Chiller imersão - cobre ou alumínio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pinheiro

Member
Joined
Jun 5, 2014
Messages
13
Reaction score
0
Pessoal,

Estou montando um novo equipamento e dei uma travada no chiller, sempre usei imersão de cobre, agora na hora de decidir fiquei na dúvida entre cobre e alumínio.

Serão levas caseiras de 20 a 40 litros e vou usar uma bomba para circular o mosto no entorno do chiller de imersão.

Sei que o coeficiente de transferência térmica do Cu é maior que o do Al, mas vale a diferença de preço? A limpeza é similar?

Qual a experiência de quem usa ou usou (de preferência os dois)?


[]s,

Pinheiro.
 
Pinheiro, bom dia.

Esta fora da sua pergunta, mas eu optei por comprar um chiller de Inox.
Minha opção foi baseada nos sanitizantes. Nele posso utilizar peracético ou iodo.
No meu antigo de alumínio eu sanitizava no mosto. Fervendo nos 15/20 minutos finais.

Gostei bastante dele. E continuo usando o de alumínio como pré chiller em um balde com gelo.

Maurício ...
 
Iodo dá pra usar em qualquer material.

Inox é o melhor porque dura pra sempre, é o mais fácil de limpar, está sempre brilhando.

E entre cobre e alumínio, já tive os dois (aliás, já tive todos os tipos de chillers imagináveis), e eu iria de alumínio porque é muito mais barato.
 
Maurício,

Agradeço a resposta! Na verdade tá dentro da pergunta, não vou de inox mais pelo preço. Sai muito mais caro.

Nem penso em sanitização, já que coloco na panela ainda fervendo, mas na limpeza em sí. O de cobre dá bastante oxidação que tirava com ácido, principalmente se guardar úmido.

Como você limpa o de alumínio?

Abracos,

Marcelo.
 
Guenther,

E a questão da oxidação e limpeza, é parecido?

No cobre botava uma solução de vinagre e ficava novo. Minha idéia é fazer com 15m de 1/2" em alumínio, se a limpeza não for muito complicada.

[]s,

Marcelo.
 
Os dois eu limpo imediatamente após o uso com água quente que sobrou do processo de resfriamento e o lado amarelo da esponja.
Seco e guardo.
 
Maurício,

Os dois eu limpo imediatamente após o uso com água quente que sobrou do processo de resfriamento e o lado amarelo da esponja.
Seco e guardo.

Mais uma vez obrigado! Acho que o alumínio deve ser até menos trabalhoso que o cobre, pois apresenta menos oxidação. Vou de alumínio mesmo.

Grande abraço,

Pinheiro.
 
Guenther,

E a questão da oxidação e limpeza, é parecido?

No cobre botava uma solução de vinagre e ficava novo. Minha idéia é fazer com 15m de 1/2" em alumínio, se a limpeza não for muito complicada.

[]s,

Marcelo.
Cara, em ambos, NÃO TEM que ficar limpando absurdamente após cada uso..... tem que tirar a sujeira, mas a oxidação natural que eles foram, tem que deixar..... o cobre é bom que fique sempre numa aparência fosca, meio escuro, e não, isso não é zinabre.

Abraço,
 
Bom dia,

Pessoal, vou encomendar um chiller de imersão e queria a opinião de vocês. A panela tem 47 de altura. Qual a altura que eu peço para deixar a saída e entrada de água?

Abraços
 
Queria a opinião de vocês nessa também.
Vocês preferem um chiller de imersão de inox de 12 metros ou um de alumínio/cobre de 15?
 
Queria a opinião de vocês nessa também.
Vocês preferem um chiller de imersão de inox de 12 metros ou um de alumínio/cobre de 15?
Cara, todos já mencionaram os prós e os contras de cada, e aí chega a hora que você precisa analisar e decidir sob o seu ponto de vista.

Se eu disser simplesmente qual prefiro, sinceramente, vou mais de prejudicar que ajudar.

Abraço,
 
Cara, todos já mencionaram os prós e os contras de cada, e aí chega a hora que você precisa analisar e decidir sob o seu ponto de vista.

Se eu disser simplesmente qual prefiro, sinceramente, vou mais de prejudicar que ajudar.

Abraço,

Li várias opiniões a respeito dos materiais e entendi todos os prós e contras. Mas como estou falando de medidas diferentes, achei que poderia ter algum critério técnico que me prejudicaria caso optasse por um chiller de 12 metros em vez de um de 15.
Resumindo e colocando de forma diferente a mesma questão:
Ter um chiller de 12m é muito ruim a ponto de desconsiderar essa opção?
A panela é de 65 litros e vou fazer 40 litros.
Abs
 
Bom dia,

Pessoal, vou encomendar um chiller de imersão e queria a opinião de vocês. A panela tem 47 de altura. Qual a altura que eu peço para deixar a saída e entrada de água?

Abraços

Altura suficiente para ficarem para fora da panela. Mais altas que isso, não vai adiantar em nada. Aliás, acho que quanto mais altas, mais o peso das mangueiras pode fazer o chiller envergar.
 
Altura suficiente para ficarem para fora da panela. Mais altas que isso, não vai adiantar em nada. Aliás, acho que quanto mais altas, mais o peso das mangueiras pode fazer o chiller envergar.

Exatamente. Obvio que quanto maior a superfície de contato entre o chiller e o mosto, maior é a troca de calor. Mas se em sua panela (que eu não sei o tamanho) você consegue acomodar (líquido em contato com o chiller) apenas 10 metros, não adianta em quase nada (quase nada!) você ter um chiller de 25 metros, entende?

O material é gosto pessoal de acordo com a sua necessidade (e poder aquisitivo também).
 
Exatamente. Obvio que quanto maior a superfície de contato entre o chiller e o mosto, maior é a troca de calor. Mas se em sua panela (que eu não sei o tamanho) você consegue acomodar (líquido em contato com o chiller) apenas 10 metros, não adianta em quase nada (quase nada!) você ter um chiller de 25 metros, entende?

O material é gosto pessoal de acordo com a sua necessidade (e poder aquisitivo também).

Entendi. Obrigado pela ajuda. Vou pegar o de inox com 12 metros e otimizar a distribuição na panela.
Abraço
 
Li várias opiniões a respeito dos materiais e entendi todos os prós e contras. Mas como estou falando de medidas diferentes, achei que poderia ter algum critério técnico que me prejudicaria caso optasse por um chiller de 12 metros em vez de um de 15.
Resumindo e colocando de forma diferente a mesma questão:
Ter um chiller de 12m é muito ruim a ponto de desconsiderar essa opção?
A panela é de 65 litros e vou fazer 40 litros.
Abs
Entendi.

Cara, pra essa quantidade eu recomendaria fortemente pegar um chiller de uns 22 metros 3/8" de Inox, ou 15m 1/2" de alumínio/cobre.
 
Back
Top