Por que?
Acho chiller de placas uma boa opção.
muito trabalho para limpeza e muito gasto de agua ...
Por que?
Acho chiller de placas uma boa opção.
Pessoal, lendo todo post surgiu uma grande duvida, meu chiller de placas é esses da china, e coloquei peracético nele, porém o troço acho que reagiu, começou a borbulhar direto, e voltar o liquido tanto na entrada como na saída dele. Reagiu com o cobre que une as placas? Há algo a ser feito?
Abs
Deixei uns 3 min e ja enxaguei bastante. Acho que não detonou. Vou fazer o teste do imã. Abraço
Pessoal!!! Um detalhe importante é que cloro é prejudicial ao Inox. Portanto tem que enxaguar o material com agua sem cloro nem que seja no fim da limpeza.
Sempre limpei o chiller de placas com água quente porém sempre direto da torneira.
Tem que ser água filtrada?
E outra coisa: as mangueiras de silicone atóxica podem ser usadas pra recircular soda caustica se forem bem lavadas depois?
Estou lendo este tópico agora pois comprei um chiller de placas. Li os argumentos do Guenther sobre a soda não entrar em contato com o cobre, por isso não haveria problema em usar mas eu achei esse manual do Therminator e o mesmo alerta para NÃO usar soda cáustica!!! Copiando o texto aqui: "...DO NOT use caustic (lye, Drain-o etc) to clean the chiller these cleaners willRins, não é com placa de sobre, são placas de inox.
As placas são BRASADAS com cobre (por isso que parece um pouco de cobre por fora), que é um processo parecido com solda, mas na verdade isso só serve pra unir as extremidades das placas umas nas outras, o líquido não entra em contato.
Abraço,
Estou lendo este tópico agora pois comprei um chiller de placas. Li os argumentos do Guenther sobre a soda não entrar em contato com o cobre, por isso não haveria problema em usar mas eu achei esse manual do Therminator e o mesmo alerta para NÃO usar soda cáustica!!! Copiando o texto aqui: "...DO NOT use caustic (lye, Drain-o etc) to clean the chiller these cleaners will damage the copper braze material."
Link do manual: http://www.blichmannengineering.com...ucts/manuals/Therminator Owners Manual-V8.pdf .
Confio nos argumentos do Guenther pois afinal ele já faz o procedimento há tempos mas, como o chiller que acabei de comprar é "ching ling" então não vou arriscar.
Abs.
Pois é Tiago eu fiquei entre a cruz e a espada agora, não sei o que fazer pois enquanto cervejeiros experientes recomendam o uso da soda tem fabricantes que não. Se fosse fácil achar o tal PBW (Powdered Brewery Wash) seria melhor, vi um link que fala em como fazer em casa mas não sei se os ingredientes são acessíveis, veja: https://tapsclub.wordpress.com/technical-topics/homemade-powdered-brewers-wash/ .Oi Cleber,
E como vc pretende limpar a sujeira grossa, então?
Pelos vários relatos que existe na internet, somente passar água quente nem sempre remove incrustações mais pesadas...
A indicação do Blichmann, juntamente com algumas imagens de cortes tranversais de chillers de placa que vi, me fazem acreditar que parece mesmo que o cobre utilizado na junção das placas aparece um pouco na parte interna do chiller... e é sabido que a soda caustica corrói o cobre.
Mas, pesquisando um pouco vi alguns links no HBT americano onde um usuário que parece ser funcionário da Duda Diesel indica que um dos melhores métodos de limpar o chiller seria passar soda caustica (ou star san ou PWB - produtos de limpeza que eles possuem) e enxaguar na sequencia. Em alguns outros posts ele confirma que alguns produtos como star-san corroem o cobre do chiller (posso colar link ou mensagem se quiser).
Essa controvérsia toda me faz crer que sim, existe um pouquinho de cobre à mostra e esses produtos corroem ele, mas se for feita uma limpeza breve, para a soda remover o que a água quente não remove, e logo em seguida enxaguar o chiller, não haverá problemas. Enquanto que o Blichmann se posiciona de forma mais "conservadora", como produtor que parte do princípio (correto) de que tem muito hombrewer sem noção alguma de produtos químicos e metais, que poderia deixar o negócio imerso ou cheio de soluções concentradas de produtos causticos que certamente estragariam o chiller em pouco tempo.
De qualquer forma, talvez vc sinta, talvez não, a necessidade de fazer uma limpeza mais pesada no seu chiller de tempos em tempos, mesmo que isso apresente pequeno risco de lixiviação do cobre.
Abraço
Sim, deve suportar, mas sinceramente, como vai ficar recirculando, não precisa ser tão quente.
