• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cervejas "pretas" não geram espuma

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Com certeza isso deteriora a espuma. A proteína tem um "tamanho" ideal pra ficar na cerveja, grandes demais elas acabam saindo de solução junto com o hot break, ficam insolúveis. Já se vc faz uma parada proteica muito longa, as enzimas vão quebrando em proteinas menores. Muito pequenas também não ajudam a segurar a espuma.

Aveia e trigo são diferentes em composição e no que eles contribuem pra retenção da espuma.

Pra maioria das cervejas que fazemos hoje em dia, nem é preciso usar parada proteica.

Ainda assim, mesmo que a parada proteica seja longa o suficiente pra estragar a retenção da espuma, ela deveria ser formada, que não é o caso de uma das que vc citou.

Procede. Numa delas nem espuma forma.
Mas digamos que minha parada tenha sido demorada demais ou desnecessária, aliada a uma fervura demasiadamente intensa, isso não poderia ter ocasionado essa falta de espuma?

Procede. Numa delas nem espuma forma.
Mas digamos que minha parada tenha sido demorada demais ou desnecessária, aliada a uma fervura demasiadamente intensa, isso não poderia ter ocasionado essa falta de espuma?

Bem cara, com certeza, acredito que poderia sim! Ainda mais que vc confirma que foram realmente longas. Ainda que o tipo de proteína responsável pela formação (e não retenção) da espuma é mais resistente à proteólise (quebra pelas enzimas), mas encontrar outros motivos além desse seriam só expeculação nesse momento. O jeito agora é fazer diferente e observar os resultados...

Bem cara, com certeza, acredito que poderia sim! Ainda mais que vc confirma que foram realmente longas. Ainda que o tipo de proteína responsável pela formação (e não retenção) da espuma é mais resistente à proteólise (quebra pelas enzimas), mas encontrar outros motivos além desse seriam só expeculação nesse momento. O jeito agora é fazer diferente e observar os resultados...

Sim, por isso quero me armar de informações para que da próxima vez não cometa os mesmos erros. Mas estou quase que convencido de que é em relação a parada mesmo. A única coisa diferente que fiz foi adicionar aveia e fazer a parada, do resto não faz o menor sentido.

eu sempre faço a adição dos grãos quando a agua esta a 50 graus e depois sigo a receita, não uso aveia nas escuras, nem esquento muito com o ph, só não exagero com maltes torrados coloco o necessário para cor e sabor, e sempre uso carapils nas minhas escuras, e nunca tive problemas com as pretinhas.

Back