o término da fervura.
Abraços!
Hugo