• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cerveja quase flat

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Caiovictor

New Member
Reaction score
1
Envasei minha irish red a algumas semanas (mais ou menos 4, não lembro o dia exato) e após abrir 3 garrafas nesse meio tempo percebi que a carbonatação não avança mais.
OG 1050
FG 1010
US 05
Utilizei o método da seringa para por o priming, fiz uma solução com 100ml de água e 100gr de açúcar e adicionei 2ml para garrafas de 300ml e 4ml para 600ml
A duvida é: posso abrir as garrafas e adicionar mais priming? algo como 1,2~1,5ml?
A cerveja não está totalmente flat, mas é uma carbonatação fraca demais.. aparentemente as tampinhas e o arrolhador estão ok

1 - Cálculo da concentração da solução
Densidade do açúcar: ~ 1,6 g/mL
Massa do açúcar: 100 g
Volume do açúcar: d=(m/V) > V=(m/d) > V=100/60 = 62,5 mL

Volume de água: 100 mL

Volume total: 62,5 + 100 = 162,5 mL

Concentração de açúcar na solução: 100 g / 162,5 mL = 0,62 g/mL

2 - Determinando o volume de priming que você utilizou para 1 L de cerveja utilizando uma regra de três:
2 mL de priming -> 300 mL de cerveja
x mL de priming -> 1000 mL de cerveja

x = 6,7 mL de priming por litro de cerveja

3 - Quantidade de açúcar utilizada
Se o volume de priming que você injetou foi de 6,7 mL e que a concentração de açúcar no priming é de 0,62 g/mL, logo você injetou 6,7 mL x 0,62 g/mL, o que dá 4,2 g de açúcar por litro de cerveja.

Aí você precisa comparar com a carbonatação recomendada para o estilo e também para a sua preferência.

eu li de um cara que fez o seguinte: comprou um pacote de fermento; abriu todas as garrafas; jogou um grão (sim, um grão) de fermento em cada garrafa; reengarrafou; carbonatou.

tente isso e depois nos fala se deu certo!

1 - Cálculo da concentração da solução
Densidade do açúcar: ~ 1,6 g/mL
Massa do açúcar: 100 g
Volume do açúcar: d=(m/V) > V=(m/d) > V=100/60 = 62,5 mL

Volume de água: 100 mL

Volume total: 62,5 + 100 = 162,5 mL

Concentração de açúcar na solução: 100 g / 162,5 mL = 0,62 g/mL

2 - Determinando o volume de priming que você utilizou para 1 L de cerveja utilizando uma regra de três:
2 mL de priming -> 300 mL de cerveja
x mL de priming -> 1000 mL de cerveja

x = 6,7 mL de priming por litro de cerveja

3 - Quantidade de açúcar utilizada
Se o volume de priming que você injetou foi de 6,7 mL e que a concentração de açúcar no priming é de 0,62 g/mL, logo você injetou 6,7 mL x 0,62 g/mL, o que dá 4,2 g de açúcar por litro de cerveja.

Aí você precisa comparar com a carbonatação recomendada para o estilo e também para a sua preferência.

Não me atentei a esse detalhe do volume, tentarei refazer o priming e ver como fica, não gostei da carbonatação baixa
Agradeço a atenção

Back