Olá,Desculpe-me ressuscitar o tópico, mas estou ponderando a compra de um chiller de placas. Usei um quando fui brassar na casa de um colega e me pareceu insuperável no critério eficiência.
Guenther, quanto tempo você gasta para sanitizar o chiller de placas com esse procedimento que você descreveu? Parece dar trabalho quando se compara com a praticidade do chiller de imersão e envolve um pequeno risco na manipulação por causa da soda (ainda que eventual).
Vi em outro tópico, mais antigo, que você usava um chiller de imersão... poderia compartilhar o que te fez mudar?
Embora tenha ficado fascinado pela capacidade de trocar calor do de placas, to quase concluindo que para mim, que tenho levas pequenas (40 L), parece que comprar um pré-chiller vai ser melhor do que um de de placas.
Olá,
Cara, eu não "mudei".... eu faço cerveja em 3 equipamentos diferentes, e uso o chiller apropriado pra cada equipamento. Um dos meus equipamentos é todo automatizado, então como as coisas são todas "acopladas" no equipamento, uso chiller de placas.
Depois de cada uso, eu passo água normal até parar de sair resíduos, depois passo água fervendo (uns 3 minutos), e depois passo sanitizante (solução de iodo) e deixo ele com iodo dentro.
Em equipamentos manuais, seja 2, 3 panelas, ou BIAB, eu sempre uso chiller de imersão. Já tive todos os chillers de imersão que possa imaginar, bitolas, materiais, etc. Hoje em dia, uso um de 22m em Inox da WE.... pois a limpeza é absurdamente fácil.
Na minha visão, resfriamento com chiller de imersão é a melhor técnica que existe, mas tudo depende do equipamento.
Eu vejo as coisas de forma equilibrada, e muito fria.... eficiência é tudo uma questão de física, troca térmica... todos os tipos de chillers podem ser muito eficientes, é só entender as deficiências dele e minimizá-las. No caso do chiller de imersão, o problema é que as pessoas colocam o chiller parado dentro da panela e querem que aconteça um "milagre" de troca térmica....... isso não existe. Chiller de imersão pra resfriar quase tão rápido quanto um chiller de placas com área de contato parecida precisa de movimento do mosto.
Abraço,
Eu na maioria dos casos faço o whirlpool a quente (pois é bem mais rápido e eficaz), transfiro o mosto quente para o fermentador (deixando o trub pra trás) e então resfrio com o chiller de imersão dentro do fermentador, o que me permite ficar mexendo com o chiller sem me preocupar com nada.Interessante. Não tinha pensado sobre essa ótica de minimizar as deficiências intrínsecas do método de resfriamento. Esse tipo de ponderação me torna convicto que fazer cerveja é um dos melhores hobbies que se pode ter
Evito mexer durante o resfriamento para não prejudicar a formação do cone de trub, normalmente mexo antes e quando ligo a água o mosto está girando. Poderia mexer só em cima, onde está mais quente, mas também não gosto para evitar contaminação ao ficar movimentando o braço ali perto!
Quando tiver um bomba vou testar essa ideia.
Por hora acho que só vou trocar o meu atual (7 m) por um de comprimento maior e de bitola maior. Mas vou optar pelo alumínio, por conduzir mais que o inox.
Obrigado pelas dicas.
Abraços
Eu na maioria dos casos faço o whirlpool a quente (pois é bem mais rápido e eficaz), transfiro o mosto quente para o fermentador (deixando o trub pra trás) e então resfrio com o chiller de imersão dentro do fermentador, o que me permite ficar mexendo com o chiller sem me preocupar com nada.
Oi Guenther, qual modelo de fermentador tu usa para isto?
Estas bombonas de 30 ou 50 litros suportam, sem liberar substâncias prejudiciais, estas temperaturas altas após o whirlpool com o mosto ainda bem quente?
Abraço!
Quando faço isso, uso os clássicos baldes brancos de 30 litros, ou uso em fermentador de Inox.Oi Guenther, qual modelo de fermentador tu usa para isto?
Estas bombonas de 30 ou 50 litros suportam, sem liberar substâncias prejudiciais, estas temperaturas altas após o whirlpool com o mosto ainda bem quente?
Abraço!
Eu recomendo sempre fazer whirlpool e esperar decantar antes de passar pelo chiller de placas, se não a chance de entupimento depois é grande.Boa noite,
E quanto ao trub? Posso desligar o fogo após a fervura e já passar o mosto pelo chiller de placas? Ou é preciso fazer algum procedimento para minimizar a quantidade de trub em suspensão antes de iniciar a passagem pelo chiller? Whirlfloc? Whirlpool? Deixar o mosto decantando um tempo antes de inciar o resfriamento?
Pretendo começar a usar meu chiller de placas em breve e esta é minha maior dúvida por enquanto.
Obrigado,
Matheus