Tá bem, vamos lá... Não contei o segredo ontem, pq ia demorar muito tempo pra digitar...rsrsrs
Quando eu fiz a Delirium pela primeira vez, usei a receita original do HBT americano, ipsis literis. Coloquei 10g de gengibre moído na fervura, apesar de terem comentado aqui que ia ficar com sabor muito característico do gengibre. Com alguns dias de fermentação, experimentei a cerveja e realmente o sabor do gengibre era muito intenso. Imaginei que com a maturação atenuasse um pouco, mas permaneceu assim. Quando a cerveja ficou pronta, bebi e comparei com a Delirium original, estavam de fato muito parecidas (aliás a minha estava ainda mais saborosa...rsrsrs). Entendi que o gengibre era de fato necessário, mas, ao fazer minha segunda leva, que está agora no final da fermentação, adotei outra postura : Coloquei apenas coentro e cardamomo (este último, aliás, foi uma tentativa de chegar mais próximo do perfume original) e suprimi o gengibre. Se de fato ele fizesse falta, acrescentaria na calda de açúcar que colocaria no terço final da fermentação.
Com dois dias de fermentação, fui experimentar e... pasmem!... o sabor do gengibre estava lá, presente, sem que o tivesse adicionado! São os ésteres do fermento belga que geram o sabor frutado e ácido que lembram abacaxi e/ou maracujá, e não a adição do gengibre. O fato de não adicioná-lo não mudou em nada o sabor da cerveja. Então, posso afirmar que o gengibre não é necessário... até o próprio lúpulo some no meio do frutado intenso do fermento!
Mas vejam : O cardamomo e o coentro acrescentaram um perfume maravilhoso! Esses sim, eu considero necessários.
Quem estiver a fim de fazer essa cerveja, aguarde meus próximos comentários quando minha leva atual estiver pronta (daqui a uns 15 dias), só pra ratificar ou não minhas impressões atuais, pois, como sabemos, a maturação altera muito o produto inicial do fermentado, e os sabores podem mudar. Mas tudo caminha no sentido de ficar ainda melhor que a primeira...